Direcional Engenharia usa SOCNet e unifica eSOCial e processos de SST

Cases - 24/09/2019

Ao adotar o SOC como ferramenta estratégica, empresa Direcional Engenharia também obteve benefícios com o uso de tecnologias. Como o SOCGED, SOC Credenciado, entre outros recursos.

Case de Sucesso - Direcional EngenhariaO SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional – também registra excelentes casos de sucesso em clientes que operam na modalidade SESMT próprio.

Um destes exemplos estão na conceituada Direcional Engenharia. Empresa que atua no segmento de construção e incorporação em todo o Brasil. A partir de sua matriz na cidade de Belo Horizonte/MG.

Ela possui mais de 140 mil unidades entregues em várias regiões do território nacional. Contemplando unidades de médio e alto padrão, além de empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida.

Com base na complexidade desta operação, normas e legislações vigentes no País, o setor de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) é estratégico para a marca.

Sendo assim, o SOC se tornou um excelente aliado para atender demandas estratégicas, médicas, legais ou de segurança ocupacional. Capaz de suportar necessidades da empresa em 27 municípios de 13 estados brasileiros.

“Atuando como SESMT próprio, os recursos do software nos proporcionam qualidade total na gestão da medicina e segurança do trabalho, sem perder o foco na engenharia de processos, visando alta performance nas demandas legislativas. Também buscávamos um sistema que oferecesse segurança digital nos exames e treinamentos realizados nos colaboradores”, explica Fernanda Martins de Aguiar, da área de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente da Direcional.

Direcional Engenharia usa Rede Credenciada SOCNET e recursos indispensáveis

Fernanda diz que os módulos do SOC se encaixaram sob medida. Pelo fato de a empresa necessitar de um software que atendesse a legislação vigente e as estratégias interna em relação à medicina e segurança do trabalho. Desde então, os diferenciais tecnológicos do sistema se tornaram indispensáveis na rotina operacional da construtora.

“Cada módulo embarcado na plataforma do SOC tem sua importância, como por exemplo a aplicação de riscos e exames. Que permite à nossa equipe parametrizar os documentos de PPRA e PCMSO de acordo as normas regulamentadoras NR9 e NR7. Além de garantir para as demais ferramentas a confiabilidade da informação”, enfatiza ela.

A Direcional Engenharia tem como premissa organizacional a utilização de 100% do SOC em âmbito nacional. Para atender essa demanda de agilidade, uso reduzido do papel e segurança da informação, o software disponibiliza de forma pioneira a solução SOC Credenciado.

“Por meio da integração com a Rede SOCNET, este recurso possibilita o monitoramento em tempo real de todas as operações realizadas por nossos parceiros de negócios ou prestadores de serviços. Outro recurso muito utilizado pela Direcional são os mecanismos de webservices que proporcionam a conformidade dos dados em ambos os sistemas da organização, além da entrega de EPIs controlada de forma digital”, revela Fernanda.

SOCGED e vantagens do Portal eSOCial

As mudanças proporcionadas pelo software impactaram positivamente em vários aspectos. Como em: investimentos, indicadores, exclusão de planilhas, diminuição do papel, integração das unidades e relacionamento com os parceiros da Direcional.

“Com a utilização da Biometria SOC, por exemplo, realizamos um controle efetivo de entrega de EPI aos trabalhadores. Com a chegada deste processo, obtivemos várias vantagens, como a redução de impressões em papel e a adoção do armazenamento digital no SOCGED. Com a guarda eletrônica dos documentos de forma segura, acessível e certificada, conseguimos compartilhar dados com usuários em todo o Brasil, tornando prático e rápido a localização de documentos via SOCGED”.

Além destas vantagens, a Direcional Engenharia envia os eventos de SST no ambiente de pré-produção. Também usando a Mensageria do SOC para garantir conformidade legal junto aos prazos e exigências do governo brasileiro. Este processo garante vantagens competitivas à empresa.

“O Portal eSOCial do SOC permite visualizar de forma macro o status de cada evento, analisando automaticamente cada lote processado, apontando as inconsistência e soluções para o processamento correto de cada registro. Também permitir realizar a assinatura em massa para cada lote separadamente. Dessa forma, podemos encaminhar para o eSOCial somente os lotes aptos para o envio, ganhando tempo para tratar os demais”.

Experiências inovadoras no SOCDay

Sobre as experiências vividas durante o SOCDay, a equipe da Direcional aproveitou cada minuto. Esclarecendo dúvidas, melhorando processos e obtendo novos conhecimento sobre gestão tecnológica.  O SOCDay é uma inciativa que permite ao cliente SOC participar de uma imersão diária no ambiente interno do SOC.

“O SOC disponibilizou um dia exclusivo para nós ao lado de seus consultores e analistas, com o intuito de esclarecer as dúvidas na operação de algumas ferramentas que utilizamos. O SODay trouxe uma segurança a mais para o nosso time, pois a equipe SOC esclarece no exato momento que apresentamos as dúvidas. Eles orientam sobre os fundamentos legais, técnicos e operacionais de cada função”, elogia.

Em todas as áreas, da construção à incorporação, a Direcional Engenharia atua com responsabilidade, qualidade e, principalmente, compromisso. O treinamento oferecido durante o SOCDay sobre os eventos do eSOCial, de forma detalhada, foi um diferencial que foi ao encontro destas premissas da empresa.

“Testemunhar essa vivência no ambiente interno do SOC foi um aprendizado único, alinhado à visão, valor e missão da empresa. Sempre com um empreendimento pensado para cada perfil, buscamos valorizar os condomínios com projetos modernos e funcionais. Desenvolvidos para superar as expectativas dos nossos clientes na realização de seus sonhos. O SOC está nos ajudando neste desafio”, finaliza ela.

Mais informações estão disponíveis em no site da Direcional Engenharia

Saiba mais sobre nossos conteúdos em nosso blog:

» Segurança do trabalho no Brasil: entenda como ela é regulamentada no Brasil

» Futuro da contabilidade junto à tecnologia

» Estresse no trabalho o que as empresas podem fazer para evita-lo

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.