Entenda o que é a CIPA e qual a importância dela para a sua empresa

Saúde Ocupacional, Segurança da Informação, Segurança no Trabalho, Serviços, Tecnologia - 23/10/2019

Todas as empresas que possuem mais de 20 funcionários são obrigadas a ter a atuação ativa da CIPA. Vem conhecer um pouquinho sobre o que é a CIPA e sua importância.

Entenda o que é a CIPA e qual a importância dela para a sua empresaAfim de promover a consciência da segurança e diminuir os riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Veja o que é a CIPA e porque ela é tão importante para o bem-estar dos colaboradores de uma organização.

O que é CIPA

A sigla CIPA significa “Comissão Interna de Prevenção a Acidentes”. Ela é constituída por alguns dos próprios colaboradores da empresa e tem como principal objetivo fiscalizar a segurança de todos os funcionários que trabalham lá, atuando na conscientização e prevenção a acidentes e doenças ocupacionais.

Como o comitê é formado?

A CIPA é formada por um comitê que é eleito através de votos secretos. É como se fosse uma eleição política. Deve-se divulgar quem está concorrendo e escolher a data de votação, os mandatos têm duração de 1 ano. Quem for eleito para a CIPA tem uma vantagem: por lei, é proibido demitir sem justa causa esse colaborador, desde a sua candidatura e até 1 ano após o encargo.

Sobre o curso da CIPA

O curso é regulamentado pela NR05 (Norma Regulamentadora 05), onde os membros devem realizar um treinamento para exercer atividades relacionadas ao comitê. Essa capacitação deve abranger diversos pontos inseridos na NR05. Alguns desses pontos que devem ser abordados durante o treinamento são:

• Estudo do ambiente e das condições de trabalho incluindo possíveis riscos ocupacionais;
• Estudo da metodologia de investigação e análise contra acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
• Informações sobre legislação trabalhista e previdenciária relacionadas a segurança e saúde do colaborador;
• Informações sobre higiene no trabalho;
• Entre outros.

Para conhecer todos os itens, acesse aqui e leia na íntegra sobre essa Norma Regulamentadora.

O treinamento é oferecido pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho ou por algum profissional da área que seja habilitado.

Como a CIPA atua nas empresas

A comissão deve organizar eventos e campanhas que trabalhem a conscientização e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Conheça mais detalhes:

SIPAT

O evento mais conhecido dentro das empresas é o SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho), que oferece uma semana inteira com atividades relacionadas à segurança no trabalho, prevenção de acidentes, reconhecimento e correção de riscos no ambiente de trabalho e conscientização sobre o bem-estar e qualidade de vida. O evento é obrigatório para todas as empresas que possuem a CIPA atuante.

Você sabia que a principal causa dos acidentes de trabalho é o não cumprimento das regras de proteção e segurança estipulados pela empresa? Por isso, a conscientização no seguimento das normas é tão importante para prevenir acidentes de trabalho.

Campanhas sobre saúde e segurança

Outra grande atuação da CIPA é no envolvimento dos funcionários, através de campanhas de conscientização sobre doenças, saúde, segurança e a utilização dos EPIs.

Tanto as campanhas quanto a SIPAT oferecem inúmeros benefícios para as empresas e seus funcionários. Conheça alguns:

• Melhores condições de trabalho;
• Diminuição no número de acidentes de trabalho;
• Maior conscientização no seguimento de normas de segurança;
• Diminuição dos índices de doenças ocupacionais;
• Aumento da conscientização da cultura de segurança e bem-estar;
• Aumento da produtividade.

A Age Technology é uma softwarehouse que desenvolve o SOC: um software integrado de gestão ocupacional, 100% online, e que possui a maior Rede Credenciada de Serviços Ocupacionais Integrados Online do Brasil. Entre no nosso site e saiba como podemos lhe ajudar a organizar, padronizar, agilizar e proteger todos os seus dados e operação de SST.

 

Saiba mais sobre nossos conteúdos

» Outubro Rosa e os cuidados sobre o câncer de mama

» Motivos para escolher o Software de SST SOC

» SESMT: O que é e quais seus objetivos?

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.