SOC: Há 12 anos melhorando o mercado de Gestão Ocupacional

SOC - 16/07/2013

Infraestrutura, pessoas e tecnologias fundamentais no desenvolvimento do produto passaram por fases distintas ao longo dos 12 anos de operação do software

Hoje o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional completa 12 anos de idade e já apresenta números impressionantes. São 3 milhões e 300 mil vidas ativas, 4 mil usuários simultâneos, 53 mil usuários registrados ativos e 120 mil empresas gerenciadas. Esses dados refletem a liderança do SOC no mercado de Saúde Ocupacional. A constante busca pela excelência em seus serviços é o grande propulsor desse desenvolvimento. A valorização dos recursos humanos e atendimento diferenciado fazem com que o software ocupe uma posição de destaque.

12 Anos

Para sintetizar o nascimento do SOC em 2001 é essencial pensar em algumas palavras-chave. Inovação, credibilidade, aposta e dedicação formam o panorama para esse desenvolvimento pleno e constante. A empresa valoriza seus colaboradores, tanto que o seu primeiro estagiário técnico, Carlos Dantas, hoje ocupa o cargo de Gerente de Desenvolvimento do Software. Ele respirou SOC e tecnologia nos últimos 12 anos. “A estrutura era modesta, era o que dispunhamos naquela época. Nosso primeiro servidor foi adquirido numa popular loja de informática em Santos/SP. Energia elétrica, links de Internet, contingência e redundância também eram limitados. Tínhamos que ser muito criativos em tudo”, explica Carlos.

Os primeiros anos do SOC foram de muitas idéias e plena confiança em seu modelo de negócio. Os colaboradores e sócios tinham que resistir ao assédio tecnológico e financeiro de grandes players do segmento. Na época, a modalidade SaaS (Software como Serviço) sofria grande resistência do mercado, o que dificultava o crescimento. Em 2003 o SOC conseguiu o seu primeiro grande cliente. Uma multinacional passou a utilizar o software, que adaptou a sua operação para atender à importante conta.Este episódio foi um divisor de águas do produto, consolidando ainda mais a crença no modelo de software na web. O SOC já utilizava um banco de dados conceituado e apostava tudo no SaaS.

Algumas lembranças desta época são emblemáticas na história do software. Em 2002 não tínhamos volume para operar nos raros data centers. Para suprir uma necessidade programada da concessionária de energia elétrica, a equipe alugou um gerador para manter o servidor do SOC no ar. “Tínhamos que abastecer o equipamento de forma revezada, pois o fornecimento de energia foi interrompido por grande período, não sendo possível operar em baterias. Fumaça, barulho e paciência substituíram as linhas de programação do SOC naquele dia, tudo em prol dos clientes e do perfeito funcionamento do sistema. Até 2004, a divisão do meu tempo e dos diretores da empresa em projetos paralelos ao SOC também foi fundamental para enriquecer a base tecnológica, parcerias e manter o sonho vivo”.

A partir do biênio 2007-2008, o desenvolvimento técnico do SOC deu um salto de qualidade. Profissionais foram contratados, líderes de projetos formados, novas tecnologias implantadas e a linguagem de programação atualizada para Java. Dantas e uma reformulada equipe de trabalho focaram suas energias a caminho do futuro. A empresa lançou o próprio sistema para gestão de negócios e fluxos de trabalho (Maestro BPM). A metodologia “SCRUM/AGILE” também passou a fazer parte do processo de fabricação do software, colaborando de forma direta para a obtenção da certificação MPS.BR. Esse investimento amadureceu o SOC dando credibilidade a um serviço pioneiro no segmento de Gestão Ocupacional do Brasil.

Em 2013, tudo que envolve o SOC possui tecnologia de ponta, desde banco de dados, computadores, acesso à Internet, instalações, mobiliários, redes de fibras ópticas e gestão dos processos. Dentro da empresa, estão modernos servidores para testes, desenvolvimento e administração dos negócios. No data center externo, um dos mais modernos e seguros da América Latina, estão os equipamentos para a operação do software, com grande capacidade de acesso web, redundância, contingência, armazenamento (storage), processamento, elasticidade operacional e escala de crescimento da plataforma SOC. Esta robusta estrutura é incomparável à modesta aposta realizada 12 anos atrás.

Hoje a empresa possui modernos padrões de desenvolvimento, refletindo positivamente na operação dos usuários. A rapidez e leveza do novo layout SOC e a realidade SOCNet 2.0 são exemplo disso. O produto nunca estaciona, pois a tecnologia muda a todo o momento e é obrigação de quem desenvolve o software acompanhá-la, seja em conhecimento, segurança, infraestrutura ou metodologias. É por isso que o SOC sempre apresenta novos recursos, antecipando demandas e buscando o equilíbrio entre o talento humano e recursos técnicos disponíveis. “Nossos clientes hoje confirmam que nossa aposta no software web (SaaS) foi correta, e o modelo está sendo adotado mundialmente, em todos os segmentos. Estamos prontos e maduros diante desta realidade” , conclui o hoje veterano gerente do SOC.

Um Comentário
  1. […] o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional completou 12 anos de atividades online, com  uma trajetória de muito sucesso e números impressionantes. O trabalho bem-sucedido está […]

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.