Qualidade de vida no trabalho como um diferencial competitivo

Saúde Ocupacional - 03/07/2019

Você sabia que a qualidade de vida no trabalho pode funcionar como um diferencial competitivo? Saiba mais sobre como ter um ambiente de trabalho diferente. 

Diferencial de trabalho qualidade de vida do funcionárioO capital humano, sem dúvidas, é um dos principais em um ambiente corporativo. Sem os colaboradores atuando com suas expertises, nenhuma atividade empreendedora é possível.

Por conta disso, a estratégia de negócio de uma empresa deve incluir a gestão de pessoas. É uma das tarefas mais importantes para a lucratividade.

Manter os seus melhores profissionais dentro da empresa, ou seja, evitar a evasão, e conseguir novos talentos, agregará muito valor para os negócios. Mais conhecimento, mais mão de obra são sinônimos de mais ganhos e crescimento.

Para reter os colaboradores, a saúde no ambiente de trabalho deve ser trabalhada pelos gestores e pelo setor de Recursos Humanos. A qualidade de vida durante o expediente faz com que o colaborador se sinta motivado e, consequentemente, produza melhor.

Isso vale tanto para os trabalhos braçais ou não. Qualquer tipo de profissional necessita de qualidade de vida no ambiente de trabalho. Isso faz com que o funcionário se sinta valorizado e motivado a trabalhar. Apesar de ser algo óbvio, muitas empresas não gerem corretamente seus funcionários.

Estão atentas apenas em cumprir com seus deveres legais, como os pagamentos e recolhimentos, e se esquecem de que para tudo funcionar perfeitamente, existem seres humano se empenhando e dedicando horas do seu dia.

Na maioria dos casos, passamos mais tempo no trabalho do que com a família, o que já é algo bastante estressante. Por isso, estimular a felicidade no ambiente de trabalho irá estimular o próprio funcionário.

Para a empresa, o retorno disso é enorme e serve como um diferencial bastante competitivo.

Qual é a importância da motivação profissional para a empresa?

Um time desmotivado tende a apresentar baixos índices de produtividade. Isso já foi comprovado em diferentes estudos em ambiente corporativo.

Chefes que nunca dão feedbacks positivos e uma empresa que nunca reconhece nenhuma ação, nunca presenteia seus colaboradores e que nunca incentiva o crescimento profissional são alguns dos exemplos de ações que desestimulam os funcionários.

É fundamental que a empresa demonstre preocupação com o ambiente de trabalho e com a satisfação de cada funcionário. Só assim será possível descobrir um profissional que é realmente empenhando e quais são os gargalos nos setores e nos times.

É nítido também que, quando um novo funcionário entra na empresa, suas expectativas são altas. Demonstrar um bom trabalho para alçar novos voos na empresa, subir de cargo, aumentar o salário posteriormente são alguns dos desejos mais comuns para novos colaboradores. E esse entusiasmo deve ser incentivado e permanecido.

Para isso, a empresa precisa oferecer uma série de possibilidades e benefícios para atender a essas expectativas, tanto de quem está entrando como de quem já está há anos no negócio, direcionando os resultados individuais para um efeito coletivo.

Saúde e segurança do trabalhador como motivação

Como já dissemos em outros textos, o Brasil está em uma posição muito alta em relação aos países de mais acidentes de trabalho. E estes acidentes fazem com que haja onda de afastamento, e assim, impactando na produtividade da empresa.

Trabalhadores que se sentem protegidos e saudáveis são mais produtivos, se sentem mais confiante para realizar suas metas de trabalho. E a produtividade de uma empresa, gera a competitividade.

O cuidado com o trabalhador e seu bem-estar também é um investimento para a empresa.

Como fazer?

Para manter a equipe sempre motivada e manter um diferencial para a sua empresa, existem diversas possibilidades de reconhecimento profissional.

Oferecer benefícios, estimular e proporcionar atividades físicas na empresa, promover treinamentos, cursos, adotar flexibilidade de horários, traçar planos de carreira individuais, reconhecer ações positivas e cuidar sempre do clima organizacional são algumas das possibilidades!

Basta colocar em prática para manter um time sempre para cima e gerando resultados positivos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.