As características de um profissional de SST de sucesso

Sem categoria - 14/05/2019

Independente de sua área, você deve estar preparado para garantir cuidados e condições ideais de trabalho para realizar sua função. Veja porque o papel do profissional de SST é tão importante nas organizações independente do setor de atuação.

14.05 - Profissional de SST de sucessoO setor de saúde e segurança de trabalho é importante em qualquer negócio. É ele que garante que todos os funcionários serão bem cuidados e terão as condições ideais de trabalho para realizar sua função como deve. Uma empresa que valoriza a SST e tem este cuidado como parte intrínseca da sua cultura demonstra que se preocupa com seus empregados. Por isso, o profissional de SST é tão importante.

Este trabalhador está lá para garantir que essa intenção saia do papel e seja uma prática comum na empresa. Ele é responsável, entre outras coisas, para que todas as medidas sejam cumpridas segundo as leis e assim criar um ambiente de trabalho adequado para todos. Por este motivo, é esperado que o profissional de SST tenha competência e habilidades específicas para este trabalho. Entenda o que caracteriza um profissional de SST de sucesso.

Conhecimento técnico atualizado

Um dos pontos chave para quem atua neste mercado é o nível de conhecimento. É essencial que ele invista na própria educação e não só possua uma sólida formação como busque o aprendizado constante. É recomendado, por exemplo, que o profissional de SST possua especializações no ramo específico que deseja atuar ou que já está trabalhando. Assim, ele saberá não apenas as regras gerais de SST como todos os detalhes particulares da área, como riscos, perigos e problemas possíveis.

Ele também deve saber traduzir este conhecimento em práticas reais e efetivas de prevenção na empresa. Além disso, a necessidade da atualização do conhecimento também se dá na questão jurídica. É importante que o profissional de SST esteja ciente da legislação brasileira para acompanhar as mudanças e saber adequar a empresa a elas.

Fortes valores pessoais de saúde e segurança

É comum ouvirmos falar sobre a importância de trabalhar com o que gosta para ter sucesso. Com a SST isto é ainda mais substancial. Mais do que agir para mostrar serviço e manter seu emprego,é exigido que o profissional tenha interesse em promover a segurança no ambiente de trabalho.

Esta pessoa deve ser proativa e habilidosa, para saber identificar riscos muito antes de eles causarem qualquer acidente. O forte valor e interesse em manter o ambiente seguro para os colegas faz parte da rotina de um bom profissional. O profissional de SST pode até desenvolver um instinto que o ajuda a trabalhar naturalmente melhor, situação ideal para todos envolvidos com a SST.

Sociabilidade e Confiança

Por fim, última característica é relativa ao comportamento social em relação aos outros trabalhadores. Uma vez que o profissional está para criar um ambiente seguro para os outros, é importante contato com eles. Ele precisa conhecê-los e se mostrar aberto para tirar dúvidas e apresentar a importância do seu trabalho.

Afinal, boa parte da questão da SST é sobre comportamentos individuais, como uso correto dos equipamentos de proteção individual. Assim, o profissional de SST deve transmitir credibilidade para que gere confiança entre os demais. Desta forma os trabalhadores confiarão nas suas recomendações como autoridade no assunto.

O SST é importante para empresas visando melhorar o ambiente de trabalho, fazendo-a bem vinda para evitar problemas.

Acesse nosso site e conheça nossos serviços e soluções para SST.

Leia Mais:
►Construção Civil se destaca como o maior em risco de acidentes de trabalho
►Confira as principais multas para as empresas que não se adaptarem ao eSocial
►Aprenda a fazer a qualificação cadastral dos trabalhadores no eSocial
►LER e DORT são as doenças que mais acometem os trabalhadores

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.