Conheça as principais tendências na área de medicina ocupacional

Saúde Ocupacional - 07/08/2019

Você conhece as tendências na área de Medicina Ocupacional, também conhecida como medicina do trabalho? Saiba mais sobre prezar pela saúde dos funcionários.

Conheça as principais tendências na área de medicina ocupacionalA área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), envolve diversas atividades que têm em comum zelar pelo bem-estar do trabalhador. Entre as divisões mais conhecidas da SST, está a medicina ocupacional. Uma vertente da área da saúde liderada por médicos especialistas, além de técnicos e consultores no assunto.

Assim como na medicina tradicional, a medicina do trabalho também vive de pesquisas e tecnologias que ditam tendências e apresentam ao mercado soluções inovadoras. Um programa de medicina ocupacional eficiente e completo.

Portanto, é aquele que leva ao paciente o que há de melhor. Contribuindo assim para o seu bem-estar e para o sucesso da área de SST da empresa.

Como inovar na área de medicina ocupacional

Assim como tudo na vida, uma das melhores formas de inovar na área de medicina ocupacional é por meio de estudos e aperfeiçoamento, com foco em tecnologia.

O profissional dessa área que busca oferecer um atendimento de excelência, deverá conhecer e investir em softwares e sistemas que ajudem a melhorar o atendimento ao paciente. Bem como aumentar a eficiência de seu negócio.

Uma tendência é investir em customização e especialização. Hoje, os espaços que trabalham com foco na saúde voltada ao trabalho são chamados de clínicas especializadas em medicina ocupacional, e são referência no mercado. Pois possuem atendimento especializado e, sobretudo, conhecimentos técnicos sobre legislação e tudo o que envolve SST.

Para as empresas e empregadores, contar com o auxílio de uma clínica especializada em um programa de saúde ocupacional é benéfico por diversos motivos. Esses espaços conseguem acompanhar com maior eficiência o desempenho das atividades dos funcionários, ajudando a prevenir acidentes de trabalho.

Em uma clínica especializada em saúde ocupacional, ou seja, que possui os certificados mais atuais do mercado neste sentido, é possível para a empresa ou empregador ficar em dia com obrigações de SST.

Que incluem diversos programas de saúde, como o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), o Programa de Conservação Auditiva (PCA), o Programa de Controle Médico Ocupacional (PCMSO), o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), entre vários outros de extrema importância.

Tecnologia a serviço do bem-estar

As clínicas mais modernas especializadas em medicina do trabalho já utilizam os prontuários online. Que podem ser compartilhados com as empresas e empregadores que contratam seus serviços.

Isso facilita a vida do profissional de Saúde e Segurança do Trabalho. Que pode facilmente acessar dados de todos os funcionários. Como laudos médicos, diagnósticos de doenças, histórico de consultas, além de outras informações relevantes para a área.

Além do banco de dados digital, é tendência que as clínicas especializadas em saúde ocupacional usem cada vez mais tecnologia. E invistam em aplicativos e plataformas próprias para armazenamento e compartilhamento de informações dos pacientes.

Softwares como o SOC, por exemplo, são o que há de mais inovador no mercado. Reune informações sobre saúde ocupacional do funcionário. Também permite às empresas parceiras ter acesso à produtividade e evolução dos cadastrados, por exemplo, entre outros dados.

A tecnologia contribui, ainda, para compilar de forma digital. E prática as informações de medicina ocupacional e Saúde e Segurança do Trabalho exigidas pela plataforma do Governo Federal e Social.

 

Conheça agora mesmo mais sobre o SOC e as inovações da plataforma para um completo programa de medicina ocupacional. 

 

Saiba mais sobre Medicina do Trabalho:

» Medicina ocupacional: descubra seu papel e quais suas funções

» Medicina do trabalho: entenda sua importância e quais seus objetivos

» Anamnese na Medicina do Trabalho: confira qual sua função

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.