Dia do Trabalhador 2017: Homenagem SOC

Datas Comemorativas - 01/05/2017

O Dia do Trabalhador celebra as conquistas históricas dos trabalhadores, relembrando sua importância para a sociedade

Dia do TrabalhadorHoje, dia 1º de maio, é comemorado o Dia do Trabalhador! Além de ser um feriado nacional, a data é um feriado relembra diversas conquistas dos trabalhadores brasileiros. Alguns dos principais direitos dos trabalhadores foram adquiridos nessa época. É o caso, por exemplo, da oficialização da carteira de trabalho, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias remuneradas, e outras conquistas de benefícios previdenciários.

O SOC- Software Integrado de Gestão Ocupacional vê no trabalhador o grande protagonista de todo 1º de maio. Afinal, o software foi desenvolvido justamente para ajudar a cuidar da integridade física dos trabalhadores. Com o SOC, as empresas podem potencializar resultados das ações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Parte do resultado é proveniente da Cultura de Segurança e das ações internas para melhorar o ambiente, seja por exigência legal ou para promover a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).

Internamente, o SOC se preocupa em oferecer o melhor ambiente de trabalho possível para a equipe. É o caso do investimento em instalações e equipamentos modernos, um bom ambiente de trabalho e busca constante por diversas melhorias. Um dos exemplos é a implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que conta com o apoio do Grupo de Melhoria Contínua (GMC).

No contexto da empresa, a CIPA/GMC tem o objetivo de providenciar melhorias estruturais e eventos que ajudam a melhorar o ambiente interno. Alguns exemplos são a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), os 10 KM Tribuna FM e a festa de fim de ano da empresa.

Dia do Trabalhador: História

No Brasil, a data tornou-se uma comemoração oficial em 1924. No entanto, a primeira celebração ocorreu na cidade de Santos/SP, no ano de 1895. A iniciativa foi do Centro Socialista, entidade fundada por militantes e políticos do município. Por coincidência, no calendário católico, a data é celebrada em memória ao São José Operário, considerado o Padroeiro dos Trabalhadores. Alguns anos depois, o então presidente Getúlio Vargas aproveitou a data para publicar dois decretos importantes. Em 1940, ele instituiu o salário mínimo. Já em 1941, utilizou a data para criar a Justiça do Trabalho. A data é considerada um feriado importante em vários países do mundo. As respectivas entidades da classe aproveitam a data para promover atividades, como encontros, shows, palestras e serviços.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.