Medicina ocupacional: descubra seu papel e quais suas funções

Saúde Ocupacional - 06/08/2019

A medicina ocupacional é relacionada a todas as demandas que ocorrem em meio ao trabalho. Saiba mais sobre seu papel e funções neste conteúdo.

Medicina ocupacional descubra seu papel e quais suas funçõesTambém conhecida como medicina do trabalho, é uma necessidade específica para esta área, que em meio a tantos problemas comuns durante o expediente, acaba se tornando necessária.

Uma empresa que conta com um profissional que cuide de seus funcionários ou um plano específico que proporcione este cuidado, permite que seus funcionários se mantenham sempre capacitados para desempenhar as suas funções com saúde e, automaticamente, qualidade e produtividade para eles e a empresa.

E um dos pontos mais relevantes da medicina ocupacional é não apenas tratar os funcionários da empresa, mas fazer as consultas e exames necessários para prevenir diversos possíveis problemas, afinal, a prevenção ainda é a melhor solução.

Há inclusive a garantia pela Legislação, desde 1977, do direito à segurança no trabalho. E engana-se quem pensa que isso só ocorre em serviços que proporcionem risco. É válido de modo geral.

Vale frisar que as melhorias nas condições de trabalho também se tornam essenciais, e não só pensar em resolver problemas ao acontecerem e pronto. Na prática, se um funcionário machucou a mão, por exemplo, é preciso pensar em práticas que permitam que isso seja evitado por ele e outros funcionários quando tiverem contato com a mesma máquina e/ou equipamento.

Mas, vale lembrar, que a escolha de excelentes profissionais que tenham formação e/ experiência específica na medicina ocupacional, é fundamental. Isto, porque de nada adianta proporcionar aos seus funcionários benefícios sem que eles possam ser realmente utilizados.

Qual é a importância de contar com um software de gestão para medicina do trabalho?

Como o trabalho da medicina ocupacional é muito amplo e trabalhoso, contar com um software que auxilie nesta gestão é essencial. Ele organiza as informações, permite que os processos sejam bem desenvolvidos e ainda faz com que a rapidez e qualidade estejam presentes em todos os processos.

Não há como negar as possibilidades que o sistema propõe. E o melhor, é possível reestruturar a sua empresa a partir dele, dando comodidade e segurança aos seus usuários. Um dos softwares disponíveis e líder no mercado é o Age Technology.

A Age Technology e suas possibilidades na medicina ocupacional

Inovadora por natureza e líder no mercado, a Age Technology desenvolve o benéfico SOC. Um software integrado de gestão ocupacional, 100% online e com uma Rede Credenciada de Serviços Ocupacionais Integrados Online do Brasil.

A empresa foi a primeira a trazer um sistema de Gestão Ocupacional. Certificado pela Norma de Segurança da Informação ISO 27001. Isto permite que os dados de todos os nossos clientes permaneçam confidenciais em nossos registros. Ou seja, só existem benefícios e facilidades para os usuários.

As atualizações existentes no SOC também são um diferencial. Uma vez que, os nossos profissionais de T.I. desenvolvem diariamente novas possibilidades de atualizações, garantindo os melhores resultados do mercado. A gestão de documentos via SOCGED, assinatura digital, SOCMS, SOC Credenciado e múltiplas opções de interfaces, com dezenas de sistemas de folhas de pagamento. Além de um alto nível de serviços voltados para o relacionamento e suporte ao cliente (Customer Service), são mais algumas das possibilidades presentes no SOC.

Entendendo os benefícios do SOC

Organização, padronização e agilidade da operação de SST.

Organizar, padronizar e agilizar operações na medicina do trabalho são possíveis através do SOC. Isso porque, vários trabalhos que antes eram obrigatoriamente manuais, hoje se tornam automatizados. Um exemplo são as fichas de cada cliente, que passam a ser encontradas facilmente, trazidas juntamente ao seu histórico. Assim, fica fácil entender os processos organizacionais e mantê-los organizados em meio à medicina ocupacional.

Compilance legal na gestão e geração de documentos de SST.

Uma das coisas que mais complica quando o assunto é a medicina do trabalho, é a gestão e a geração de documentos. Isso porque, devido à quantidade de pacientes, muitas vezes alguns deles acabam se perdendo e/ou sendo difíceis de encontrar. Neste caso, com o SOC é possível resolver essa questão.

Número ilimitado de usuários por contrato

não há um número de usuários possível por contrato. Diversas pessoas podem ir sendo inseridas, sempre que necessário. Alguns outros sistemas limitam os cadastros e outros ainda travam, dependendo de quantos usuários são cadastrados, o que não ocorre neste.

Fácil interface com outros sistemas

Normalmente, além do SOC, outros sistemas se tornam necessários para a gestão da medicina ocupacional. E a ligação entre eles costuma ser difícil e nem sempre possibilitar acesso a suas respectivas informações. O SOC possui uma interface fácil com relação a isso.

Ganhos financeiros com a gestão de afastamentos (FAP)

A gestão de afastamento disponível no SOC é organizada e permite que não se tenham gastos relacionados a isto, como perdas de prazo. Muito pelo contrário, que o controle apenas beneficie a todas as partes.

Grande capacidade de personalização, sem custo de customização

Além de custos extras, customizar sistemas acaba dando muito mais trabalho do que se imagina. Neste caso, o SOC por si só já tem uma capacidade de personalização que atende todas as necessidades com relação a isso, não necessitando de maiores contratações.

Melhoria contínua sem custos adicionais, com atualizações automáticas quinzenais

Com a nossa equipe de T.I trabalhando com as demandas relacionadas às atualizações diariamente, a cada quinze dias são instaladas melhorias no sistema, o que acaba sempre facilitando na utilização do SOC. Os usuários passam, então, a poder enviar as dificuldades com o sistema e elas estarão sendo trabalhadas. Afinal, o nosso cliente satisfeito é o nosso objetivo.

Abertura de novos mercados e geração de negócios para prestadores de serviços

Quanto mais atualizados os prestadores de serviços estão, mais pessoas podem atender e assim, ampliar cada vez mais os seus negócios. E é exatamente o que acontece com a contratação do SOC: abertura de novas possibilidades no mercado.

 

Saiba mais sobre o SOC em nosso site ou em nosso blog

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.