Entenda porque é importante investir em segurança do trabalho

Segurança no Trabalho - 27/11/2019

Sua empresa sabe o porque investir em segurança do trabalho? Preza pela saúde e bem-estar de seus colaboradores? Leia nosso conteúdo a seguir e saiba mais.

Entenda porque é importante investir em segurança do trabalhoQuando se pensa em um negócio seguro, deve-se considerar que proteger os funcionários não é apenas uma forma de precaução, é também um investimento para a empresa.

Isso porque a segurança, quando bem-feita, pode tornar seu empreendimento mais seguro do ponto de vista financeiro. O que transforma essa estratégia em uma via de mão dupla que tem uma série de implicações benéficas para a sua organização.

Passos para investir em Segurança do Trabalho

Assim, investir em segurança não se resume apenas em comprar coletes de alta visibilidade e capacetes de proteção. Esse conceito envolve uma série de reflexões sobre como:

  • sua organização gerencia os riscos,
  • protege os funcionários,
  • e trabalha ativamente para introduzir mudanças na rotina da organização.

Essa é a cultura de segurança, e investir em segurança é uma das medidas mais eficazes que uma empresa pode fazer. Descubra os benefícios de investir em um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus colaboradores. E implemente essa estratégia agora mesmo.

Evite acidentes

Atualmente, pelo fato de as empresas mudarem suas operações para a automação e os funcionários precisarem trabalhar com novas tecnologias que, às vezes, acham difíceis de entender e manipular, os índices de acidentes de trabalho se tornaram cada vez mais comuns. Contudo, esse não é o único motivo.

Os acidentes mais recorrentes e que colocam em risco a saúde e a segurança dos funcionários estão relacionados a:

  • escorregões,
  • tropeções
  • e quedas devido a um ambiente inadequado de trabalho.

Ademais, muitos sofrem ferimentos por materiais tóxicos ou são atingidos por uma máquina em movimento. Tudo devido à falta de equipamentos de segurança necessários.

Dessa forma, ao criar um ambiente seguro e ao oferecer os equipamentos para que o colaborador possa fazer seu trabalho sem ser exposto a qualquer perigo, o dono da empresa não precisa lidar com a perda de um funcionário qualificado que era crucial para as tarefas da sua empresa e também evitará pagar as compensações por licença médica.

Aumente a produtividade

Além das medidas óbvias de segurança necessárias, que devem ser garantidas aos colaboradores, é importante se concentrar em promover uma boa saúde mental. Para que eles se sintam bem enquanto trabalham na sua empresa.

Isso porque uma grande quantidade de estresse devido à:

  • prazos apertados,
  • inúmeras tarefas em um curto período de tempo,
  • tratamento injusto
  • e abusos de qualquer tipo.

Levam a sérios problemas mentais, como ansiedade ou depressão, que podem afetar significativamente a eficiência e a produtividade da equipe.

Ademais, oferecer um lugar seguro e saudável é uma maneira de criar e manter a lealdade dos colaboradores. O que é um dos aspectos mais importantes que os empresários devem considerar para o sucesso da companhia atualmente.

Dessa maneira, concentre-se na ideia de que funcionários saudáveis, que se sentem seguros e confortáveis em seu ambiente, trabalharão de forma mais produtiva.

Diminua os custos

Embora seja verdade que implementar essas iniciativas possa ser um empreendimento caro, as empresas que buscam investir em segurança do trabalho e estão em conformidade com as mais recentes regulamentações tendem a economizar nos gastos. Isso porque essa estratégia pode reduzir o potencial de lesões e doenças ocupacionais, o que também diminui os custos diretos e indiretos associados a ferimentos e fatalidades no local de trabalho.

Além disso, as lesões no serviço são um dos maiores custos que uma empresa pode enfrentar. Afinal, quando um funcionário é ferido, é preciso arcar com os gastos correspondentes a esse problema. Ademais, quando o colaborador se lesiona, o trabalho que ele realizava ainda precisa ser feito, tornando necessário contratar alguém para substituí-lo ou afastar um trabalhador do seu setor para ajudar.

Tudo isso significa perda de tempo e, para piorar, os ganhos perdidos nesse período são mais difíceis de serem compensados. Assim, é possível compreender que um gerenciamento de segurança eficaz não apenas reduz as lesões, como também é uma boa indicação para os investidores a respeito da posição financeira da organização, de seu desempenho operacional, da sua competência no gerenciamento de riscos e sua criação de valor a longo prazo para os acionistas.

Poupe gastos processuais

Uma empresa pode ter sérios problemas financeiros se um funcionário processar devido aos riscos no local de trabalho ou por uma lesão resultante desse problema e, dessa forma, o não cumprimento das regras pode levar a sérios problemas legais e financeiros.

Assim, mesmo que manter o local de trabalho seguro envolva um investimento financeiro, isso será recompensado ao garantir que a empresa evite ações judiciais e pagamentos de acordos. Inclusive, é importante lembrar que uma empresa mais nova, ou uma que venha a lidar com uma ação judicial pesada, pode não ter recursos para continuar as operações se cair em um problema financeiro decorrente desse fato.

Melhor reputação e lucros evidentes

Uma empresa desenvolverá rapidamente uma reputação de negligência se permitir que os funcionários trabalhem entre riscos evitáveis. Dessa maneira, os clientes, concorrentes e o público em geral provavelmente perceberão essa companhia como não profissional se souberem desse fato.

Como resultado, menos pessoas irão comprar bens ou serviços nessa organização e a empresa pode ter mais dificuldade em garantir os valores estipulados para adquirir o lucro, o que pode gerar resultados catastróficos.

Por outro lado, ficou provado que investir em segurança tem um lucro mensurável. Um exemplo disso é a Schneider Electric, uma multinacional francesa especializada em produtos e serviços para distribuição elétrica. Ao precaver seus colaboradores e evitar acidentes, a companhia teve um retorno sete vezes maior do investimento anual.

E tem mais! Esse retorno veio como uma redução radical nos custos anuais que eles nem perceberam que estavam pagando repetidamente.

Concluindo

Assim, observando que as empresas que não investem em segurança possuem funcionários insatisfeitos e com produtividade baixa, já se pode esperar que suas vendas não serão tão altas e, consequentemente, seus lucros irão pelo mesmo caminho.

Para piorar, os acidentes causados pela falta de segurança podem se transformar em custos exorbitantes relacionados aos processos e até mesmo às taxas estipuladas a serem pagas pela lesão no ambiente de trabalho. O que também ajuda a minar as finanças do local.

Tornando a situação ainda mais grave, quando essas notícias se espalham – e, em algum momento, elas se alastram -, a reputação só tende a ficar manchada no mercado. O que impacta novamente nas vendas e na imagem empresarial, terminando de destruir o que mal havia começado.

Dessa maneira, pode-se concluir que a empresa não consegue crescer economicamente se não investir em segurança do trabalho. Ao fazerem esse investimento, só tendem a lucrar, tanto financeiramente, quanto no imaginário popular.

Se você se interessa por esse assunto, não deixe de conhecer a Age Technology. Uma softwarehouse que desenvolve um software integrado de gestão ocupacional, 100% online.

Acesse o nosso site para saber como os nossos produtos podem te ajudar a gerenciar a segurança da sua empresa e aproveite também para conhecer outros textos do blog.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.