Empresa sem papel: saiba como o SOC pode te ajudar nesse processo

Serviços, Tecnologia e Inovação - 10/01/2020

Já imaginou a sua empresa sem papel? As vantagens que essa prática pode trazer para o seu negócio? Saiba mais sobre como o SOC pode te ajudar.

Empresa sem papel saiba como a SOC pode te ajudar nesse processo (1)A empresa sem papel não só reduz custos, mas também melhora a sua imagem perante os seus públicos de interesse. Além disso, mostra que respeita o meio ambiente e o bem-estar social geral.

É inegável a importância que o papel desempenhou ao longo da sociedade, mas hoje, se tornou, de certo modo, obsoleto frente aos avanços das tecnologias digitais, que ora se apresentam como soluções que podem otimizar os processos de uma empresa e fazer com que se comprometa mais com a causa ambiental.

Uma solução que pode lhe ajudar nesse sentido é o SOC. Saiba como continuando a leitura!

O papel e as preocupações em torno do meu ambiente

É fato que o papel enquanto suporte foi essencial para o desenvolvimento da humanidade e, sobretudo, das empresas. O papel possibilitou o registro de fatos e feitos que ocorreram ao longo do desenvolvimento da sociedade, permitindo assim, que as novas gerações pudessem ampliar os seus conhecimentos para além de sua época.

Também permitiu que as empresas melhorassem os seus processos com base em pensamentos que foram fixados em papel.

Hoje, no entanto, o papel se coloca como um grande problema para o meio ambiente. De acordo com especialistas, ainda que o papel seja fabricado a partir de madeira reflorestada, compromete a biodiversidade das matas e a sobrevivência das nascentes. Isso, porque se consome grande quantidade de água para a sua produção.

Para produzir papel, segue-se diversas etapas:

  • Extração da celulose;
  • Lavagem;
  • Cozimento;
  • Pressurização;
  • Entre outros.

Sendo que cada qual necessita, muitas vezes, de água. Estima-se, por exemplo, que para cada folha de papel A4 são gastos cerca de 10 litros.

Mas, o que mais preocupa os especialistas é o fato de que as áreas de extração de celulose são significativamente prejudicadas. Eles apontam que a fabricação de papel nessa região afeta tanto os afluentes como os córregos, eliminando, em alguns casos, o ecossistema, como peixes e plantas, por exemplo.

As tecnologias digitais: um marco deste século

Hoje, o mundo está passando por diversas transformações e parte delas é devido ao desenvolvimento tecnológico e ao surgimento de soluções que buscam, tanto otimizar os processos ou operações, quanto prejudicar menos a natureza e tudo que nela há.

Um exemplo nesse sentido, são as tecnologias digitais, que assumem, em sua maioria, o formato de sistemas ou softwares. Trata-se de soluções que possibilitam aos gestores gerirem as operações de um departamento ou empresa a partir de um só lugar, o qual muitos chamam de plataforma.

O surgimento das tecnologias digitais não só trouxe desenvolvimento para as empresas, mas também a redução de custos e menos impacto para o meio ambiente, uma vez que dispensa, por exemplo, o uso de papel para realizar as operações diárias.

Com um só clique, é possível realizar a contratação de serviços, bem como a compra de produtos. Mas isso é apenas um dos recurso que podemos encontrar em uma tecnologia de gestão digital.

O SOC pode ajudar a sua empresa a reduzir o uso de papel

Para quem ainda não sabe, o SOC é o maior software integrado de gestão ocupacional do Brasil, o qual é 100% online. Isso já diz muita coisa sobre ele, bem como sobre o seu compromisso com a responsabilidade ambiental.

De modo geral, é uma tecnologia de gestão que atende a empresas com SESMT e prestadores de serviços na área de saúde e segurança do trabalho.

Mas o que o SOC tem ou dispõe para ajudar uma empresa a reduzir o uso de papel?

Mais do que apenas oferecer a possibilidade de gerir a saúde ocupacional de forma eficiente e produtiva, a solução dispõe de características que permitem a você resolver tudo de forma online, de modo que assim não precise de papel.

A seguir, conheça melhor as suas principais características:

100% online

Como dissemos, o SOC é 100% online, digital. E isso permite que não só edite documentos de onde estiver, mas também reduz custos e elimina o uso de papel. Assim, tornando a sua empresa em uma organização comprometida com o meio ambiente e bem-estar social.

A partir dessa possibilidade, você pode também:

  • atualizar dados;
  • enviar arquivos;
  • e procurar organizações que ofereçam serviços de SST em uma rede de dados que abrange todo o Brasil.

Guarda de documentos eletrônicos

Documentos físicos geram não só custos com impressão, mas também com a sua guarda ou arquivamento. Uma vez que é preciso dispor de espaço físico com estrutura adequada e de profissional especializado, geralmente um arquivista. Além disso, tem o fator ambiental, do qual já falamos.

E, se dissermos a você que é possível gerar o documento eletrônico de sua empresa, no que diz respeito ao âmbito da saúde ocupacional, e guardá-lo digitalmente, contribuindo assim, para a redução de custos? Com o SOC isso se tornou possível.

Tal tecnologia possibilita que a sua empresa realize a guarda de documentos eletrônicos, o que, na prática, otimiza esse processo, traz maior redução de custos e elimina o uso de papel.

Por exemplo, é possível gerar e acessar documentos como exames realizados.

A solução também permite a integração entre setores de uma empresa, o que na prática, possibilita que os gestores possam consultar documentos que foram gerados por outros, em caso de permissão.

Como vimos, o SOC é a solução ideal para a empresa que deseja não só se modernizar, adotando a melhor tecnologia do mercado, no que diz respeito à gestão de saúde ocupacional, mas também reduzir o uso de papel e, assim, garantir a construção de uma imagem positiva perante a sociedade. Mais que isso, na verdade, é uma atitude que demostra o compromisso de uma empresa com a causa ambiental.

Ficou interessado na solução SOC? Em caso de resposta positiva, não deixe de acessar nosso site. Nele, encontrará mais informações que podem ampliar os seus conhecimentos a respeito dessa tecnologia.

Se preferir, você também pode entrar em contato conosco. Tudo bem?

Zele pela sua empresa e fique ligado nas principais tendências do mercado. Duas delas são, sem dúvida alguma, o uso de tecnologia de gestão e a redução do uso de papel.

Saiba mais sobre nossos serviços em nosso site e nossos conteúdos no blog:

» Obrigações do eSocial: contratações e demissões serão comunicadas

» O SOC investe em interações online com clientes

» Férias do trabalho: Como aproveitar e voltar renovado?

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.