Uso da mensageria do SOC para envio de dados ao eSOCial

Case Prestador de Serviço, Cases de Sucesso, eSocial - 02/08/2018

Enquanto muitas empresas correm contra o tempo para se adequar às exigências do Governo, os clientes SOC saem na frente e utilizam a mensageria do SOC para envio de dados ao eSOCial.

Casos de Sucesso Uso da mensageria do SOC para envio de dados ao Governo

Lançada há quatro meses, a mensageria é uma das soluções do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional para atender, em tempo real, todas as conformidades de Segurança e Saúde do Trabalho e Gestão Ocupacional relacionadas ao projeto do eSocial.

O recurso é responsável por enviar todos os dados do layout de Afastamento Temporário (S-2230), no formato XML, diretamente para o Governo. Em outubro de 2018, o sistema de mensageria também será liberado para os demais leiautes atendidos pelo SOC.

Confira os leiautes que serão atendidos pelo SOC

Ao todo, o SOC vai atender sete leiautes da nova exigência, sendo seis de SST e um leiaute de Folha. Todos os de SST são atualizados com as alterações da Nota de Documentação Evolutiva (NDE 01/2018 – versão 2.0).

E, embora os sete leiautes específicos de SST só entrem em vigor no início de 2019 para o grupo 1, o Leiaute de Afastamento Temporário do eSocial (S-2230) já está em vigência desde março de 2018.

Sua antecipação se deu ao fato de que por mais que este seja um evento de Folha, possui informações de Segurança e Saúde do Trabalho, cujo início estava previsto para março de 2018, junto com os eventos não periódicos.

► Conheça os outros leiautes de SST do eSOCial que serão atendidos pelo SOC, além do leiaute de Afastamento Temporário.

Caso de Sucesso do uso da Mensageria do SOC para o leiaute 2230

Desde a data inicial do 1º lote de envio de Afastamentos Temporários para o eSocial, em 01 de março de 2018, o SOC já enviou mais de 11.000 arquivos referentes ao leiaute S-2230 por meio do seu Portal do eSOCial.

Esses arquivos enviados referem-se a oito empresas principais, com 11 empresas clientes. Entre elas, a Unibem Saúde Ocupacional, umas maiores empresas prestadoras de serviços em Medicina e Segurança do Trabalho.

A empresa de Saúde Ocupacional utiliza o SOC para fazer a gestão dos serviços contratados por clientes, desde os mais simples até os mais complexos, como Laudos para Identificação de Risco (PPRA, LTCAT, Análise Ergonomia) Gestão de Ambulatórios (Profissionais e Medicamentos), Treinamentos Obrigatórios (Brigada de Incêndio, CIPA, Espaço Confinado e Qualidade de Vida).

Segundo o diretor executivo da Unibem, Edvaldo Galano, o SOC ajuda a oferecer soluções complementares. “A Unibem não se limita a prestar apenas os serviços de Saúde Ocupacional, e a parceria com o SOC nos auxilia a oferecer soluções completas para nossos clientes, pois muitos deles estão entre as maiores empresas atuantes no país, com gestão complexa, e precisamos sempre buscar uma forma de fazer uma oferta de serviços e soluções que os atenda com excelência e em 360 graus”, afirma o executivo.

Quanto à configuração dos envios, Galano informa que é muito simples e prático fazer a configuração “porque, além do suporte técnico eficiente para eventuais dúvidas, o software ainda possui materiais de apoio bem objetivos, como os vídeos e os manuais de uso”.

Por se tratar de uma nova exigência, a Unibem está utilizando o S-2230 para acompanhar de perto os retornos e corrigir os fluxos que podem interferir ou até mesmo tratar os eventuais erros.

“Interpretar os erros que retornam do portal do eSocial é um dos maiores desafios. Por exemplo, temos casos em que o arquivo é devolvido com erros de identificação do colaborador na base do eSocial. Isso pode acontecer, por alguns motivos, como: Falta do Cadastramento Inicial (2200), Dados Incorretos e etc. Por se tratar de um único banco de dados com regras, prazos, ordem de envio e interdependência entre os arquivos. Por esse motivo a participação das áreas envolvidas e entendimento dos processos ajudam a cumprir o cronograma de forma adequada e facilitam a identificação do erro”, complementa Galano.

Para o diretor da Unibem, a adequação dos processos para a emissão do arquivo S-2230 via SOC é bastante tranquila, porque o sistema é só uma parte do processo como um todo, que envolve: Entendimento das Exigências, Adequação dos Fluxos e Processos, Treinamentos e Conscientização dos Líderes e Funcionários sobre os novos prazos e obrigatoriedades.

Além disso, Edvaldo Galano alerta para a importância dos clientes reverem os fluxos e processos. Dessa forma, o trabalho todo se desenvolverá com mais facilidade. “O governo exige uma ordem sequencial cronológica, que cria muitas dificuldades para as empresas que optarem por enviar mais de uma mensageria, por exemplo, Sistema de Folha mais o SOC. Para mitigar este problema, as áreas internas dos clientes, com nosso apoio, têm que se organizar para obedecer à cronologia dos fatos”.

O porta-voz da Unibem considera a utilização da Mensageria do SOC um case de sucesso: “Somos usuários naturais do SOC, temos uma compreensão muito satisfatória e eficaz deste, por isso, acreditamos que avaliar outras opções é uma ação desnecessária. Temos buscado centralizar todos os nossos serviços utilizando o SOC, isso é uma estratégia que tem mostrado bons resultados para nós e para nossos clientes”.

A Unibem deseja assessorar os clientes na íntegra e expandir o uso da Mensageria do SOC para todos os leiautes de SST referentes ao eSocial, além do S-2230. O entendimento de mercado do diretor da empresa é que esse é o melhor caminho. “A Unibem sempre busca utilizar o software de forma integral. Com isto, as empresas conhecem todo o escopo do SOC, e eles (clientes) sentem-se seguros para utilizá-lo sem alterar muito suas rotinas já estabelecidas. Foi este o caso da empresa Monsanto”, conclui.

Conheça as soluções do SOC para atender ao eSocial

Além da mensageria, o SOC conta com mais duas soluções específicas para o eSocial que podem ser encontradas na seção eSOCial do site da empresa. Sendo assim, é possível organizar os dados de SST armazenados e ainda disponibilizá-los, com ou sem a estrutura de leiaute exigida pelo Governo.

Seja qual for a solução mais adequada para o seu negócio, O SOC ainda garante mais agilidade e segurança, tendo o respaldo técnico dos processos mantidos pela Certificação ISO 27001 (Segurança da Informação) do SOC.

► Descubra qual é a importância da ISO 27001 para garantir o sucesso das empresas diante do eSocial.

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