Certificação Profissional SOC (CPS) é a novidade do mercado de SST

Institucional, SOC - 04/09/2018

100% online, a Certificação Profissional SOC (CPS) garante a capacitação dos profissionais em relação ao SOC. Ela atende todo tipo de público e visa compartilhar conhecimentos nas ferramentas básicas e estratégicas do software.

 

Certificação Profissional SOC (CPS) é a novidade do mercado de SST

A disputa por um lugar de destaque no mercado de trabalho é cada vez mais acirrada no mundo contemporâneo. Conhecimentos aprofundados em uma determinada área de atuação, ineditismo profissional e raridade comportamental também ganharam peso nos processos de seleção, em detrimento dos tradicionais diplomas em áreas genéricas da graduação.

Sendo assim, profissionais certificados oficialmente por fabricantes de produtos de alto valor agregado ou detentores de propriedade industrial ganharam destaque diante do mercado de trabalho.

Neste sentido, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional – acaba de trazer uma novidade ao mercado brasileiro de Segurança e Saúde do Trabalho (SST). Trata-se da Certificação Profissional SOC (CPS). Ela é focada no aperfeiçoamento da pessoa física, profissionalmente.

“Muitos sistemas de mercado possuem as próprias certificações. Possuir um selo deste tipo significa a garantia de manutenção em postos de trabalhos com destaque profissional. Com a Certificação Profissional SOC, queremos trabalhar a gestão do conhecimento em nossa comunidade, promover o reconhecimento das pessoas e melhorar o desempenho dos nossos clientes”, revela Edeilza Sousa, coordenadora do Centro de Recursos de Conhecimento do SOC (CRC).

O Programa de Certificação Profissional SOC foi constituído por meio de documentos e metodologias de Ensino à Distância (EaD). Um dos diferenciais é a possibilidade de atender o público externo. Até pouco tempo, os treinamentos, boletins informativos e capacitações do SOC eram focadas exclusivamente para os clientes.

“Encontramos uma nova proposta de atuação, absorvendo qualquer interessado em adquirir conhecimento sobre a nossa plataforma de Gestão Ocupacional. Quem não é cliente ou usuário SOC pode vir a ser, futuramente. A questão não é a fidelidade ao produto, mas a disseminação de conhecimento sobre ele”, completa.

Estratégias e diferenciais da Certificação Profissional SOC

A coordenadora do CRC conta que, quando a certificação foi projetada, três pilares estratégicos foram levados em consideração.

O primeiro leva em conta o cliente SOC. Ou seja, se ele tem um profissional certificado em seu quadro interno, poderá oferecer melhores serviços a seus clientes.

O segundo trata do profissional certificado. Pois, ao obter uma capacitação relevante dentro do seu mercado de atuação, sua carreira fica mais valorizada dentro e fora da empresa.

E, por último, o beneficiado é o próprio software SOC. Afinal, a partir do momento em que a certificação se torna uma tendência natural dentro de seu segmento, o produto ganha em relevância e visibilidade dentro do mercado.

A dinâmica da certificação será por meio do EaD. Ela contempla apostilas e vídeos informativos, além de uma avaliação prática, 100% online. Não existem treinamentos ou aulas específicas para a Certificação Profissional SOC.

A preparação é feita, exclusivamente, pelo estudo dos materiais disponibilizados eletronicamente. Outro ponto importante é que a nota de corte para obter o certificado de CPS é de 80% de acertos na prova.

“Além dos vídeos e apostilas, os manuais de uso do SOC também serão disponibilizados para consulta dos alunos. Não teremos rotina ou carga horária mínima de aulas. O candidato estuda por conta própria e pelo tempo que desejar, no horário e local mais conveniente para sua rotina cotidiana. E, então, quando se sentir preparado, faz a prova. Essa é a nossa proposta”.

Se não alcançar os 80% de pontuação necessária para obter oficialmente a certificação na primeira prova, o candidato terá mais uma chance dentro do mesmo processo de emissão do certificado. Se não atingir novamente a nota de corte, ele terá que iniciar um novo processo, contemplando um novo investimento do zero na Certificação SOC.

“A gestão desta dinâmica ficará a cargo do CRC. A grade da certificação não aborda somente o básico do SOC. Focamos nas soluções estratégicas do software. É uma maneira de formar multiplicadores capazes de implantar projetos robustos com a plataforma SOC. Abordamos o SOCAPP, ferramentas de personalização e temas da atualidade, como o eSOCial”, revela Edeilza.

Abordagem para todos os públicos

Quem nunca operou o SOC também poderá participar da Certificação Profissional SOC. Assistir vídeos explicativos ou receber um plantão de dúvidas são exemplos de apoio que os certificandos poderão receber durante o processo da CPS.

“Às vezes, o profissional tem um profundo conhecimento em SST, mas nunca trabalhou com o SOC ou qualquer outro sistema de gestão ocupacional. Por outro lado, alguns alunos serão mais experientes no universo SOC. Não levaremos isso em consideração durante o processo de avaliação. A nossa prova de certificação terá o mesmo nível de exigências para todos os tipos de certificandos”.

Quem passar na prova, terá a certificação válida por 2 (dois) anos. E ainda irá fazer parte de uma Comunidade exclusiva para Profissionais Certificados SOC, que visa ampliar o debate e a troca de conhecimentos sobre o software e suas funcionalidades. O objetivo é estimular a interação entre a equipe do SOC com profissionais e empresas certificadas, formando inclusive um banco de talentos com currículos especializados na plataforma SOC.

Desenvolvido com boas práticas de mercado, aderente às novas tecnologias de desenvolvimento na web e detentor de certificações como a MPS.BR e a ISO 27001, o SOC eleva sua reputação ao promover a própria certificação.

“Quem é envolvido com SST usa o SOC ou já ouviu falar do sistema. Com esse certificado, reforçamos a maturidade do nosso produto junto ao mercado. Estamos seguros, entusiasmados e envolvidos no sucesso desta ação, pois ela foi projetada de forma ampla por nossa equipe. Faremos o melhor para que usuários tradicionais e novos adeptos tenham uma rica experiência sobre tecnologia e Gestão Ocupacional ao nosso lado. Aguardamos todos na Certificação SOC”, encerrou Edeilza.

► Saiba mais sobre a Certificação Profissional SOC

Gostou da novidade? A Certificação Profissional SOC já está disponível para todos.
Acesse o site a seguir: Conheça a Certificação Profissional SOC!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.