Promoção de Saúde no Trabalho: 5 ações para colocar na prática

Saúde Ocupacional - 22/08/2019

A promoção de saúde aos colaboradores tem o objetivo de oferecer uma maior qualidade de vida e melhores condições para o desempenho dentro das empresas.

Promoção de Saúde no Trabalho 5 ações para colocar na práticaPossibilita que sejam aplicadas formas de cuidados da saúde para colaboradores em seus espaços de trabalho. Além de identificar a necessidade de prevenir doenças e fatores de risco para os funcionários.

Dentre esses determinantes sociais, estão os fatores comportamentais do indivíduo nas suas vivências do dia a dia e o estilo de vida no qual a pessoa se encontra.

No ambiente de trabalho, é necessário que a realidade social do indivíduo seja compreendida para que a saúde seja abrangente e possa ser tratada em todas as áreas das relações humanas.

Ser saudável vai além de não ter uma doença incidente no organismo. Implica, na verdade no bem-estar físico e psicológico para a execução de tarefas cotidianas.

Neste contexto, a promoção de saúde se difere da prevenção da saúde. Uma vez que ela trata de uma condição que afeta a vida do indivíduo de forma a melhorar sua qualidade de vida.

Na prevenção de doenças, o processo se difere. No sentido de que, a partir da identificação do cotidiano do funcionário e de sua condição de vida, executam-se ações para prevenir o indivíduo contra possíveis doenças. Também de riscos provenientes de suas atividades ou incidentes em seu meio de convívio.

Estratégias para promoção de saúde

A saúde é um direito de todos os indivíduos e deve ser preservada em todos os espaços onde eles se encontram. No ambiente de trabalho, a promoção de saúde, assim como os sistemas de prevenção da saúde dos trabalhadores, é necessária e tem grande influência. Tanto na condição de trabalho dos empregados, quanto no ótimo desempenho de seus afazeres. Desta forma, essa precaução torna os sistemas operacionais e de produção mais eficientes e rentáveis.

Para que isso seja possível, empresas desenvolvem planejamentos estratégicos para uma promoção de saúde eficiente e capaz de proporcionar uma melhor condição de trabalho em ambientes que atendam às suas necessidades e proporcionem auxílio e orientação para os problemas físicos e psicológicos que o funcionário possa vivenciar nesses ambientes. Para essas estratégias, as empresas desenvolvem ações que englobam:

  • Ambiente de trabalho:

    A promoção de saúde nos ambientes de trabalho é desenvolvida a partir do oferecimento de espaços agradáveis e motivadores. Para que os funcionários possam desempenhar funções de forma produtiva e com maior qualidade de vida. Dentre as boas condições ambientais para o trabalho estão a iluminação e a temperatura adequada. Os móveis e equipamentos necessários para o desenvolvimento das funções de trabalho e os equipamentos de proteção necessários para o bem-estar da equipe ao desenvolver funções.

  • Exercícios físicos:

    Desenvolver atividades físicas para os colaboradores de uma empresa possibilita o alívio de dores e tensões. Essas que podem ser decorrentes de stress e cansaço mental. Essa ação tem a capacidade de diminuir indisposições no ambiente de trabalho e proporciona uma maior atenção e foco no desenvolvimento das atividades. Ainda, esta precaução possibilita a reeducação física a fim de proporcionar uma postura mais adequada e previne doenças ocasionadas por esforços repetidos no setor em que os funcionários atuam.

  • Palestras e dinâmicas de grupo:

    A saúde é promovida, também, com atitudes que suscitam o cuidado da mente. As palestras e dinâmicas em grupo são estratégias de motivação e de momentos agradáveis através de trabalhos em equipe para o desenvolvimento de um grupo entrosado. A partir dessas atividades, é possível provocar ao colaborador a reflexão sobre a necessidade de adquirir hábitos saudáveis. Permitindo uma melhor rotina no âmbito profissional.

  • Programas para a promoção de saúde:

    O incentivo de uma condição de vida mais saudável aos colaboradores é desenvolvido por empresas dos mais variados segmentos. Possuem como proposta atividades que trabalham a condição do corpo e da mente. Como: pilates, yoga, dança, treinamentos físicos diversos, dinâmicas de competição, etc. Essas atividades são capazes de melhorar a postura e a concentração nas práticas de trabalho.

