Dia da Medicina do Trabalho: Homenagem SOC

Datas Comemorativas - 04/10/2017

Confira a homenagem ao Dia da Medicina do Trabalho, data focada em celebrar a importância da especialidade médica responsável por cuidar dos trabalhadores brasileiros

medicina-do-trabalho-2017Hoje, dia 4 de outubro, é comemorado o Dia da Medicina do Trabalho! Entre as principais características da área, é possível perceber que o viés da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é muito forte. E tão importante quanto essas ações é o resultado delas: aumento da Qualidade de Vida do Trabalhador (QVT). Nesse sentido, a atuação dos Médicos do Trabalho é muito ampla e indispensável, já que envolve a análise completa de todas as atividades ocupacionais, elencando os riscos de cada profissão. Tudo isso ainda considera o ambiente social ao qual o trabalhador está inserido e dá ênfase ao que pode ser feito para amenizar os problemas.

E é nesse contexto que o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional entra! Até porque a história e criação do maior software de Medicina do Trabalho possui relação direta com as tarefas que visam a Gestão Ocupacional completa das empresas e clínicas Prestadoras de Serviço na área. Por isso, o software faz questão de homenagear a data e um dos profissionais mais importantes deste cenário, o Médico do Trabalho. As tarefas diárias envolvem desafios que vão desde o registro de uma simples anamnese ou resultados de exames até a elaboração de indicadores complexos, como é o caso da audiometria.

A partir daí, é possível investir em procedimentos que ampliam o alcance da Política de SST. Essa parceria, que já dura mais de 16 anos, é resultado de muita dedicação para cuidar da saúde dos trabalhadores brasileiros. Esse movimento pode gerar uma economia de milhões, como foi o caso da Mendes Júnior.

História do Dia da Medicina do Trabalho

O dia 4 de outubro foi escolhido como o Dia da Medicina do Trabalho por ser a data do nascimento do primeiro médico da especialidade, o italiano Bernardino Ramazzini (1633/1714). O médico foi o primeiro a relacionar riscos químicos, físicos e biológicos a 52 tipos de trabalho diferentes. No Brasil, a legalização da profissão ocorreu em 1972, com a criação das primeiras regras de Saúde Ocupacional. Já com a criação das Normas Regulamentadoras, por exemplo, o Governo Federal pode verificar as condições gerais de Saúde e Segurança do Trabalho fornecidas por empresas de todo o país.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.