Módulo de Treinamento SOC integra soluções e controles exigidos no leiaute S-2245 do eSocial

eSocial - 12/04/2019

Por meio de interface amigável, o Módulo de Treinamento SOC oferece variados tipos de controle e permite gerenciar treinamentos obrigatórios para garantir conformidade legal no leiaute S-2245.

Módulo de Treinamento SOC integra soluções e controles exigidos no leiaute S-2245 do eSocial

Dentro do segmento de SST (Saúde e Segurança do Trabalho), os treinamentos regidos por normas regulamentadoras são organizados por áreas.

Os trabalhadores que vão atuar em altura, eletricidade, ambiente confinado e entre outros, precisam passar por capacitação obrigatória.

Exigidos por lei, estes treinamentos também precisam de controle por parte do empregador, como é caso da NR10 e NR32, por exemplo.

Uma simples integração de novos funcionários, que não é regida por lei, também é considerada um evento de treinamento em SST.

O mesmo se aplica aos brigadistas e àqueles que são designados para compor a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Todos precisam de formação.

Com a chegada do eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas), o governo vai demandar informações sobre este fluxo de formação, do tipo quem, quando e como os treinamentos foram realizados. Por isso, o conteúdo, periodicidade e organização destes treinamentos precisam de controles eficazes.

“Nas primeiras versões do eSocial, estas informações não eram exigidas, mas agora serão obrigatórias para não gerar inconsistência por parte do empregador. A boa notícia é que o Módulo de Treinamento do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional sempre contemplou este controle de forma pioneira”, explica Neilandro Nunes, consultor do sistema SOC.

O módulo também controla a quantidade de funcionários treinados, horas de capacitação, e quem deveria realizar determinado treinamento.

Tudo isso é importante porque é possível tornar uma capacitação recomendada para uma determinada função ocupacional. É possível dizer que a NR10 é um treinamento recomendado para quem está exposto aos riscos da eletricidade, por exemplo.

“Vamos supor que sejam 12 trabalhadores que tenham essa recomendação. Mas quais deles realizaram o treinamento? Se somente a metade compareceu, eu preciso convocar o restante. O SOC sempre fez este controle de forma eficaz. Agora, com o advento do eSocial, este módulo tem papel estratégico”, enfatiza Nunes.

Saiba como o SOC te ajuda a atender ao eSOCial:
► SOC lança e-Book sobre eSOCial para ajudar empresas a atender às regras.
► Gestão eSOCial: conheça a Tela de Interpretação de Retornos e o Relatório de Inconsistências.
► Entenda as diferença conceituais entre Afastamento e Licença Médica no SOC.
► Como funciona a Gestão de afastamentos e absenteísmos no SOC.
► Conheça as novidades da Central de Ajuda do SOC.

Diferenciais SOC para o leiaute S-2245

Por meio do leiaute S-2245, o eSocial irá buscar as informações referentes aos treinamentos junto ao empregador. Mais do que nunca, as empresas terão que criar, manter e atualizar este controle sobre os treinamentos realizados.

“Os clientes que já utilizam o Módulo de Treinamento SOC, já dispõem deste tipo de conformidade junto ao governo. Os relatórios, telas e recursos que disponibilizamos permitem que nossos usuários gerenciem estas demandas com qualidade, eficácia e rapidez. O grande diferencial é que, com essas informações imputadas pelo usuário, o próprio SOC consegue gerar o arquivo S-2245 em conformidade com as exigências do eSocial”, explica o consultor SOC.

Nunes diz que a ferramenta possibilita hospedagem das informações no SOCGED, interfaces com sistemas de folha de pagamento, entre outros, por meio de integrações diretas ou via tecnologia webservice.

Com as exigências do S-2245, o eSocial vai cruzar as informações, identificando os riscos de cada trabalhador e os treinamentos obrigatórios.

“Diante de uma tabela padrão do eSocial, que discrimina todos os treinamentos existentes, o sistema do governo fará o cruzamento dos dados. Quando o risco, que será um dos primeiros eventos enviados ao eSocial, bater no sistema do governo, serão identificados seus níveis de exposição e os respectivos treinamentos para cada caso. Não teremos mais o controle manual”.

De forma prática, o Módulo de Treinamento do SOC permite criar uma matriz de capacitações e, dentro deste ambiente organizacional, é possível criar as turmas com os respectivos treinamentos. É possível definir o calendário, grade e a carga horária de cada treinamento, gerenciando as convocações, presenças e conclusões.

“O SOC permite sinalizar todas essas situações e gerar um relatório no final do treinamento, apontando a frequência e outras informações sobre cada participante. Dentro do evento S-2245 (Treinamento e Capacitação) do SOC estão embutidos os dados oficiais do trabalhador que fez a capacitação, além da assinatura digital da empresa, dando legalidade ao processo”, finalizou.

Saiba como o SOC te ajuda a atender ao eSOCial:
► Confira como ficam os prazos de acordo com o novo cronograma do eSOCial.
► Conheça as alterações nos Eventos de SST para o eSOCial.
► Casos de Sucesso: Uso da mensageria do SOC para envio de dados ao eSOCial.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.