Meta Medicina e Segurança do Trabalho implanta soluções SOC e integra serviços pelo Brasil

Case Prestador de Serviço - 16/02/2016

Ao explorar ferramentas como a SOCNET, empresa agiliza procedimentos em Gestão Ocupacional e amplia prestação de serviços aos parceiros credenciados

O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional é flexível às demandas de mercado e a prova disso é sua capacidade de modularizar recursos, antecipar demandas de normas governamentais e desenhar soluções sob medida. Este perfil de atuação proporcionou expertise tecnológica ao produto e inovação aos profissionais que atuam no setor de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). A Meta Medicina e Segurança do Trabalho, localizada em Mogi das Cruzes/SP, vem registrando ótimos resultados com a implementação do software. A empresa atende em todo o Brasil e conta com a SOCNET para credenciar os seus parceiros.

Ao longo dos anos, a Meta trabalhou com um software próprio, mas em uma determinada licitação foi exigida uma ferramenta online que operasse de forma dinâmica. “Começamos a pesquisar um software nesse formato e passamos a utilizar o SOC em 2008. Agora, temos a responsabilidade de dar suporte aos clientes na utilização e customização do software”, explica Leandro Iglesias, Diretor Financeiro da Meta. Atualmente, a empresa uniu o SOC e o seu software para estabelecer a Gestão Ocupacional dos seus clientes, dependendo da demanda.

Durante a implantação, um consultor SOC visitou os departamentos para explicar como cada módulo auxiliaria as rotinas de trabalho. Isso exigiu atenção, pois o layout do sistema próprio da empresa (prompt do DOS) era muito diferente da interface amigável fornecida pelo SOC. “Passamos a usar mais o mouse do que o teclado. O SOC ofereceu botões prontos, agilizando todos os cadastros. Em ambulatórios médicos com profissionais próprios da Meta ou nos credenciados que usam a SOCNET, os atendimentos são inseridos diretamente no software. Fazemos a impressão dos documentos apenas para fins de arquivamento previsto em lei. Isso ofereceu inúmeros benefícios aos médicos e muita rapidez na busca das informações”, conta.

INTEGRAÇÃO

Com o SOCGED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos e a SOCNET, a empresa implantou melhorias operacionais em sua rede credenciada pelo Brasil. Enquanto o uso destas ferramentas não alcança 100% de seus parceiros, ela mantém como procedimento padrão a impressão de guias em branco (Autorização, ASO e Ficha Clinica) para realização de exames. “Parte das clínicas que atua conosco em todo o País envia seus malotes via correios. Ao receber os prontuários, lançamos as informações no software e digitalizamos os documentos assinados. Todo o conteúdo fica disponível para consultas futuras dentro do SOCGED”, conta Bruna Fernandes, Assistente de Planejamento e Controle.

Ela ressalta que antes dos benefícios proporcionados pelo SOC, a emissão das guias era realizada internamente pela Meta. Na sequência, os documentos eram enviados por e-mail às clínicas credenciadas ou ao próprio cliente final. Segundo Bruna, este procedimento gerava demandas por tempo e rotinas de trabalho. “Dependendo do perfil de cada cliente, é possível criar acessos controlados e oferecer autonomia para ele mesmo emitir guias e agendar exames diretamente no SOC. Desta forma, conseguimos reduzir os custos com a mão-de-obra que fazia o atendimento administrativo aos clientes. Também agilizamos todos os procedimentos envolvidos na prestação de serviços à distância”, resume Bruna.

Ao lançar todos os resultados e atendimentos realizados no software, a Meta facilita a convocação de exames periódicos, a emissão do relatório anual e o levantamento epidemiológico. O SOCGED, por exemplo, agiliza a rotina administrativa em casos de homologações, afastamento das funções ou processos trabalhistas. Além da agilidade operacional proporcionada à empresa, o SOC permitiu reduzir a manipulação de prontuários e a busca dos arquivos onde suas informações estão armazenadas. “Hoje, o nosso foco está nos exames ocupacionais, mas pretendemos agregar outros recursos administrativos para melhorar o controle de datas e outras estratégias do negócio”, revela Leandro.

ESOCIAL

logotipo_esocial2Bruna explica que devido à complexidade de alguns clientes, existe um desafio no fluxo das informações, como desligamento de colaboradores e a comprovação de exames realizados. Com a breve vigência do eSocial, Sistema de Escrituração Fiscal, Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o tráfego destes dados deverá ser mais ágil e preciso. Caso contrário, as exigências do governo não serão atendidas. “O SOC é importante neste contexto, pois está preparado para integrar funções com os sistemas de Folha de Pagamento e RH. Isso permite visualizar em tempo real o número de desligamentos, alterações nas funções, contratações, transferências de unidades e todo os exames ocupacionais que são comunicados ao eSocial de forma 100% online”, relata Iglesias.

Apesar dos anos de parceria, a empresa renova suas experiências com o SOC a cada atendimento. Iglesias conta que sua equipe descobre funções diferentes no dia-a-dia, demonstrando que existe muito a ser explorado no SOC. “Precisamos implementá-lo de forma orgânica na empresa e descobrir tudo que ele pode oferecer. O objetivo é treinar os gestores internos e entender tudo que o SOC pode agregar à gestão dos nossos negócios. O software sempre faz parte dos serviços que agregamos na negociação de novos clientes. Ele é viável desde o início de cada projeto, pois sua importância é reconhecida pelo mercado antes mesmo do fechamento de cada contrato de prestação de serviços”, conclui o Diretor.

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