Nota Oficial: Confira o posicionamento do SOC em relação ao eSocial

eSocial, Institucional - 17/07/2019

O SOC vai mudar de acordo com o cronograma de simplificação e modernização do eSocial? Confira o que a Diretoria do SOC tem a dizer em relação às funcionalidades e soluções desenvolvidas para o eSocial.

Nota Oficial Confira o posicionamento do SOC em relação ao eSocial

Conforme Portaria Nº 716, de 4 de julho de 2019, publicada pelo Diário Oficial da União, os leiautes de Segurança e Saúde do Trabalho entrarão em vigor a partir do dia 08 de janeiro de 2020 para o Grupo 1, assim como os eventos periódicos para o Grupo 3.

O SOC está preparado para atender ao eSocial com base na Versão 2.5.1. do Manual de Orientação do eSocial (MOS) desde o dia 01 de julho de 2019. As funcionalidades foram desenvolvidas e disponibilizadas dentro deste prazo. E estão sendo evoluídas tanto em termos de correções quanto como em melhorias de produtividade.

Como todos, a Equipe SOC também está acompanhando e aguardando novidades sobre a simplificação do eSocial, bem como a revisão das Normas Regulamentadoras de SST. Estamos atentos às redes sociais, mas é muito importante que, tanto nossa equipe como nossos clientes, guiem-se pelas notícias oficiais publicadas no Portal eSocial por meio do link: portal.esocial.gov.br e do Diário Oficial da União (DOU).

Fiquem tranquilos, estamos preparados para absorver as futuras demandas e alterações, tanto de eSocial quanto das N.R., a partir do momento em que forem publicadas por meio de instrumentos oficiais, quer sejam Portarias, DOU ou MOS, mantendo nosso compromisso de adequar as nossas funcionalidades em tempo hábil.

Enquanto isso, realize testes no ambiente de pré-produção (homologação) do SOC

A permanecer o calendário de 8 de Janeiro de 2020, vosso trabalho precisa ser planejado. Por isso, pedimos para que não aguardem as novas publicações e testem suas configurações da sua base SOC. Testem a Mensageria SOC, revisem seus processos com Clientes e/ou Prestadores, aproveitem o tempo para se preparar. A Mensageria SOC está conectada diretamente com o sistema do governo e o ambiente de pré-produção liberado por nossa equipe permite que todos os nossos clientes experimentem, na prática, todas as nossas funcionalidades e soluções desenvolvidas exclusivamente para atender ao eSocial.

São com base nesses testes, nas inserções de informações possíveis e no preenchimento de campos que ainda são obrigatórios, que nossos Clientes terão condições de revisar e melhorar seus processos e interfaces, a equipe SOC poderá identificar, analisar e executar melhorias previstas e ainda as solicitadas pelos usuários durante este período. Tudo isso para otimizarmos sua operação e ajudá-lo a cumprir com as obrigatoriedades dentro do prazo estipulado pelo Governo Federal.

Apesar das idas e vindas deste processo, é certo que haverão mudanças. E o caminho para sermos melhores amanhã é trabalharmos hoje e sempre, usando os recursos que temos, mesmo sabendo que parte deste trabalho será revisto. Quando chegar a hora, é cortar o que foi simplificado e todos estaremos prontos.

Aproveitemos o tempo.

Confira mais notícias sobre o eSocial em nosso blog.
» Prorrogação do eSocial: Confira o Cronograma de Simplificação.
» Acompanhe os trabalhos de Simplificação e Modernização do eSocial.
» eSocial: Guia completo atualizado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.