Metodologia UX proporciona diversas melhorias na SOCNET

SOCNET - 03/08/2017

As melhorias na SOCNET podem ajudar Clientes SOC a atender o eSocial, que entrará em vigor a partir de julho de 2018.

Melhorias na SOCNETRecentemente, a SOCNET – Rede Credenciada de Serviços Ocupacionais ganhou uma atenção diferenciada dentro do contexto do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional. O projeto de User Experience (UX) na SOCNET aproveitou o advento do eSocial, Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas para aplicar diversas melhorias no produto. Para a execução deste trabalho, foi necessário visitar uma série de Clientes SOC, que forneceram um panorama das suas reais necessidades a respeito deste projeto.

Com apoio da área de UX, a Equipe de Serviços do SOC ampliou suas percepções sobre a rede e, mais do que isso, colecionou um rico acervo de informações, que gerou insights cruciais para que as melhorias fossem implementadas. “Uma das principais consequências deste trabalho foi o aumento do nosso próprio interesse pelos recursos da SOCNET. A rede possui a capilaridade e capacidade de atendimento para ajudar os Clientes SOC a atender o eSocial, que é uma grande preocupação do mercado”, revela Robson Souza, consultor de implantação do SOC.

Ele explica que o trabalho exigiu que os próprios gestores do SOC fizessem uma detalhada lição de casa sobre a SOCNET, incluindo testes de usabilidade. Ao final do processo de sensibilização, a equipe concluiu que os processos de UX seriam um dos melhores caminhos para a melhoria contínua. “Precisávamos de mais detalhes sobre o nosso perfil de usuário, padrão de navegação e como poderíamos tornar a SOCNET ainda mais atrativa para todos. Criamos alguns roadmaps fundamentais para organizar as metas deste projeto junto à Diretoria do SOC. A partir dos primeiros resultados, a Gerência de Serviços criou uma área para cuidar exclusivamente de melhorias na SOCNET”, explica Robson.

Indicadores das melhorias na SOCNET

O consultor enfatiza que o trabalho de campo gerou importantes indicadores. Com este dashboard em mãos foi possível, por exemplo, mapear clientes que prestam serviços off-line e desenvolver melhorias para suas atividades. A área de UX e a Equipe de Credenciamento utilizaram essas informações para desenhar o projeto junto aos Clientes. “Mostramos que é possível ampliar negócios, lucratividade e relacionamento profissional com a SOCNET. Trabalhamos para credenciar estes usuários e conseguimos aperfeiçoar a utilização da SOCNET nos Clientes com apenas duas horas, por exemplo. Essa rapidez se deve à junção da área de UX com o Departamento de Serviços e o Departamento de Desenvolvimento, que apoiam todas as etapas dos processos”, finaliza Robson.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.