Preparação para o eSocial: A importância da antecipação das empresas

eSocial - 08/10/2019

A preparação para o eSocial tornou-se uma das maiores preocupações entre os empreendedores brasileiros nos últimos anos. Saiba mais sobre o assunto.

Preparação para o eSocialNão é para menos, no total há mais de 40 eventos com o quais as empresas devem se preocupar. Em razão disso, vale a pena lembrarmos a importância da antecipação das empresas nesse processo.

A possibilidade em questão foi desenvolvida pela Receita para facilitar a vida das empresas que não fazem parte do primeiro grupo obrigatório. Neste caso, as organizações cujo faturamento em 2016 foi maior do que 78 milhões de reais. A oportunidade de antecipar a prestação de contas é destinada àqueles negócios do 2º e 3º grupo.

Ou seja, em primeiro lugar empresas com faturamento de até 78 milhões em 2016 e que não fazem parte do Simples Nacional. Em segundo, aqueles que fazem parte do último regime tributário, empregadores e produtores rurais pessoa física e entidades sem fins lucrativos.

Preparação para o eSocial e antecipação em um exemplo prático

Para entendermos melhor a importância da antecipação das empresas vale ilustrar com um pequeno exemplo. Imagine um grupo de organizações. Juntas elas podem somar um faturamento que as obriga a prestar informações no primeiro grupo do eSocial.

Acontece que podem haver empresas no conjunto que não precisariam apresentar suas informações tão cedo. É claro que em se tratando de um grupo, as organizações não tratarão dos fatores previdenciários e trabalhistas isoladamente. O problema é que em tese os negócios se veriam obrigados a executar e informar diferentes processos até que se cumpram todos os prazos.

Este é um caso onde a antecipação é a melhor saída. Pois assim todo o grupo pode trabalhar de uma vez e de modo uniforme. A possibilidade de antecipar o eSocial foi divulgada na diretiva nº 3 de 30/11 de 2017. É nela que está registrado o cronograma de implantação também. Vale lembrar que os negócios que buscarem pela antecipação devem fazê-lo através da página do eSocial.

Entenda a importância da antecipação das empresas

Além da uniformidade para grupos de empresas, a antecipação permite que os contribuintes usufruam a compensação cruzada. Os benefícios previstos no Projeto de Lei nº 8456/2017 se convertem em créditos fazendários.

Estes são utilizados posteriormente para quitar a contribuição previdenciária. Para se ter uma ideia, a soma dos benefícios no país alcançou 4 bilhões de reais em 2018. Esse valor pode impactar positivamente o seu negócio, influenciando até mesmo no fluxo de caixa.

O benefício será percebido especialmente nas exportadoras, já que os créditos estão relacionados às operações de vendas para o mercado exterior. Por tal motivo vale a pena considerar o adiantamento enquanto você estiver na sua preparação para o eSocial.

Conclusão

Resumindo: a importância da antecipação das empresas está na capacidade de simplificar o processo de transmitir informações. Sejam estas previdenciárias, trabalhistas ou fiscais. Além de tudo permite que seja realizada a compensação cruzada.

Quer facilitar todo esse momento de preparação para o eSocial? Conheça, então, as soluções oferecidas pela Age Technology acessando a nossa página.

 

Saiba mais em nosso blog:

» Normas Regulamentadoras revisadas e modernizadas

» O SOC+ está de cara nova

» A simplificação das contratações por meio da Carteira de Trabalho Digital

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.