SOC promove Workshop interno focado em Segurança da Informação

Segurança da Informação - 03/09/2015

Ação da área de Segurança da Informação (SI) reuniu todos os colaboradores em duas turmas para divulgar regras e procedimentos internos de SI

Na última segunda-feira, dia 31 de agosto, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional deu mais um passo para amadurecer os processos internos de Segurança da Informação (SI) e realizou o 1º Workshop de SI. O evento aconteceu na Associação Comercial de Santos e os colaboradores da Equipe SOC foram divididos em duas turmas, cada uma em um período. Todos participaram de palestras focadas na importância da Segurança da Informação e suas diversas formas, classificações e rotulagens. Também foram abordadas a definição de papéis, responsabilidades e noções básicas, bem como as instruções normativas e de trabalho, além da promoção da Política de Segurança da Informação e Proteção de Dados.

Além das melhorias tecnológicas constantes do SOC, a área de Segurança da Informação visa aperfeiçoar diversos aspectos da empresa, como os de documentação, gerência de crise e relatório de incidente. “Estamos melhorando paulatinamente os processos e padrões do SOC também a partir da consciência de cada colaborador. E isso não estará apenas no papel, estamos estabelecendo processos que deverão durar pelo resto da nossa vida. Abordamos a burocracia, data center, planos de contingência em caso de desastre. Enfim, a nossa ideia é manter o tripé confidencialidade, integridade e disponibilidade para disponibilizar os melhores serviços para os nossos clientes”, explica Cibele Vasconcelos, Coordenadora de Segurança da Informação do SOC e idealizadora do evento.

O evento abordou os principais pontos da Cartilha de Segurança da Informação do SOC, documento elaborado pela área de SI do SOC em parceria com uma empresa de consultoria. “Nós já evoluímos muito desde o começo das nossas atividades, mudamos hábitos e adaptamos os nossos procedimentos para melhorar tanto o software como os nossos serviços. Agora, está na hora de darmos um passo além. Com a contratação de consultoria especializada, estamos investindo principalmente em tecnologias e métodos focados em segurança. Estamos assumindo um compromisso cada vez mais maduro e consciente com a Segurança da Informação. De agora em diante, estamos adquirindo hábitos que farão parte das nossas vidas dentro e fora da empresa”, contextualiza Alexandre Ehrenberger, Diretor Executivo do SOC.

Para que todos pudessem dimensionar com clareza a importância do assunto, o Workshop foi realizado a partir de exemplos práticos, vídeos e associações simples à rotina dos colaboradores. O evento ainda enalteceu o valor de cuidados simples, como a exposição em redes sociais, cuidados na comunicação oral e responsabilidade profissional. “Na realidade, os procedimentos de SI já estão sendo aplicados aos colaboradores e parceiros. A nossa ideia é continuar mapeando todas as áreas envolvidas na produção do SOC, identificando e tratando os riscos físicos ou lógicos. Por exemplo, estamos aplicando testes de penetração e invasão, testes e simulações de ataques”, finaliza Cibele.

Confira a Galeria do evento:


 

Um Comentário
  1. […] profissional, workshops internos, ampliação das equipes, novos processos de gestão, ferramentas de trabalho, novos […]

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.