SOC desenvolve módulo para gestão de atendimento e recepção de pacientes em ambulatórios médicos

Funcionalidade - 24/04/2013

Recurso implantado dentro do software dispõe de tecnologia para receber o paciente, gerenciar seu atendimento e organizar a rotina clínica do médico

Sala de Atendimento 4Parece que as fronteiras do conhecimento são infinitas dentro do universo SOC, Software Integrado de Gestão Ocupacional. Desta vez, o produto desenvolveu novidades que irão auxiliar na gestão da qualidade, atendimento e negócios de seus usuários em todo o Brasil. Batizado de “Gestão de Atendimento SOC”, o novo recurso do software irá controlar a recepção dos pacientes no ambulatório, gerenciar a ordem de chegada e direcionar o atendimento dentro da especialidade médica demandada, organizando a fila na sala de espera.

“A Gestão de Atendimento SOC é a automação do processo de atendimento dentro de uma unidade ambulatorial, onde a equipe de recepção irá gastar o mínimo de tempo para realizar tal tarefa. Ao receber um paciente, o usuário da recepção irá acessar o agendamento correspondente e, a partir deste momento, controlar apenas os botões Sala de Atendimento ou Cadastramento de Atendimento, disponíveis em interface amigável na tela do SOC. Depois disso, toda a gestão é feita pelo sistema e acompanhada em tempo real pelos médicos dentro dos consultórios”, explica Klider Ribeiro, líder de projeto do SOC.

Outro benefício é o uso de monitores de vídeo e televisões no ambiente, alertando o público sobre o momento do atendimento e uniformizando as informações entre médicos, pacientes e recepção. Isso evita investimentos na compra de sistemas de senhas, alertas e painéis eletrônicos. Todo o processo é automatizado e possui dispositivos para atendimento preferencial ou em caso de emergência, acionados pelos médicos ou recepcionistas.

O especialista diz que o módulo filtra as atividades médicas e opera de forma independente em diversas unidades ambulatoriais. “Os médicos visualizam em suas telas e só recebem nos consultórios os pacientes referentes às suas especialidades, evitando perda de produtividade. Implantamos a Gestão de Atendimento sob uma demanda específica para ser utilizada em Ambulatórios, Salas de Espera, Centros Clínicos, etc. Nossa equipe de desenvolvimento correu atrás e esboçou o projeto. O desenho final ficou por conta do nosso diretor de desenvolvimento. Agora, o recurso foi integrado ao SOC como melhoria interna e estará disponível a todos os usuários gratuitamente”.

Vantagens

A primeira delas já começa a funcionar no momento da criação do compromisso na agenda do SOC, onde é feito o agendamento par a realização de exames. Como premissa do sistema, mapas são desenhados para a unidade ambulatorial em questão, associados ao usuário que opera o software nesta filial. Neste momento, é feita a indicação da senha de atendimento interna do SOC, visualizada na tela da recepcionista ou nos monitores espalhados pelo ambiente para a visualização dos pacientes. Painéis eletrônicos já existentes no local podem integrar-se à senha do SOC neste momento.

Sala de Atendimento 3Outra facilidade do recurso está no agrupamento de exames para realização, conforme conta o líder de projetos do SOC. “Os exames de audiometria serão realizados obrigatoriamente por um especialista nesta área, por exemplo. O sistema reconhece esta legalidade e faz agrupamentos para organizar o atendimento entre os profissionais disponíveis em cada especialidade. Dentro dos consultórios, os médicos também visualizam em suas telas somente os pacientes referentes às suas especialidades. Tudo é acompanhado em tempo real pela recepção, pacientes e médicos que necessitam desta qualidade de atendimento”.

Médicos

A atividade médica também foi facilitada pelo novo módulo. Os profissionais escolhem a unidade ambulatorial, a sala e sua especialidade. Depois disso, só focam na lista gerada pelas senhas, pressionando o botão de atendimento na tela do SOC. Ao mesmo tempo, o paciente visualiza seu nome e a sala correta para sua consulta. O fluxo é repetido de forma cíclica. Em caso de preferência ou emergência, o médico pode clicar diretamente nome do paciente e o sistema reorganiza o atendimento pela ordem de chegada. O médico também pode excluir da fila o paciente que desistiu do atendimento.

Quando o paciente vai passar por mais de uma especialidade, o sistema integra as ações entre os médicos. Ele só vai para o segundo atendimento quando concluir a consulta no primeiro, e pela ordem de chegada. O ciclo só é quebrado em caso de emergência ou preferencial. “A vantagem do módulo é que ele já está dentro do SOC, com as possibilidades, recursos e economias disponíveis. Estudando a tecnologia para o desenvolvimento da ferramenta, conversamos com clientes, médicos e especialistas. O feedback foi positivo e várias demandas foram apresentadas para chegarmos ao modelo inicial”, conclui Kilder.

3 Comentários
  1. […] Software Integrado de Gestão Ocupacional atualizou um dos seus módulos mais importantes, a Sala de Atendimento. O módulo agora conta com novos recursos, como o Relatório Estatístico da Sala de Atendimento, […]

  2. […] cobertura e atendimento na região norte fluminense. Entre os destaques do projeto, o módulo Sala de Atendimento do SOC surpreendeu positivamente, proporcionando diversos benefícios ao dia-a-dia operacional do […]

  3. […] como ferramenta oficial para a gestão da Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Recursos como a Sala de Atendimento, interface com o eSocial e Gestão Ocupacional sem Papel estão entre os benefícios incorporados […]

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.