Como uma gestão de afastamentos pode reduzir custos na empresa

Funcionalidade, Institucional - 20/08/2019

Veja como uma gestão de afastamento pode ajudar a sua empresa a gerir melhor a sua equipe e reduzir os custos. Saiba mais abaixo

Como uma gestão de afastamentos pode reduzir custos na empresaCom um mercado tão acirrado e competitivo, as empresas precisam controlar muito bem os seus custos. De modo a garantir que não existe nenhum desperdício de recurso. Um ponto em que isso ocorre, é quando um colaborador precisa se ausentar do trabalho. Por isso, a gestão de afastamentos é tão importante. Ela pode ser crucial em reduzir os custos na sua empresa.

O que é a gestão de afastamentos?

Quando um colaborador fica ausente, geralmente a empresa tem dois tipos de prejuízos. O mais evidente, é a perda de “homem-hora”. Ou seja, é menos esforço que está sendo colocado em determinada tarefa. E, se esse motivo ocorre por algum acidente ou problema de saúde, a empresa pode precisar arcar com os custos da sua recuperação.

Se isso ocorre, não há muito que a empresa possa fazer. Evidentemente, a saúde dos colaboradores é prioridade e tanto a empresa quanto ele devem trabalhar juntos para que ela seja a ideal.

Por outro lado, se o absenteísmo ocorre por outro motivo, o caso se torna muito mais sério. A quebra de produção leva a sobrecarga de trabalho para outros funcionários, fazendo com que ou o prazo, ou a qualidade, sejam prejudicados.

Esses três conceitos andam bem juntos: aplicação de recurso, qualidade e prazo, o que significa que não é possível alterar um sem influenciar os outros.

É por isso que existe a gestão de afastamentos.

O que faz a gestão de afastamentos?

Por isso, a primeira obrigação da gestão de afastamentos é ter um caráter fiscalizatório e documental. O setor deve estar bem atento a cada afastamento, de modo a entender quando aconteceu e o porquê.

Assim, fica mais fácil identificar padrões que podem levar a conhecer certos riscos aos quais os funcionários estão expostos.

Um exemplo bem bobo, mas real é o ar condicionado. Imagine um setor em que existe um afastamento um pouco maior por certa parte dos funcionários. Pode ser que eles estejam muito próximos à saída do ar condicionado, fazendo com que eles fiquem mais doentes do que o normal. É um padrão que é praticamente impossível de perceber sem alguma forma de documentação.

A gestão de afastamentos também pode atuar em caráter preventivo. Incentivando os funcionários a praticarem exercícios físicos, a terem uma alimentação saudável e outras práticas que ajudam a manter a saúde.

Como isso reduz os custos na empresa?

Esse controle traz uma enorme redução de custos para a empresa. Como dito acima, a ausência de funcionários traz impactos na produção, afetando a qualidade ou o prazo, e trazendo danos a receita.

Como o exemplo acima mostrou, uma simples ação extremamente barata, como virar a saída do ar condicionado, pode fazer uma grande diferença. O desafio é encontrar a origem do problema.

Para isso, existem os Sistemas de Gestão Ocupacional. Esses softwares reúnem todas as informações sobre os colaboradores, trazendo uma forma prática e eficaz de garantir a saúde, a segurança e o bem-estar dos profissionais.

Neste caso, é uma ferramenta essencial para fazer a gestão de afastamentos e diminuir os custos com horas de trabalho perdidas.

Quer conhecer mais sobre um software de gestão ocupacional que pode trazer ainda mais economia para a sua empresa? Então acesse o nosso site e confira!

Saiba mais sobre SST em nosso blog.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.