  • Nutricionista:

    Uma empresa que promove a saúde de seus funcionários disponibiliza o acompanhamento nutricional. Para que seus colaboradores disponham de uma melhor qualidade de vida de forma abrangente e mais completa.

Promoção de saúde no ambiente de trabalho

O desempenho dos profissionais em seu ambiente de trabalho está diretamente relacionado ao condicionamento físico e mental do colaborador. Assim, esses cuidados proporcionam condições de maior produtividade ao funcionário que passa a desenvolver uma melhor qualidade de vida. Uma forma de promoção de saúde no ambiente profissional é o cuidado da mente, que, além das atividades físicas, deve ser trabalhada pela empresa. Também são importantes as ações de integração entre funcionários, de forma a oportunizar aos seus colaboradores uma melhor interação e, por consequência, um melhor trabalho em equipe.

Trabalhar a estrutura de um empreendimento para atender às necessidades de seus funcionários é realizar a sensibilização de ações necessárias para a condição de um trabalho saudável. Unindo o bem estar de seus colaboradores com os processos de produtividade de uma empresa. Todo empreendimento somente é capaz de se desenvolver de forma rentável e lucrativa com funcionários saudáveis. Sendo capazes de desempenhar suas funções com dignidade e em condições adequadas.

Locais de trabalho saudáveis

Dentro do local de trabalho, deve haver o sentimento de pertencimento a uma parte social, já que as pessoas precisam conviver entre elas, mesmo que seja o mínimo. Estando ligadas por um mesmo propósito, já que estão trabalhando em um mesmo local.

Portanto investir no bem-estar do funcionário também faz com que ele produza mais, e de forma mais criativa e com mais potencial. Além de se sentir parte de um meio.

Investimentos no ambiente de trabalho:

  • Espaços de descompressão:

Algum espaço onde os funcionários possam relaxar e dar um intervalo de todos os pensamentos em planilhas, textos ou contas que precisam fazer. Podendo ouvir músicas, conversar ou tomar um café;

  • Incentivo de crescimento:

Investimento em cursos ou especializações para os funcionários. Assim eles sentirão que há confiança e se sentem motivados a dar resultados para a empresa;

  • Demonstrar respeito:

Nenhum funcionário gosta ou merece ser tratado de forma desrespeitosa. O mínimo que se espera é algum feedback em relação ao trabalho feito, além de compreensão e respeito;

  •  Diversidade:

Poder contar com todos os tipos de pessoa é essencial, além de mostrar que não há preconceitos de nenhum lado dentro da empresa, e que qualquer pessoa é bem vinda para fazer parte da equipe;

  • Conversa e diálogo:

Esteja sempre disposto a conversar com os funcionários, para saber sobre suas dificuldades e também sobre o que está dando certo. Assim você também estará passando confiança.

Esses são só alguns tópicos para a melhoria no ambiente de trabalho. Oferecendo conforto aos colaboradores e junto a isso, uma maior produtividade.

Mudança de hábitos para a promoção de saúde

Desenvolver hábitos saudáveis é uma prática que exige dedicação e disciplina. E para que essa prática se desenvolva de forma eficiente para os processos produtivos, ações nos âmbitos social e político que são desenvolvidas em todas as esferas governamentais e se estendem às instituições privadas e aos grandes empreendimentos são necessárias. Nesse sentido, a promoção de saúde se desenvolve a partir das mudanças de hábitos, de forma a fortalecer os indivíduos em suas atividades sociais e proporcionando, assim, uma melhor qualidade de vida com menos impactos gerados pela saúde.

A partir da promoção de saúde, é gerado um impulsionamento de ações que propõe aumentar o bem-estar do profissional e modificar a condição de vida, de forma a propiciar ambientes adequados para o desenvolvimento do exercício profissional e trabalhar o estado mental do grupo para uma atividade leve e prazerosa.

Acompanhe os artigos no nosso site e permita práticas mais saudáveis para o desenvolvimento de sua empresa.

 

Leia mais de nossos conteúdos em nosso blog:

» Conheça os principais Indicadores de Qualidade de Vida

» Medidas preventivas contra o sarampo para profissionais

» Como uma gestão de afastamentos pode reduzir custos na empresa

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.