Promover a saúde mental em empresas: 5 ações para colocar em prática

Saúde Ocupacional - 12/09/2019

O ambiente de trabalho pode ser muito estressante, já que as pessoas passam boa parte do dia nele. Mas é possível promover a saúde mental em empresas, tornando o local descontraído e diferenciado. Confira abaixo algumas ideias.

5 ações que as empresas podem fazer para promover a saúde mentalTer uma boa saúde mental, significa saber lidar com as diversas situações do dia a dia sem perder o controle, compreender os próprios limites e estar disposto a aceitar ajuda, se necessário.

A rotina acelerada, tensões no trabalho e aspectos da vida pessoal podem gerar condições que comprometem a estabilidade emocional, causando estresse, ansiedade e até depressão. Por essa razão, é preciso discutir o assunto, com o objetivo de promover atitudes voltadas à prevenção desses males, sobretudo, no ambiente profissional.

Promover a saúde mental em empresas

Uma pesquisa da Isma-BR (International Stress Management Association Brasil), revelou que a cada dez trabalhadores brasileiros, nove sofrem com sintomas de ansiedade e quase metade apresenta algum grau de depressão.

As razões que levam os trabalhadores a desencadearem algum transtorno psicológico, podem estar associadas ao excesso de cobrança por resultado, assédio, além da ameaça do desemprego que causa uma atmosfera de constante apreensão, especialmente em momentos de crise financeira.

Problemas mentais representam o terceiro motivo pelo qual os trabalhadores mais solicitam afastamento do trabalho. E esse afastamento afeta muito as empresas que ficam desfalcadas e precisam realocar e treinar funcionários para reestruturar seu funcionamento.

Diante disso, preparemos 5 ações que as empresas podem fazer para promover a saúde mental de seus funcionários.

1. Acompanhamento psicológico

Ter um psicólogo à disposição dos funcionários é uma medida bastante assertiva para a empresa que visa cuidar da saúde mental de seus colaboradores. O psicólogo tem como função, avaliar o comportamento humano e pode identificar possíveis transtornos mentais que precisarão de tratamento especializado.

A empresa que traz esse profissional para atuar internamente, se mostra disposta a ouvir e acolher o funcionário que passa por problemas. O atendimento deve abranger todos os níveis hierárquicos.

2. Capacitar líderes

Os líderes devem estar alinhados com o objetivo da empresa em promover a saúde mental dos funcionários. Sendo assim, devem receber capacitação nesse quesito.

Podem ser realizados treinamentos que preparem o líder para saber ouvir e lidar com seus subordinados. Como também para identificar e mudar situações em sua área que possam estar gerando algum tipo de estresse ou ansiedade.

Essa capacitação pode disseminar ainda, boas práticas de liderança, no sentido de que as relações entre chefe e subordinado sejam sempre pautadas no respeito e no profissionalismo.

3. Campanhas

A empresa pode realizar campanhas internas com o objetivo de fomentar a conscientização coletiva a respeito dos transtornos psicológicos e da importância da adoção de práticas que auxiliem na boa saúde mental.

Ações como palestras, debates e atividades lúdicas podem ser centralizadas no Janeiro Branco, mês de valorização da saúde mental. E na Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). Também podendo continuar acontecendo o ano todo, para que o foco seja mantido.

4. Inovar nos espaços

Ambientes mais confortáveis, com cores consideradas calmantes ou desenhos criativos tendem a refletir diretamente no bem-estar dos colaboradores.

Assim como as salas de descanso, que podem ser incrementadas com cadeira de massagem para possibilitar momentos de relaxamento aos funcionários.

5. Incentivar a prática de exercício físico

A prática de exercício físico contribui para o alívio do estresse e da ansiedade. Principalmente atividades como yoga e pilates, que trabalham a respiração e o equilíbrio entre o corpo e a mente. Portanto, a empresa deve criar incentivos para que seus funcionários pratiquem exercícios físicos regularmente.

Fazer parcerias de desconto com academias é uma ótima opção nesse sentido.

Se você gostou deste artigo, acesse nosso blog e leia outros conteúdos semelhantes.

» Ansiedade no ambiente de trabalho: Como lidar?

» Doenças relacionadas ao trabalho: Saiba como preveni-las

» Como a depressão afeta a produtividade no trabalho?

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.