SOC patrocina etapa da Maratona Regional de Programação 2015

Institucional - 17/09/2015

A Maratona Regional de Programação 2015 estimula a competitividade saudável entre os alunos, mostrando a importância dos estudos e atualização na área de TI

Maratona Regional de Programação 2015No último sábado, dia 12 de setembro, aconteceu a Primeira Fase da Maratona Regional de Programação 2015, da região de Santos/SP ,sediada na Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). O evento foi co-patrocinado pelo SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional. Professores, alunos universitários das áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Matemática do Brasil estavam envolvidos.

A Etapa de Santos recebeu nove times e fez parte de uma super sede do estado junto com Marília e Araçatuba. As duas primeiras colocadas dessa super sede garantiram vaga para a próxima fase. A equipe Ramadeiros, do Centro Universitário da FEI, foi a campeã de Santos. A Ramadeiros também ficou em segundo lugar no ranking geral da super sede. Assim, conquistaram uma das vagas para a próxima etapa da competição.

Cada time tinha à disposição um computador sem acesso à internet e materiais impressos para consulta, como livros e manuais. Os times, compostos por três alunos, chegaram às 9 horas para uma sessão de aquecimento e, às 14 horas, cada grupo recebeu um caderno com 11 questões. A partir daí, seriam cinco horas, ou seja, até as 19 horas para resolver o maior número de perguntas possível. A cada resposta correta, a equipe ganhava um balão com a cor da questão. Isso estimulava o clima de competição saudável entre os grupos.

Colaboradores da Equipe SOC participaram do staff

Assim como no ano passado, três colaboradores da Equipe SOC marcaram presença como membros do staff, os Analistas de Desenvolvimento Michell Sarno, Gabriel Gaspar e Jonathan Ohara. Eles participaram da Maratona Regional de Programação durante a própria graduação. Para Michell Sarno, a experiência de participar do evento é imprescindível para aprimorar as técnicas e capacidade de resposta do aluno. “Quem participa consegue, além de desenvolver o intelecto, trabalhar melhor em equipe e sob pressão. De certa forma, reproduz um pouco do que o mercado espera do profissional”, explica.

Gabriel Gaspar completa com a importância dos estudos, “quem escolhe a área de TI opta por estudar sempre, já que estar atualizado é fundamental. O desafio imposto por maratonas e olimpíadas de programação é um ótimo gatilho para os estudos”. Já para Jonathan Ohara, os estudantes conseguem resolver problemas computacionais com mais eficiência. “Eles são estimulados constantemente a desenvolver a lógica. E, também, a buscar um arsenal de conhecimento para resolver diferentes tipos de questões e problemas”, resume.

Maratona Regional de Programação 2015

A Maratona de Programação é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, que completou 19 anos na edição de 2015. A ideia de criar o evento nasceu das competições regionais classificatórias para o ACM International Collegiate Programming Contest. Os melhores times são selecionados para participar das Finais Mundiais do evento. Na edição de 2014, as competições regionais envolveram cerca de 40 mil estudantes de 2.350 universidades em mais de 100 países. Dessas, 120 participaram das finais mundiais, em Marrakech, Marrocos, e o Brasil foi representado por cinco times.

Confira as fotos:
soc_maratona_programacao_2 soc_maratona_programacao_1 soc_maratona_programacao_9 soc_maratona_programacao_7 soc_maratona_programacao_6 soc_maratona_programacao_5 soc_maratona_programacao_4 soc_maratona_programacao_3

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.