Saiba como e onde pagar eSocial vencido

eSocial - 08/07/2019

Sempre há esquecimento de certos compromisso no dia a dia, ainda mais com todas as mudanças que estão ocorrendo. Pagar eSocial vencido é uma das questões. Saiba mais a partir deste texto

Como e onde pagar o eSocial vencido (3)Com a correria do dia a dia, é comum que as empresas se esqueçam de honrar os seus compromissos legais junto ao eSocial, não realizando o pagamento dos tributos até o prazo limite — dia 07 de cada mês. É um esquecimento até compreensível, se pensado a partir desse ponto de vista.

No entanto, trata-se de um problema que precisa de correção imediata para que a marca não sofra penalidades mais graves — fora as multas e juros que já são cobrados devido ao atraso.

Nesse sentido, resolvemos apresentar este conteúdo sobre como e onde pagar eSocial vencido para que assim fique atento (a). Acompanhe!

Emissão da guia do Documento de Arrecadação eSocial (DAE)

O primeiro passo é emitir a guia do Documento de Arrecadação eSocial (DAE). Vale salientar que serão cobrados juros e multa devido ao atraso. Os valores variam em razão dos dias em atraso.

e-CAC da Receita Federal

Então, a emissão de tal documento pode ser feita no e-CAC da Receita Federal, o Centro de Atendimento Virtual. Para emiti-lo, é preciso fornecer algumas informações, como: CPF, código de acesso e senha. Outra possibilidade de acesso é utilizar o certificado digital e-CPF.

Imprima a guia

Após isso, selecione “pagamentos e parcelamentos” e consulte as parcelas ou parcela em atraso, imprimindo-a em seguida. Vale dizer que a emissão gera uma data automática de pagamento, que sempre cai no mesmo dia em que foi impressa. Portanto, é fundamental se planejar com base nisso.

A importância de pagar eSocial vencido

Como já sinalizado, o não pagamento do Documento de Arrecadação eSocial gera juros e multas que podem comprometer a saúde financeira da empresa e, assim, impedir que esta se desenvolva.

O ideal é pagar em dia, até porque a consequência do não pagamento também pode ensejar, por parte do governo, ação judicial e até mesmo a inscrição da empresa inadimplente na Dívida Ativa da União.

Quando chega a este ponto, além dos juros, multa e ação judicial, a empresa ainda precisa arcar com custos judiciais e honorários advocatícios. Também pode ficar impedida de estabelecer contratos com o governo durante certo tempo, a ser definido com base no caso concreto.

Onde pagar eSocial vencido?

O pagamento de documentos de tributos, estejam eles em atraso ou não, pode ser efetuado tanto em agências bancárias como em caixas eletrônicos e até mesmo utilizando aplicativos móveis. Portanto, é possível pagá-los:

— Nas agências bancárias do Banco do Brasil;
— Nas agências do Bradesco;
— Nas agências do Santander;
— Nas agências do Itaú;
— Nas agências da Caixa Econômica.

Podem também ser pagos em casas lotéricas ou correspondentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica.

O importante, em todo caso, é sempre pagar em dia as obrigações fiscais que as empresas possuem na relação com os órgãos públicos. Assim, evitam-se juros, multa e outras penalidades.

Saiba mais sobre o eSocial pelo nosso blog:
» Quem deve aderir ao eSocial? Confira se sua empresa está preparada.
» Aprenda onde consultar recibos do eSocial em três passos.
» eSocial: Guia completo atualizado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.