Conheça o Recurso GHE – Grupo Homogêneo de Exposição do SOC

Funcionalidade, SOC - 13/09/2018

Além de proporcionar aderência às exigências do eSOCial, o Recurso GHE – Grupo Homogêneo de Exposição do SOC oferece agilidade operacional às rotinas cadastrais em Segurança e Saúde do Trabalho.

Conheça o Recurso GHE - Grupo Homogêneo de Exposição do SOC

No SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional existem duas maneiras de definir um tipo de exposição ao risco de um funcionário cadastrado numa respectiva empresa.

A primeira é fazer isso pelo Grupo de Exposição tradicional do sistema, identificado conforme os riscos e função de cada trabalhador registrado. A outra forma é pelo GHE – Grupo Homogêneo de Exposição do SOC, em que é identificado que os riscos de exposição de trabalhadores com funções distintas são iguais.

A principal novidade do SOC em relação ao GHE é a possibilidade de criar grupos de colaboradores que possuem riscos e níveis de exposição semelhantes, apesar de exercerem atividades diferentes dentro da empresa.

Apesar de ser uma funcionalidade consolidada há tempos dentro do SOC, o GHE é pouco utilizado pela maioria dos usuários.

Segundo o consultor do SOC Matheus Júlio Santos, “normalmente, os prestadores de serviços de pequeno porte utilizam o Grupo de Exposição tradicional. Talvez, pela pratica ou por acharem que é mais fácil. Usuários com uma base dados maior ou empresas com SESMT próprio acabam tendo mais aderência ao outro modelo. A nossa equipe acredita que o GHE é até mais fácil de implantar. O que falta é diferenciá-lo ou ter maior conhecimento sobre essas ferramentas. É isso que a equipe SOC deseja divulgar, melhorando a integridade e a conformidade dos dados dos usuários, por exemplo”.

Ele explica também que, quando se tem um grupo de funcionários exposto ao mesmo risco, é mais fácil utilizar o GHE – Grupo Homogêneo de Exposição do SOC, pois proporciona uma medição mais rápida do comportamento dos níveis de exposição.

“Isso reduz o tempo gasto nas avaliações ambientais. O usuário SOC, que pode ser o técnico ou o engenheiro de segurança, vai avaliar o local e as pessoas que nele trabalham sob exposição de um mesmo risco. Em seguida, ele pode criar um ou vários GHEs dentro do SOC para uma mesma empresa. A partir de janeiro de 2019, o leiaute S-2240 do eSocial vai exigir o envio de informações referentes aos ambientes de trabalho. Neste sentido, o GHE e o Grupo de Exposição tradicional têm papel estratégico”, esclarece Matheus.

Recurso GHE – Grupo Homogêneo de Exposição do SOC

O GHE foi desenvolvido de forma pioneira pelo SOC. Nenhum outro sistema informatizado para Gestão Ocupacional possui um módulo deste tipo no mercado brasileiro.

É importante ressaltar que o pioneirismo do GHE não anula o módulo e as funções do Grupo de Exposição tradicional.

“O SOC analisa ambos os recursos, garantido a integridade das informações no momento de decisões estratégicas da empresa, na integração com sistemas de folha de pagamento RH ou no envio de pacotes de dados ao eSOCial, por exemplo. Do ponto de vista da Segurança e Saúde do Trabalho (SST), seja com prestadores de serviços ou SESMT próprio, a ferramenta atende pequenas, médias ou grandes corporações”, ele especifica.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.