Definição de Higiene Ocupacional

Saúde Ocupacional - 14/11/2016

A higiene ocupacional tem um papel fundamental no bem-estar dos trabalhadores em ambientes ocupacionais e industriais

higiene ocupacional

Foto-Reprodução

A Higiene Ocupacional tem por objetivo prever, reconhecer, avaliar e controlar os potenciais riscos para a saúde do trabalhador no ambiente ocupacional, utilizando-se de mecanismos que priorizem o bem-estar dos trabalhadores em qualquer ambiente de trabalho. A Higiene Ocupacional também foi definida como a prática de identificação de agentes perigosos, sendo eles químicos (poeira, gases, vapores, substâncias químicas), físicos (ruídos, vibrações, calor, radiações) ou biológicos (vírus, bactérias, fungos). Em um local de trabalho que possa causar doenças ou desconforto, avaliar a extensão do risco devido à exposição a esses agentes perigosos e controlar tais riscos podem ser fatores decisivos para uma eficaz prevenção de doenças e acidentes no médio prazo.

E para que isso aconteça, o papel do higienista ocupacional é muito importante. Os higienistas ocupacionais estão empenhados em proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores nas indústrias e qualquer outro ambiente ocupacional. Esses profissionais mantêm os trabalhadores e até mesmo as comunidades que vivem nas redondezas mais saudáveis e seguros. É função dos higienistas também garantir o cumprimento das leis e regulamentos no ambiente de trabalho.

Para avaliar os riscos químicos em ambientes ocupacionais, por exemplo, os profissionais em higiene ocupacional coletam amostras de ar para determinar a existência de substâncias nocivas presentes. É função deles inclusive medir os níveis de ruído nas fábricas, supervisionar a remoção segura de substâncias químicas nas redondezas do local de trabalho e adjacências, além de fornecer informações práticas sobre como os trabalhadores podem se proteger contra todos os riscos existentes em indústrias, hospitais, escritórios e demais estabelecimentos comerciais.

Qual é a diferença entre Higiene Industrial e Ocupacional?

O termo Higiene Industrial teve origem nos Estados Unidos, mas nas demais partes do mundo, inclusive no Brasil, o termo mais utilizado é Higiene Ocupacional, pois os riscos para a saúde ocorrem em todos os lugares onde as pessoas trabalham, como escritórios, lojas e hospitais, e não apenas em lugares considerados industriais.

Fonte: http://ioha.net/

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.