Maestro BPM recebe melhorias tecnológicas e amplia flexibilidade operacional aos usuários

Maestro BPM - 08/07/2015

Layout, interface gráfica e compatibilidade integral para os navegadores estão entre as principais novidades do release mais recente do software workflow

O Maestro BPM – Software Gerenciador de Processos de Negócios acaba de disponibilizar algumas novidades que fazem parte do seu processo de melhoria contínua e visam melhora no atendimento às demandas do mercado e conformidade com as melhores práticas em fluxos de processos. Diversos recursos foram desenvolvidos para que os próprios usuários façam as suas configurações de um jeito mais simples e dinâmico. O que antes era feito manualmente e exigia elevado conhecimento técnico, agora poderá ser implantado por meio da integração Wapama, ferramenta gráfica utilizada pelo software. Ela oferece uma interface amigável para configurações rápidas como o Timer e Próximas Tarefas, por exemplo.

A novidade permite desenhar e mapear processos por meio do BPMN, sigla de Business Process Model and Notation, termo traduzido para o português como Notação de Modelagem de Processos de Negócio. Trata-se de uma metodologia para gerenciamento de processos de negócio, composta por uma série de ícones que concebem fluxogramas, facilitando o entendimento do usuário. “Esta modelagem é uma etapa importante da automação empresarial, pois todos os processos são descobertos e desenhados por meio dela. Também podemos prover alguma alteração no percurso do processo, visando sempre a sua melhoria”, explica Jonathan Ohara, Analista de Desenvolvimento do Maestro BPM.

Outra mudança aplicada foi a implantação de um terceiro elemento de decisão, dando mais opções para o usuário mapear ou ampliar o seu fluxo de processos. No modelo anterior, era possível optar entre um fluxo ou outro, mas sem uma alternativa adicional que oferecesse um melhor caminho para o usuário adotar em seu fluxograma. “Antes, o gestor tinha que escolher uma ou todas as opções. Agora, ele pode optar por notações variadas que melhor atendam a sua realidade de negócio. Isso evita adaptações paliativas e oferece maior flexibilidade para montar sua arquitetura empresarial. Os principais recursos BPMN já estão dentro do Maestro BPM por meio da ferramenta Wapama”.

Layout, compatibilidade de browsers, Configuração de Tarefas e Timer também estão entre as melhorias que foram embarcadas na plataforma do Maestro BPM. As configurações de tempo (evento com timer) são feitas 100% dentro da ferramenta gráfica. Agora, um processo pode ter data e hora para começar dentro do sistema, por exemplo. “Com tudo isso, o Maestro BPM proporciona cada vez mais mobilidade gerencial aos usuários. O profissional responsável em mapear os processos dentro da empresa poderá trazer seu trabalho na íntegra para dentro do software workflow. Até a arquitetura original do negócio poderá ser melhorada depois que o gestor conhecer as opções flexíveis da Wapama”, conclui o analista.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.