Enfermagem: seu papel, importância e objetivos na saúde do trabalhador

Saúde Ocupacional - 29/08/2019

Você sabe por quê a enfermagem é tão importante? Confira qual é o papel do enfermeiro e seus objetivos diante da saúde do trabalhador.

Enfermagem - Seu papel, importância e objetivos na saúde do trabalhadorA enfermagem tem o papel fundamental de cuidar de seus pacientes, auxiliando os médicos, além de se atentar aos estudos de doenças, sejam elas novidades ou surtos, que surgem dependendo da época do ano.

Os enfermeiros estão em constante contato com pessoas, lidando – todos os dias – com mortes, reabilitação e recuperação da saúde. E, claro, disseminando as melhores formas de manter o bem-estar.

A importância da enfermagem

Assim como a medicina, a enfermagem possui um dos papeis principais na área da saúde, obtendo assim, uma grande responsabilidade. Principalmente, quando se trata de clínicas e hospitais, onde há maior quantidade de pessoas.

Isso porque os enfermeiros ficam responsáveis pelos cuidados do paciente e sua melhoria, passando, assim, 100% de seu tempo se dedicando às pessoas.

Independente do nível – técnico, auxiliar de enfermagem ou enfermeiro -, eles possuem o papel de planejar e supervisionar a assistência da equipe de saúde, prestando atenção em todos os cuidados dados ao paciente desde a evolução das doenças, até a melhoria e efeitos do tratamento

Os três diferentes papéis do enfermeiro

• Ator em formação e formador: Em constante aprendizado para atender as necessidades de uma comunidade e responsável pela formação de futuros profissionais. Com comprometimento à pesquisa;

• Ator Político: Com sua atuação inexpressiva, deve estar consciente sobre seu papel como sujeito ativo nas relações, atuando no campo político e participando de formulações de políticas de saúde e gestão do Sistema de Saúde;

• Ator do Cuidado: Um dos protagonistas do sistema de saúde, com a responsabilidade de cuidar dos pacientes, procurando progresso e resultados.

Crescimento da área

O curso de enfermagem é o 5° que recebe maior número de matrículas por ano. A área tem tido cada vez mais estudantes e profissionais. Em todas as regiões do país tem se destacado, se desenvolvendo dentro da ciência e da tecnologia.

Muitas vezes, são os enfermeiros que atualizam as informações sobre bem-estar e saúde dentro das redes sociais e sites. Para nos auxiliarem de forma rápida sobre algumas questões e dúvidas que possamos ter. Além de tele consultas, que também muitas vezes são feitas por enfermeiros. E aplicativos administrados pelos mesmos profissionais.

A enfermagem na saúde do trabalhador

Dentro do âmbito da saúde do trabalhador ou saúde ocupacional, o enfermeiro não possui apenas a graduação em enfermagem. É necessária também uma especialização na área de medicina ou enfermagem do trabalho.

Dentro desta especialização, os profissionais estudam tudo sobre o que é necessário saber sobre os trabalhadores e prováveis ocorrências. Os cuidados sobre doenças ocupacionais e problemas causados por movimentos repetitivos por um curto ou longo prazo, além dos riscos e cuidados que se deve ter devido aos acidentes de trabalho.

Mais do que o foco sobre os problemas mais recorrentes no fator saúde ocupacional, o enfermeiro do trabalho também possui o objetivo de buscar melhorias em relação a saúde dos funcionários. Seja com ações ou ideias de campanhas dentro da empresa, clínica ou hospital em que atua.

Dessa forma, ele poderá avaliar, identificar e adequar o ambiente de trabalho a partir dos problemas internos e condições de trabalho, buscando soluções que visem reduzir fatores nocivos em relação à saúde coletiva ou individual.

O ideal é sempre investir em modelos preventivos de saúde do trabalhador, que envolva as relações interpessoais e a humanização das pessoas e da saúde dentro do ambiente corporativo.

Saiba mais em nosso blog:
» Gestão de segurança e saúde ocupacional: da importância à aplicação nas empresas.
» Promoção de Saúde no Trabalho: 5 ações para colocar na prática.
» Conheça os principais Indicadores de Qualidade de Vida

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.