Homenagem SOC ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2017

Datas Comemorativas - 27/07/2017

Hoje é comemorado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2017, que simboliza a luta dos brasileiros por melhorias no ambiente de trabalho.

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2017No início da década de 70, o cenário da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) no Brasil era caótico. Devido aos altos índices de Acidente de Trabalho, o Banco Mundial projetou uma série de cortes financeiros par ao Brasil. Para evitar o impacto nas contas públicas, o Governo Federal publicou as Portarias Federais número 3.236 e 3237, justamente no dia 27 de julho de 1972. Para relembrar a importância deste movimento, a data foi considerada o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Para dimensionar o problema, vale lembrar que, na época, 40% dos trabalhadores brasileiros sofriam algum tipo de lesão relacionada ao trabalho. Hoje, 45 anos após a publicação das portarias, o Anuário Estatístico da Previdência Social mais recente (AEPS 2015) apontou queda de 14% na ocorrência de acidentes de trabalho, em relação a 2014. O mesmo estudo indicou, ainda, o registro do menor Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), desde a sua criação, em 2007.

Diante desses resultados, é possível concluir que as ações surtiram um efeito positivo na vida dos trabalhadores brasileiros. Para manter o ritmo e promover ainda mais melhorias, é necessário estabelecer um trabalho de conscientização da equipe. Para isso, é necessário unir a visão prevencionista com ações de comunicação e promover um ambiente de trabalho seguro.

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2017

O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional homenageia o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2017! Afinal, o software foi desenvolvido para auxiliar os profissionais de SST na sua rotina operacional. Mais do que isso, o SOC revolucionou o mercado e digitalizou as operações, atuando principalmente em duas frentes. A primeira, eliminando papel e retrabalho. A segunda, fornecendo dados para que a área de SST invista em Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT). Segundo estudos, o impacto desses programas beneficia tanto a empresa quanto os colaboradores, especialmente a longo prazo. Afinal, a equipe se identifica mais com a empresa e até levar as práticas para a vida pessoal, potencializando os resultados desse investimento. Já a empresa, colhe como resultado o bom desempenho do time.

Tudo isso faz com que o SOC celebre uma das datas mais importantes do calendário de SST!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.