Saiba porque adotar uma ferramenta BPM é melhor do que desenvolver um sistema próprio

Maestro BPM - 22/04/2014

Michel Brito, consultor especializado em sistemas tecnológicos via BPM, explica as vantagens, economias e flexibilidades deste modelo de gestão empresarial

As justificativas para se implantar um sistema de gestão via Business Process Management (BPM) passam por fatores como economia de tempo, processos tecnológicos eficazes e variados modelos de administração empresarial que são sucesso no mercado. Quando comparada ao desenvolvimento dos chamados sistemas caseiros (in house), a adoção de ferramentas com esta tecnologia leva grandes vantagens por estabelecer uma ótima relação custo x benefício. Um dos principais fatores que contribui para essa análise é o fato de os sistemas BPM não demandarem investimentos com mão de obra especializada para a construção, monitoramento ou manutenção do sistema.

Especialistas defendem que a implantação de um sistema BPM com equipe própria traz à organização enormes custos com o monitoramento das atividades, fluxos de trabalho, tempo e profissionais capacitados. “A opção acertada por uma ferramenta de mercado dá autonomia e dispensa a necessidade de analistas de sistemas e programadores dentro do negócio principal da empresa. A complexidade dos projetos também é uma das principais dificuldades que os gestores irão encontrar no caminho para desenvolver sistemas internamente. Em modelos como estes, é preciso realizar reuniões para analisar isoladamente cada etapa do trabalho”, explica Michel Brito, gerente comercial do Maestro BPM.

O especialista ainda enfatiza que as ferramentas BPM de mercado permitem o controle total dos processos por meio do acompanhamento detalhado das atividades empresariais. Elas apresentam alarmes, servindo de indicadores para que o gestor saiba exatamente o que e de quem cobrar. Assim sendo, as informações são geradas de forma segura, integrando confidencialidade, quantidade e qualidade. Isso permite conhecimento pleno sobre todas as coisas do dia a dia. É por isso que criar um sistema deste tipo se torna um procedimento complexo que demanda tempo, especialização e envolvimento de uma equipe de TI.

Brito garante que é mais rentável, seguro e inteligente adotar um sistema já consolidado. “Ferramentas de BPM tratam de processos que demandam prazos no cumprimento das atividades. Alguns destes passos são eliminados quando se opta por um software testado e aprovado no mercado. A flexibilidade é outro quesito que conta a favor, pois estas ferramentas já são desenvolvidas com o pressuposto de agregar demandas às necessidades de cada organização. Elas são facilmente adaptadas a cada novo cenário, diferentes áreas de atuação e variados setores empresariais. Ainda agregam atendimento, garantia e suporte especializado. Por isso é a melhor escolha, com certeza”, finaliza o gerente.

Um Comentário
  1. Sem dúvida, a economia de tempo de a redução do risco que temos nem se compara, são verdadeiros aceleradores!
    As empresas precisam focar mais em seu negócio core e contratarem mais serviços especializados de TI, pois senão acabarão tendo uma segunda empresa de TI para administrar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.