Boas práticas para investimento em SST e a competitividade da empresa

Funcionalidade, Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho, SOC - 10/09/2019

Muitas empresas começaram a notar que investimento em SST gera certa competitividade, também trazendo produtividade. Saiba mais abaixo.

Boas práticas para investimento em SST e a competitividade da empresaComo já falamos em outros textos aqui no blog, o Brasil é um dos principais países em acidente de trabalho. E nos últimos 4 anos, houve o afastamento de 1,8 milhões de trabalhadores. E a cada trabalhador afastado um certo impacto é causado dentro da empresa em que exerce serviço.

Os problemas que impactam com o afastamento

Trabalhadores procuram o afastamento todas as vezes que algum acidente de trabalho ou doença ocupacional o afeta, o que faz com que a empresa se prejudique, por conta da falta de produtividade.

Além disso, a falta de gestão com a saúde e segurança do trabalho dentro de uma empresa, gera desanimo e consequentemente também, a falta de produtividade. Sem gerar competitividade para estar dentro daquelas instituições, a empresa pode, cada vez mais, perder seus funcionários. Pela falta de valorização do trabalho e falta de qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.

O afastamento de um colaborador por problemas de trabalho, seja acidente ou doenças, acaba assustando os outros funcionários dentro da empresa. Receoso dos riscos que pode correr dentro de seu ambiente de trabalho.

Vantagens do investimento em SST

O investimento em SST é comprovado que gera retorno positivo à empresa. Trazendo maior competitividade por exemplo, fazendo com que pessoas prefiram entrar em empresas que prezam pela saúde e segurança. Além disso, os trabalhadores protegidos estão mais dispostos a produzir. Trazendo menos custos desnecessários também, sem precisar gastar com afastamento de funcionários.

Muitas outras vantagens podem ser listadas quando o assunto é investimento em Saúde e segurança do trabalho, como:

  • Demonstrando a responsabilidade social da empresa;
  • Protege e reforça a imagem da empresa;
  • Mão de obra mais competente e saudável;
  • Incentiva trabalhadores, que podem escolher permanecer com vida ativa por mais tempo.

Importância do investimento em SST

Como já abordamos acima, o investimento em SST só traz vantagens para a empresa, desde o cuidado com os trabalhadores até em redução de custos. E além das vantagens, há uma certa importância neste investimento.

Uma forma de promover um ambiente saudável e seguro, por conta disso ela é tão importante e deve ser aplicada da forma certa. Além de identificar perigos ainda previne para que não aconteça nenhum acidente ou prejuízos aos colaboradores através de estratégias.

Ainda existem alguns tópicos que são importantes que a empresa adote para a criação de um sistema de segurança e saúde do trabalho:

  • Política da empresa;
  • Organização;
  • Planejamento e implementação;
  • Avaliação sobre o ambiente;
  • Ações para uma melhoria contínua.

 

Saiba mais de nosso conteúdos em nosso blog:

» Segurança da informação: Confira confiabilidade e confidencialidade do SOC

» EPI’s e a tecnologia do SOC para gestão de EPI e EPC

» Gestão de segurança e saúde ocupacional: da importância à aplicação nas empresas

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.