Tela de Parâmetros do SOC para atender o eSOCial

eSocial, Funcionalidade - 13/08/2018

A Tela de Parâmetros do SOC tem papel fundamental na organização de dados para o eSOCial e no envio de informações íntegras ao Governo Federal.

Tela de Parâmetros do SOC para atender o eSOCial

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) entrará em vigor para os dados de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) em julho de 2019.

Regido por cinco leiautes exclusivos deste segmento ocupacional, cerca de 10% de seus requisitos legais são relacionados diretamente à SST.

É neste contexto que as soluções desenvolvidas exclusivamente pelo SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional – vão atender, em tempo real, as conformidades do novo sistema do Governo Federal.

Diante deste cenário, dúvidas surgem no dia-a-dia de empregadores, Prestadores de Serviços e Empresas com SESMT próprio.

As principais delas são: a partir de qual data será obrigatório o envio dos dados, quais leiautes o SOC será capaz de atender e como as informações empresariais serão enviadas ao governo?

Para responder estas questões, o SOC desenvolveu ferramentas inovadoras que visam atender as demandas de SST dentro da plataforma do eSOCial.

► Leiaute de Afastamento Temporário do eSOCial e Eventos de SST que serão atendidos pelo SOC.

Organização dos dados e informações para o eSOCial

Mas, para que tudo funcione perfeitamente bem, o usuário SOC deverá, literalmente, arrumar a casa, atualizando periodicamente sua base de dados e as informações cadastrais de seus colaboradores.

Além disso, todos devem ficar atentos aos lançamentos de Nota de Documentação Evolutiva (NDE). Este é o método oficial utilizado pelo eSocial para informar mudanças e garantir que os desenvolvedores de sistemas e os empregadores tomem conhecimento das novidades com antecedência.

Pensando nisso, o SOC criou a Tela de Parâmetros do eSOCial. Ela visa assegurar a integridade das informações cadastrais, antes mesmo delas serem enviadas ao governo, garantindo conformidade legal ao empregador.

Para auxiliar nas estratégias de seus usuários, o Centro de Recursos de Conhecimento do SOC (CRC) está desenvolvendo um e-book sobre o preenchimento das informações referentes ao eSOCial no SOC. Em breve, o material estará à disposição da Comunidade SOC.

“A Tela de Parâmetros será o coração do eSOCial para os usuários, uma espécie de passo inicial para configurar tudo que ele precisa. Será possível configurar as soluções utilizadas para envio de informações ao governo, por exemplo, na escolha dos leiautes apropriados. Também poderá definir o preenchimento obrigatório de campos em outras telas do sistema, garantindo a integridade dos dados antes do envio ao eSOCial”, explica Karolyne Santos, analista do CRC.

Tela de Parâmetros exclusiva do SOC

Antes da nova Tela de Parâmetros do SOC, as parametrizações do eSOCial estavam espalhadas em áreas distintas dentro do sistema. Com a unificação em uma tela exclusiva, o usuário vai entender com mais rapidez e facilidade as operações realizadas neste quesito.

“Nessa tela, o usuário poderá configurar formas personalizadas para envio dos dados ao governo. Com base nela, ele vai utilizar as outras ferramentas do SOC para o eSocial. Seria como uma espécie de configuração prévia, onde o usuário vai desenhar sua forma de trabalho. Nas demais telas do sistema, ele vai proceder com os demais cadastros e informações detalhadas dos colaboradores, mas o início de tudo ocorrerá na Tela de Parâmetros”.

A premissa do governo com o advento do eSOCial é manter as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias atualizadas em tempo real. Karolyne conta que uma das preocupações do CRC é alertar sobre o que é necessário fazer antes do envio de dados ao sistema governamental.

“Temos que conscientizar o usuário que as informações da empresa devem estar corretas para evitar desgastes no envio ao eSOCial. Isso vai evitar perda de prazos e não conformidades com outras exigências governamentais. Antes de usar a Tela de Parâmetros do eSocial ou enviar informações ao governo, o usuário deverá organizar seus dados de forma criteriosa. O nosso e-book vai ajudar nesse check-list”.

Karolyne ressalta que manter as tabelas e os respectivos vínculos dos dados atualizados será fundamental para garantir a integridade junto ao eSocial. Ao fazer um comparativo, cruzando as exigências do eSOCial aos dados da base do usuário, a margem de erro será minimizada.

“Será possível unificar as informações da empresa com os critérios do eSOCial, por meio dos vínculos previamente configurados. O segredo de tudo está na sanidade da massa de dados do usuário. Se tudo estiver bagunçado, as configurações e a Tela de Parâmetros não terão o efeito desejado. Os sistemas de folha e RH, que estiverem integrados ao SOC, também deverão possuir dados organizados”.

Leia também:
► Conheça as alterações nos Eventos de SST para o eSOCial.
► Uso da mensageria do SOC para envio de dados ao eSOCial.
► SOCApp: conformidade ao e-Social e mais agilidade operacional à Rede Credenciada SOCNET.

Ícone dentro do cadastro de empresa

A chegada à Tela de Parâmetros do eSOCial é bem simplificada. Basta clicar no ícone localizado dentro do cadastro de empresa do SOC. Essa foi uma forma que a Equipe SOC encontrou para centralizar o acesso à ferramenta, dada a enorme complexidade do eSOCial.

“Basicamente, essa tela será usada uma única vez para cada configuração. Ela serve para o usuário definir determinados parâmetros, como a escolha dos leiautes de SST que serão utilizados para o eSocial ou em que momento utilizar os recursos tecnológicos da Mensageria SOC, entre outras parametrizações iniciais, por exemplo. Após as respectivas escolhas, o sistema permite salvar as parametrizações configuradas previamente”.

Ao longo do desenvolvimento por parte do Governo Federal, o eSOCial recebeu diversas versões. Dentro da Tela de Parâmetros eSocial é possível escolher em qual versão o usuário irá operar o envio de informações.

É preciso estar atento às versões defasadas do eSocial. Sempre iremos disponibilizar nessa tela a versão mais recente. O usuário não somente poderá escolher a versão desejada, mas vai configurar a melhor forma de trabalho para suas parametrizações junto ao eSocial. Quando os demais leiautes de SST entrarem em vigor em 2019, será nessa mesma tela que iremos selecioná-los com base na realidade de cada empresa”, finaliza.

Aprenda como configurar a tela de Parâmetros para o eSOCial no SOC

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.