Confira o Cronograma de Atualização do SOC para atender ao eSOCial

eSocial, Funcionalidade, SOC - 06/05/2019

Confira o cronograma de atualização do SOC para a adequação das funcionalidades e o atendimento às obrigatoriedades do eSOCial para leiautes de SST.

Confira o Cronograma de Atualização do SOC para atender ao eSOCial

Além das melhorias em produtos e serviços já em andamento, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional busca antecipar as necessidades do mercado de SST, desenvolvendo soluções inovadoras para que os nossos clientes possam sair na frente da concorrência.

Entre elas, está a adequação de nossas ferramentas para auxiliar as empresas a atender ao eSocial no prazo e sem multas. Por esse motivo, estamos disponibilizando uma prévia do cronograma de atualização do SOC para atender aos eventos de SST do eSocial.

Confira o cronograma de atualização do software SOC para o eSOCial

Vale lembrar que o cronograma mencionado abaixo trata-se apenas de uma previsão de atualização. Sendo assim, tais datas estão sujeitas à alteração bem como alguns recursos estão sujeitos à análise de viabilidade técnica.

Prazo: 1ª quinzena de Maio/2019

• Todos os eventos:

          1. Exporta Dados de parâmetros do eSOCial: Será possível extrair o que foi configurado na tela de parametrização do eSocial por empresa.

          2. Assinatura dos eventos do eSocial: Atualmente, os usuários precisam acessar o portal todas as vezes que os lotes são gerados para realizar a assinatura digital de forma manual. Com o projeto, a assinatura será realizada de forma automática de acordo com o certificado cadastrado (configuração) e enviará para o eSocial sem intervenção do usuário.

          3. Melhorias nas interfaces do eSocial: Para clientes que optarem por consumir as informações dos leiautes via Exporta Dados, serão incluídos índices de identificação dos registros cadastrados. Por exemplo, para o leiaute S-2210, terá um código sequencial.

• Evento S-2210:

          1. Ajustes conforme NTs:  Serão realizados ajustes nas regras de funcionamento interno do sistema conforme as Notas Técnicas 12/2019 e 13/2019.

          2. Limitações/validações de campos com regras de caracteres na CATAjustaremos também o limite de recebimento de caracteres de alguns campos na tela da CAT com o objetivo de adequar a quantidade de caractere estabelecida pelo eSocial. Por exemplo: Campos relacionados ao endereço e local de acidente e quantidade de horas trabalhadas.

          3. Possibilitar a criação de um afastamento a partir de uma CAT: Ao registrar uma CAT com indicação de afastamento, o SOC emitirá um alerta, direcionando automaticamente o usuário para a criação de afastamento temporário (S-2230).

• Evento S-2220:

          1. Ajustes conforme NT: Serão realizados ajustes nas regras de funcionamento interno do sistema conforme a nota técnica 12/2019.

          2. Opção de NÃO enviar o campo ‘Resultado’ para o eSOCial: Hoje em dia, o SOC extrai, no XML, o status (Normal/Alterado/Agravamento e etc) referente ao exame. No entanto, visando atender o Art. 76 do Código de Ética Médica, será disponibilizada a opção “Enviar dados complementares dos exames”, em que o usuário poderá escolher se estas informações serão enviadas ou não.

          3. Preenchimento em massa da identificação ‘eSOCial’ na tela de cadastro de ExamesAtualmente, é possível preencher em massa a tabela 27 referentes a cada exame, porém o parâmetro ‘eSocial’ não é habilitado. Com esta melhoria, ao utilizarmos a tela de parametrização da tabela 27 em massa, o parâmetro ‘eSocial’ será habilitado automaticamente.

• Evento S-2240:

          1. Ajustes conforme NT: Serão realizados ajustes nas regras de funcionamento interno do sistema conforme a nota técnica 12/2019.

          2. Preenchimento em massa da identificação ‘eSOCial’ na tela de cadastro de Risco e cadastro de EPI: Atualmente, é possível preencher em massa a tabela 23 referentes a cada risco, porém o parâmetro ‘eSocial’ não é habilitado. Com esta melhoria, ao utilizarmos a tela de parametrização da tabela 23 em massa, o parâmetro ‘eSocial’ será habilitado automaticamente. Além disso, teremos um recurso que possibilitará o preenchimento do parâmetro ‘eSocial’ dos CA’s dos EPI’s das empresas de acordo com o critério escolhido em tela.

