Assinatura Digital: Mais um recurso do SOC a favor do usuário

SOC - 30/09/2014

A funcionalidade pode ser integrada ao uso da Biometria Digital e permite que o usuário certifique e assine documentos digitalmente

A Assinatura Digital agiliza todo o processo de validação de exames realizados e documentos específicos, como o ASO, PCMSO e PPRA. O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional desenvolveu essa funcionalidade para que médicos validem esses arquivos com mais facilidade, desde que o usuário esteja com Certificação Digital no Brasil devidamente habilitada por órgãos reguladores, como a Receita Federal. Prepare a sua empresa para o futuro e entenda como funciona a Assinatura Digital no SOC.

Os usuários possuem duas opções para assinar os documentos digitalmente, o primeiro via SOCGED, Gerenciamento Eletrônico de Documentos e o segundo diretamente na tela do Prontuário Médico. Além disso, o usuário médico pode optar por assinar arquivos em lote ao final do dia, economizando tempo. Após esses procedimentos, os documentos assinados e certificados digitalmente ficam gravados no banco de dados do SOC e são submetidos à política de segurança, acesso e permissão de uso definidos pelo usuário Super SOC.

“Prestadores de Serviços, usuários da SOCNET e empresas com SESMT poderão consultar, validar e compartilhar de forma rápida esses documentos por todo o Brasil. A tecnologia proporciona ganho de tempo, economia de papel e redução de gastos com transporte e malotes”, explica Kilder Ribeiro, líder de projeto do Departamento de Desenvolvimento do SOC.

O recurso foi desenvolvido conforme as exigências da Certificação Digital no Brasil, possibilitando que contratos, atestados e prontuários médicos sejam validados de forma preliminar e encaminhados via web por todo o País, seja por e-mail, sistemas interligados ou pelo próprio SOC. A metodologia adotada pelo desenvolvimento da funcionalidade é composta pelo Java Applet, a mesma tecnologia utilizada por bancos e instituições que trafegam dados e informações certificadas digitalmente via internet.

A Assinatura Digital está em fase de homologação e os Clientes SOC serão notificados através do Boletim assim que todas as funcionalidades do recurso estiverem disponíveis.

9 Comentários
  1. Aguardamos ansiosos por essa ferramenta pois com ela os prontuários serão arquivados apenas eletronicamente, correto?

    • Olá, Sr. Fabiano,

      Isso mesmo, a ferramenta arquivará os documentos eletronicamente, proporcionando outras facilidades, como a consulta desses arquivos em tempo real. A princípio, serão disponibilizados 3 documentos para a Assinatura Digital, o ASO, PCMSO e PPRA!

      Aguarde as próximas atualizações!

      Agradecemos o seu comentário.

  2. Prezados, ótima notícia,

    Este recurso atende aos requisitos do NGS2 (Nível de garantia de segurança 2), estabelecidos no Manual de Certificação para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde, de acordo com RESOLUÇÃO CFM Nº 1.821/07?

    • Olá, Sr. Bruno,

      O recurso de Assinatura Digital está aderente tanto à NGS1 quanto à NGS2!

      Aguarde as próximas atualizações do SOC!

      Agradecemos o seu comentário.

  3. Olá, gostaria de saber se o recurso já foi homologado.

    • Olá, Sr Leandro,

      Um representante da Equipe SOC vai entrar em contato através do e-mail informado para esclarecer as suas dúvidas sobre a funcionalidade e a sua homologação!

      Agradecemos o seu comentário.

  4. Gostaria de informações a respeito da certificação do sistema SOC junto a SBIS,uma vez que este não consta na lista de sistemas certificados no site(http://www.sbis.org.br/).

    Grato.

    • Olá, Sr Dieyson,

      O SOC não é certificado pela SBIS porque eles não certificam softwares de Saúde Ocupacional!

      No entanto, estamos de acordo com as especificações da NGS1 e NGS2.

      Agradecemos o seu comentário!

  5. […] também está a Gestão Ocupacional sem Papel, que une funcionalidades como o SOCGED, Biometria e Assinatura Digital para atender as demandas de SST 100% digitalizadas e […]

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.