SST: dicas para evitar multas no eSocial

eSocial, Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho - 11/06/2019

Para evitar multas no eSocial com relação ao envio incorreto e fora do prazo das informações sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST), não deixe de ler as dicas incríveis que separamos para você. 

SST: dicas para evitar multas no eSocialO eSocial é uma plataforma digital que trouxe maior otimização, simplificação e facilidade na hora das empresas prestar informações (obrigatórias) trabalhistas, previdenciárias e tributárias ao poder público.

A partir desse sistema, as organizações devem comunicar ao governo 15 obrigações fiscais. Entre elas, o CAT, RAIS e o PPP, ou seja, documentos que apresentam dados sobre a Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

A não observação de certos elementos na apresentação e no envio desses documentos por meio da plataforma eSocial pode ensejar multas no eSocial.

Para evitar que isso aconteça, conheça a seguir três dicas:

1. Envie as informações fiscais no prazo certo

A primeira e mais óbvia dica é: apresente as informações solicitadas no prazo certo. Ou seja, dentro do limite de tempo estabelecido pelo poder público.

De acordo com o site eSocial, durante a implantação do sistema, as empresas que não respeitaram o prazo, ficaram isentas de multas no eSocial.

No entanto, aquelas que não cumprirem o prazo na entrega das informações após a implantação da plataforma, podem ser penalizadas.

Em se tratando das informações relacionadas à SST, como a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o prazo de envio da comunicação do acidente de trabalho deve ser registrado até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência ou imediatamente em caso de morte.

Já o documento que aborda o Monitoramento da Saúde do Trabalhador deve ser enviado até o dia 07 (sete) do mês seguinte ao da realização do exame.

Esses são apenas alguns dos prazos dos eventos relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho. Ficar por dentro dos relatórios de Segurança e Saúde no Trabalho exigidos é essencial para não ser pego de surpreso com multas no eSocial.

2. Leia o Manual de Orientação do eSocial de janeiro de 2019

O poder público publicou o Manual de Orientação do eSocial, em janeiro de 2019. Ele aborda não apenas os aspectos técnicos da plataforma, orientando as empresas, de modo geral, mas também o calendário de eventos e os requisitos que devem observar na hora de enviar os documentos.

Além de trazer essa orientação, apresenta quem está obrigado por lei a entregar certo tipo de informação trabalhista, previdenciária e fiscal, de maneira que os empresários fiquem conscientes de suas responsabilidades.

Fornece também informações adicionais para cada evento, de modo a elucidar possíveis dúvidas que os empreendedores tenham. É uma leitura necessária para evitar futuras dores de cabeça!

3. Planeje-se

A maioria dos eventos relacionados a SST permite o planejamento. Criar um calendário para o envio da documentação correta no tempo certo.

É o caso de: Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco; Monitoramento da Saúde do Trabalhador; e Tabela de Ambientes de Trabalho, por exemplo.

Até mesmo o CAT permite, se pensar bem. Se a empresa trabalha com a prevenção de crises, sabe que acidentes de trabalho podem acontecer. Sobretudo se atua em um ramo de atividade que coloca o trabalhador em condições perigosas.

A empresa que se planeja, não só envia as obrigações trabalhistas no tempo certo, mas também se prepara para os eventos que podem acometê-la e evita multas no eSocial.

► Confira as principais multas para as empresas que não se adaptarem ao eSocial.

Gostou deste conteúdo e deseja ler outros? Então, acesse nosso blog agora mesmo!
Nele, você tem acesso a textos interessantes e de qualidade, que podem enriquecer ainda mais os seus conhecimentos no setor.

Saiba mais sobre o setor de SST:
► 13 Motivos do SOC ser o software que você precisa para o eSocial.
► Confira o Cronograma de Atualização do SOC para atender ao eSOCial.
► Saiba quais as novidades que ainda estão por vir para o eSocial em 2019.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.