Exporta Dados do SOC auxilia políticas de SST das indústrias de Mato Grosso do Sul

Case Prestador de Serviço, Cases de Sucesso - 10/05/2016

Em projeto implantado no SESI/MS, ferramenta de Exporta Dados auxilia na inteligência dos negócios e facilita a tomada de decisão nos processos de Gestão Ocupacional

Exporta-dados-soc-auxilia-politicas-de-SST-das-industrias-de-Mato-Grosso-do-Sul

Ricardo Egidio dos Santos Junior.

O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional acaba de registrar mais um importante caso de sucesso, agora com a sua ferramenta Exporta Dados. O SESI/MS – Serviço Social da Indústria de Mato Grosso do Sul – adotou o módulo para auxiliar as suas operações e rotinas. Ligado à FIEMS – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul -, órgão atua como provedor de soluções e conhecimentos para a indústria da região. Dotado de equipe multiprofissional em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), ele também exerce papel consultivo junto às entidades como empresas, sindicatos, incubadoras de negócios e outras.

A missão de implantar, capacitar equipes e desenvolver soluções em Gestão Ocupacional para a indústria regional está a cargo de Ricardo Egidio dos Santos Junior e de Patricia de Oliveira Santos, responsáveis pela gestão em tecnologia em SST do SESI/MS. Atuando como usuários Super SOC, a partir da matriz que fica em Campo Grande, eles coordenam ações em unidades distribuídas nos municípios de Aparecida do Taboado, Bonito, Corumbá, Dourados, Maracaju, Naviraí e Três Lagoas. Com a ajuda do software, integram as regiões e consolidam informações estratégicas com abrangência em todo o território estadual.

Junior acumula sete anos como usuário SOC em outros projetos e Patrícia opera o software há quase quatro anos, proporcionando níveis avançados de conhecimento sobre o SOC. Juntos, eles desenvolvem personalizações e processos de SST com o auxílio do software. “A exportação de dados e a integração com outras ferramentas de gestão é um dos desafios. Já utilizamos o SOC há dois anos no SESI/MS. Com a necessidade de controles internos, conformidade legal e apoio às indústrias, personalizamos as informações para explorar ao máximo a plataforma. O SOC é um aliado que permite extrair informações estratégicas e gerenciar a SST com muita qualidade”, explica.

Exporta-dados-soc-auxilia-politicas-de-SST-das-industrias-de-Mato-Grosso-do-Sul-sesi

Patricia de Oliveira Santos

Solução de Exporta Dados

O recurso de Exporta Dados do SOC é um dos recursos mais utilizados pelo SESI/MS. Com a possibilidade de exportar as informações gerenciadas pelo software, relatórios automatizados são desenvolvidos continuamente para acompanhar em tempo real os dados e ocorrências dos trabalhadores ativos. “A nossa rotina operacional com o SOC inclui o gerenciamento de interfaces para o envio de informações obrigatórias para o eSocial. Complementamos o projeto com a utilização da ferramenta Power BI Microsoft, que transforma os dados exportados pelo SOC num formato apropriado para Business Intelligence (BI)”.

Segundo eles, todas as informações relacionadas às licenças e acidentes de trabalho, grupo de doenças e funcionários (unidade, setor e cargo) são alimentadas dentro do BI de forma automática pelo módulo Exporta Dados. “Ao exportar as informações via SOC foi possível analisar de forma sistêmica os acidentes de trabalho e as licenças médicas, incluindo seus custos e impactos aos negócios. Isso propiciou maturidade e embasamento técnico para diversas ações estratégias em SST.

Conseguimos analisar os dados das indústrias e auxiliar no aprimoramento de suas políticas em Gestão Ocupacional. O SOC é fundamental neste amplo processo”, conclui os gestores.

Super SOC

Ricardo Egidio dos Santos Junior – É bacharel em Enfermagem e especialista em Enfermagem do Trabalho, com experiências adquiridas nos setores da indústria, ferrovia, metalurgia, saneamento, construção civil e saúde suplementar. Atua na Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho, Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. É usuário SOC há sete anos.

Patricia de Oliveira Santos – É bacharel em Enfermagem e especialista em Auditoria de Serviços de Saúde e Enfermagem do Trabalho, com experiências acumuladas em saúde do trabalhador no setor industrial. Atua na Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho. É usuária SOC há quase quatro anos.

Um Comentário
  1. […] dos seus Clientes, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional conta com o módulo Exporta Dados, uma solução capaz de estabelecer uma comunicação em tempo real com outros sistemas. […]

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.