O que é Diálogo Diário de Segurança e sua importância para as empresas

Na DSS são expostos alguns temas de interesse geral dos trabalhadores, como cuidados com choques elétricos e análises preliminares de riscos de segurança

Diálogo Diário de Segurança

Imagem: Reprodução

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma das ferramentas que complementa a Política de Segurança de uma empresa. O principal objetivo do DDS é conscientizar os colaboradores sobre as boas práticas de segurança. Entre elas estão a má postura, as ações de qualidade de vida e a produtividade da empresa. O DDS também visa relembrar a importância da prevenção de acidentes e incêndios.

Definição de Diálogo Diário de Segurança

Na prática, o Diálogo Diário de Segurança é um bate-papo diário e de curta duração. Não deve ultrapassar mais do que 10 minutos e geralmente é conduzido por gestores, técnicos ou engenheiro do trabalho. Durante a conversa, são expostos temas de interesse coletivo. Os DDS podem abordar desde a Política de Segurança até o âmbito ocupacional da empresa. Nesse sentido, pode envolver a preparação do ambiente de trabalho, manuseio de equipamentos/cargas, cuidados na rotina, técnicas de primeiros socorros e análises de riscos.

Iniciada na década de 90, a ferramenta influenciou outros mecanismos de segurança do trabalho. Um exemplo é o Diálogo Diário de Higiene (DDHSMA), Segurança e Meio Ambiente e o Diálogo Diário de Higiene e Segurança (DDHS). A prática do DDS permite que as áreas conversem entre si. Os resultados costumam envolver mais comprometimento dos colaboradores com a política de SST, redução de acidentes, melhora nos índices de FAP e ampliação da produtividade no ambiente laboral. Com isso, é possível aumentar o nível de satisfação e segurança dos colaboradores!

1 comentário

2 Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *