A importância do Médico do Trabalho para a área de SST

Saúde Ocupacional - 24/10/2019

O médico do trabalho possui a missão de cuidar da saúde de trabalhadores, tanto física quanto psicológica. Saiba mais sobre essa área e profissão.

A importância do Médico do Trabalho para a área de SSTA especialidade dentro da medicina, conhecida como Medicina do Trabalho, tem o objetivo de prevenir doenças ocupacionais e controlar os riscos ambientais dentro de uma empresa.

O acompanhamento dos colaboradores por um médico do trabalho evita que exista agravamento na saúde do indivíduo, seja por doenças ou acidentes, devido às funções que exercem, prezando, principalmente, pela saúde dos profissionais.

O que é medicina do trabalho?

A medicina do trabalho existe para promover a saúde e segurança dos profissionais dentro do ambiente de trabalho. Ela está diretamente ligada às normas governamentais que as empresas devem cumprir quando promove a saúde do trabalhador.

Dessa forma, poderá auxiliar o colaborador por meio de exames periódicos específicos de acordo com as funções. Assim, é possível que o médico do trabalho entenda como o profissional atua e quais riscos está exposto.

Quem é o médico do trabalho?

O médico do trabalho é aquele formado em medicina com especialização em medicina ocupacional ou àquele que tenha realizado residência nesta área específica.

Em resumo, ele é quem realiza os exames para os funcionários de uma empresa, como o demissional e admissional. É este profissional que assina os exames realizados pelos trabalhadores, declarando se estão ou não capacitados para exercer a função para qual foi contratado.

Funções e habilidades do médico do trabalho

Possuindo o papel fundamental de mediar a relação entre a exigência de uma atividade profissional e o impacto que ela causará no dia a dia do trabalhador.

O médico do trabalho precisa saber administrar as exigências que os empresários necessitam que sejam feitas pelos trabalhadores e os limites físicos e mentais dos colaboradores. Ou seja, provar se o colaborador está capacitado.

Além disso, precisa fazer uma espécie de entrevista com o trabalhador, assim traçando seu perfil a suas funções, prevendo possíveis tipos de adoecimentos, sejam físicos ou mentais. E a partir desses possíveis problemas, pode apresentar medidas preventivas para a empresa.

Exames mais conhecidos pelos médicos do trabalho

Os médicos do trabalho precisam conhecer diversos tipos de exames, já que atendem todos os tipos de trabalhadores e de diversas áreas. Os mais comuns é e que independente do cargo são necessários ser realizados:

• Exame admissional;
• Exames periódicos;
• Exame demissional;
• Exames de transferência de cargo.

Estes são apenas os exames mais comuns realizados pelos médicos do trabalho, mas há outros diversos que o profissional precisa saber realizar. Alguns deles são:

• Exames para identificar problemas de visão;
• Exames para esma ocupacional;
• Exames sobre lesão por esforço repetitivo (LER);
• Exames de audição;
• Exames de doenças psicossociais;
• Entre outros.

A importância do médico do trabalho

Como podemos perceber com as palavras acima, a medicina do trabalho e o profissional especializado na área, são extremamente importantes no âmbito empregatício e dos trabalhadores.

Já que este profissional é quem identifica os riscos que os trabalhadores podem sofrem dentro do ambiente de trabalho, sendo físicos ou mentais. Assim, podendo criar um ambiente saudável a partir de orientações de um profissional especializado em medicina do trabalho.

Leia mais de nossos conteúdos em nosso blog:

» Entenda o que é a CIPA e qual a importância dela para a sua empresa

» Outubro Rosa e os cuidados sobre o câncer de mama

» Depressão e estresse: principais causas de afastamento no trabalho

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.