Como escolher o software de gestão de SST ideal para sua empresa

Saúde Ocupacional - 02/01/2017

Precisa aumentar a capacidade produtiva de sua empresa? Você pode conseguir isso com um software de SST ideal para o seu negócio. Conheça os principais pontos que precisa considerar na hora da escolha e confira as vantagens que o SOC pode trazer para você.

Como escolher o software de gestão de SST ideal para sua empresaA implantação de boas políticas de saúde e segurança do trabalho no ambiente laboral promove a qualidade de vida dos trabalhadores, torna a empresa e os procedimentos laborais mais seguros e possibilita que as corporações cumpram com rigor as Normas Regulamentadoras, as NRs.

Assim, são asseguradas as certificações importantes, como é o caso da ISO 45001, que diz respeito aos requerimentos para o sistema de gestão em Saúde e Segurança Ocupacional.

Além disso, uma gestão de segurança e saúde eficiente aumenta as possibilidades de sobrevivência e a competitividade de qualquer organização. Isso porque ele dá a garantia da entrega de produtos e serviços de qualidade.

Aspectos importantes na escolha de um software de gestão de SST

Contudo, todo esse processo de gestão fica mais facilitado quando é possível escolher o software de gestão de SST ideal para a empresa, que permita:

  • Expandir a cultura de prevenção de acidentes;
  • Otimizar tempo;
  • Alavancar negócios;
  • Reduzir custos;
  • Aumentar a capacidade de competitividade no setor.

1. Possibilidade de Integração com Outros Softwares

Um bom software de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO) deve possibilitar a integração entre itens primordiais, como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) e LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho).

Cada um desses itens auxilia no controle de acidentes e riscos à saúde dos trabalhadores. Um software capaz de integrar-se também a outros sistemas, como ERPs e sistemas de folha de pagamento/RH, otimiza tarefas relacionadas ao eSocial e ao FAP, além de beneficiar a obtenção da certificação OHSAS 18001.

2. Sistema x Visão Estratégica de SST

Agilidade operacional e possibilidade de geração de indicadores de gestão para uma visão estratégia das políticas de SST também são fatores a serem considerados na aquisição de um software de gestão de saúde laboral.

O SOC (Software Integrado de Gestão Ocupacional), por exemplo, disponibilizou uma ferramenta que possibilita a captação de dados registrados no sistema para a criação de gráficos dinâmicos, chamada SOC Indicadores.

A ferramenta permite extrair, customizar, selecionar e padronizar gráficos de SST nas rotinas de gestão ocupacional.

3. Facilidade de Implantação

Reduzir custos é algo que as empresas privilegiam, especialmente em tempos de crise. Por isso, a possibilidade de implantar um software sem necessidade de equipe presencial é uma vantagem competitiva que elimina gargalos e diminui custos de logística.

A solução IAD (Implantação à Distância) é uma modalidade opcional no processo de implementação do SOC e que permite que vários colaboradores da mesma empresa participem do processo e conheçam o conteúdo programático, metodologias e todas as documentações do sistema.

4. Segurança Tecnológica

Com tantas informações importantes, é essencial que o software escolhido mantenha protocolos de segurança e invista constantemente nas melhores práticas de Segurança da Informação.

O SOC, por exemplo, orienta os seus colaboradores a seguir uma Cartilha e uma Política de Segurança da Informação.

Nesse sentido, a empresa se mantém atenta aos métodos de segurança dos dados e aprimoramento dos processos, com o objetivo de prevenir riscos de invasão e de acesso lógico e físico sem autorização.

5. Avalie o Custo-benefício

Para implementação de um sistema eficiente, sua empresa vai precisar realizar um investimento. Para que ele valha a pena, é preciso considerar as vantagens e benefícios que o recurso trará para sua empresa.

Uma ferramenta com o custo-benefício positivo deve ser capaz de auxiliar seu negócio nas funções principais, tais como:

  • Controle dos arquivos;
  • Agilidade no atendimento;
  • Distribuição de tarefas;
  • Rotina de trabalho.

Considere com cautela o sistema que você irá selecionar, pensando sempre nas necessidades da sua empresa e de seus funcionários. Faça uma pesquisa de mercado ampla, e avalie se o valor investido no sistema gera vantagens suficientes para a sua gestão.

O SOC, por exemplo, possui as mais diversas funções para solucionar as questões do seu negócio com eficiência. Entre elas, pode-se citar organização, padronização e agilidade da operação de SST e grande capacidade de personalização, sem custo de customização.

6. Invista em Funcionalidades Externas ao Software

Um bom software de gestão de SST contará com funcionalidades básicas para suprir as necessidades de sua empresa. Mas, além disso, você precisa avaliar quais são os benefícios que esse sistema te oferece externamente.

Isso significa que a melhor escolha é um sistema que te ofereça suporte técnico, manutenções periódicas, manuais atualizados constantemente e conteúdo informativo.

O SOC possui a maior equipe de profissionais de TI do Brasil, e isso garante agilidade e soluções inteligentes e práticas para a resolução de possíveis problemas que o sistema apresentar.

O SOC ainda conta com atualizações automáticas, quinzenais e sem custo adicional. Assim, você terá em mãos uma performance superior, ao mesmo tempo que acompanha as melhorias do mercado.

O SOC é o primeiro sistema de Gestão Ocupacional a ser certificado pela Norma de Segurança da Informação ISO 27001. Isso garante que os dados dos seus clientes permanecerão confidenciais e, ao mesmo tempo, disponíveis.

Assim, você poderá acessar essas informações sempre que precisar, uma vez que serão preservadas de forma confiável e íntegras. A proteção é a principal vantagem que o SOC oferece a você!

Além dos benefícios já citados nos itens anteriores, o SOC foi pensado para facilitar a gestão de sua empresa em todos os níveis. Isso significa que ele se adapta às particularidades e exigências que você possui.

Um design personalizável e de fácil manuseio torna ainda mais rápidas suas tarefas e obrigações. O SOC ainda conta com funções indispensáveis como a gestão de documentos via SOCGED, Assinatura Digital, SOCMS, SOC Credenciado.

As opções de interfaces possuem diversos sistemas de folhas de pagamento à sua disposição, além de um grande número de serviços voltados ao cliente, que garantem seu relacionamento com seu público e o suporte que ele precisa.

Conheça mais de nossos conteúdos

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.