• Evento S-2245:

          1. Ajustes conforme NTs: Serão realizados ajustes nas regras de funcionamento interno do sistema conforme a nota técnica 12/2019 e 13/2019.

Prazo: 2ª quinzena de Maio/2019

• Evento S-1060:

          1. Preenchimento em massa dos Ambientes de Trabalho, através de planilha de importação: Atualmente, temos o recurso para exportar planilha em Excel com as informações cadastradas referentes aos ambientes de trabalho. Teremos um novo recuro, em que poderemos importar as informações referentes aos ambientes de trabalho.

• Evento S-2220:

          1. Atualização da regra para Inicial/Sequencial: Faremos uma atualização na forma da definição da ordenação (Inicial/Sequencial) visando atender o eSocial.

• Evento S-2240:

          1. Planilha para importação de dados: Com o objetivo de otimizar os cadastros que fazem parte do leiaute S-2240, teremos a importação de dados que alimentará diversas telas como caracterização dos riscos e medições.

          2. Melhoria na gestão do Evento S-2240Realizaremos ajustes pontuais para otimizar o preenchimento das informações que hoje são localizadas na tela de característica do risco, visando extrair o leiaute 2240.

Prazo: 1ª quinzena de Junho/2019

• Todos os eventos:

          1. Parâmetros eSocial: Criar um parâmetro para bloquear a geração de registros (XML´s) de funcionários PENDENTES no Portal do eSOCial.

          2. Possibilitar a visualização/download dos eventos do eSocial: Disponibilizaremos nas telas principais referentes aos preenchimentos dos leiautes do eSocial, por meio do ícone “SOCGED” o download dos eventos gerados em XML.

          3. Alteração no Menu do SOC: Teremos alteração no MENU do SOC para facilitar a visualização/acesso aos programas do eSOCial.

          4. Agendamento de Relatório de InconsistênciasAdicionaremos também a opção para agendar o Relatório de Inconsistências na tela de relatórios agendados.

• Evento S-2240:

          1. Automatização da geração do leiaute S-2240: Visando automatizar a geração do S-2240, criaremos um módulo para facilitar o controle de vigência das caracterizações de risco (documentos legais), que serão utilizadas como referência para criação automática dos arquivos do leiaute S2240.

Prazo: 2ª quinzena de Junho/2019

 

• Todos os eventos (exceto S-1060):

          1. Inclusão de campos de identificação da hierarquia do funcionário no relatório de Inconsistências: Para trazer facilidade na interpretação dos erros visualizados no Relatório de Inconsistências do eSocial, incluiremos as colunas de Unidade, Setor e Cargo dos funcionários.

          2. Definição de envio dos campos NÃO obrigatórios para o eSOCial: Será desenvolvida uma opção que possibilitará o não envio de campos não obrigatórios para os eventos do eSocial de acordo com as regras específicas de cada campo.

• Evento S-2230:

          1. Transferência dos registros de afastamentos na Transferência de Funcionários: Atualmente, existe uma funcionalidade que possibilita a transferência de fichas do funcionário entre empresas, mas iremos desenvolver a possibilidade de transferir afastamentos do funcionário. Além disso, será possível também transferir os registros do portal com status ‘concluído’ vinculados aos prontuários transferidos.

Prazo: 1ª quinzena de Julho/2019

• Evento S-2230:

          1. Criação da Tela de Atestado Médico: Para aprimorar o funcionamento do afastamento eSocial, criaremos uma Tela para cadastro de atestados, em que serão incluídas as informações referentes ao leiaute S-2230.

Dúvidas sobre o eSocial?

Se você ainda tem dúvidas sobre o impacto do eSOCial no setor de SST, consulte os manuais e vídeos disponíveis para os Clientes SOC em Menu SOC > Administração > Central de Ajuda > eSOCial.

E fique ligado! Aos poucos, iremos publicar as notícias sobre o projeto e dividir com você toda a expertise que possuímos em mais de 17 anos de liderança no mercado.

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