Janeiro branco alerta sobre a saúde mental: merece atenção o ano todo

Saúde Ocupacional - 24/01/2020

A campanha Janeiro Branco visa conscientizar e colocar os temas relacionados à saúde mental em evidência para toda a população. Saiba mais sobre a iniciativa.

Janeiro branco alerta sobre a saúde mental merece atenção o ano todoO Janeiro branco é um mês importante para promover os cuidados da saúde mental. A campanha foi criada por psicólogos brasileiros, em Minas Gerais, no ano de 2014.

O intuito é quebrar tabus sobre tratamentos mentais e emocionais. Buscando prevenir e combater os aspectos mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas sofrerá com algum tipo de transtorno mental durante a vida, sejam fobias, ansiedade ou depressão.

► https://ww2.soc.com.br/2019/07/saude-mental-do-trabalhador-qualidade-de-vida-no-trabalho/

Importância da conscientização

Hoje em dia, ainda há grande preconceito quando o assunto é relacionado aos cuidados com a mente. Aos poucos, os fatores como terapia vem quebrando alguns tabus, mas ainda há muitas pessoas que não acreditam neste tipo de tratamento. Ou pior, julgam ser algo “da cabeça” da pessoa.

A grande verdade é que a terapia e o acompanhamento com psicólogos são necessários a todos os seres humanos. Eles funcionam como uma maneira de autoconhecimento e, muitas vezes, ajuda a conhecer traumas que lhe atrapalham e você nem percebe.

O autoconhecimento pode auxiliar muito no dia a dia, evitando muitos males e ajudando a ter uma socialização mais saudável.

A campanha Janeiro Branco

Não foi por acaso que a campanha é celebrada no início do ano. Isso porque a “virada de ano” e o início de uma nova etapa sempre gera expectativas e, consequentemente, ansiedade.

A campanha foi criada justamente para conscientizar as pessoas sobre as reações de um ano novo. Afinal, saber lidar com as emoções é de suma importância para lidar também com planos não concretizados ou àqueles que ainda serão criados.

A CAPESESP – Caixa de Previdência e Assistência dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde mostra ainda os pilares nos quais a campanha é fundamentada:

  • Chamar a atenção para o tema Saúde Mental e fazer do primeiro mês do ano um marco temporal estratégico para que as pessoas reflitam, planejem e efetivem ações em prol do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
  • Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes;
  • Mostrar às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova!

E você? Como está cuidando da sua saúde mental?

Saiba mais sobre nossos conteúdos:

» A importância de manter a Segurança das Informações de Saúde Ocupacional

» Por que promover a saúde ocupacional é importante para a rotina das empresas

» Tecnologia e Medicina do trabalho: formas de utiliza-la a favor da área

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.