O cuidado com as informações em excesso causadas pela tecnologia

Tecnologia e Inovação - 14/01/2020

Diariamente é gerada grande quantidade de informações por conta do mundo tecnológico em que vivemos, e isso acaba gerando alguns males na sociedade. Vamos falar sobre isso.

Informações em excesso causada pela tecnologiaNós já vivemos na 4ª Revolução Industrial, onde tudo é tido de forma fácil e tecnológica. Informações são compartilhadas a cada segundo, sendo elas reais ou não, oficiais ou não.

Hoje em dia é muito comum conversas sobre negócios nas redes sociais, por exemplo. Principalmente por meio da rede social Whatsapp, uma plataforma de certa forma informal e com menos seriedade.

Claramente é uma plataforma que facilita o contato entre as pessoas, não oficializando projetos ou ideias. Mas infelizmente algumas conversas que deviam ficar entre uma equipe até sua oficialização são vazadas. E acaba influenciando pessoas mesmo sem ser uma verdade concreta.

A ansiedade por informações

Todo projeto possui um planejamento, e para todo planejamento há discussões de ideias entre a equipe responsável. E a cada reunião ou discussão de planejamento, há uma mudança no projeto, mas que não é definitiva, até que as vozes oficiais digam isso ou haja algum documento oficializando as posições tomadas.

Mas por que estamos abordando isto? As pessoas possuem certa necessidade de divulgar informações e possuir o controle sobre elas, e por isso, muitas vezes, acabam divulgando informações que não são reais ou não são oficiais. E ao fazer isto, pode prejudicar a ela, outras pessoas ou uma empresa.

“Nós, mercado, não estamos sabendo lidar com essas informações, com a velocidade delas. São informações não confirmadas, que as pessoas acham que são privilegiadas. São processos decisórios. E as opiniões podem mudar o tempo todo, até que sejam definitivas”, Alexandre Garrido Ehrenberger, Diretor da empresa Age & Make Technology.

A era da informações

Tudo se iniciou em 1950, com a terceira revolução industrial, por conta do grande avanço e início do desenvolvimento da eletrônica. Ficou conhecida por dar início a Era Digital, ou Era da informação, que trouxe consigo algumas características.

Democratização do conhecimento é uma delas por exemplo, onde as pessoas podem ter acesso a informações e conhecimentos de forma instantânea. Mas como as coisas boas, as ruins também fazem parte do cenário. Os conhecimentos que chegam de forma rápida e de acesso a todos, também pode ser dissipada por qualquer pessoa. E o que tem de mal nisso? A irrealidade das informações ou sua baixa qualidade.

Essas informações, artigos ou vídeos feitos a partir de uma opinião pessoal ou pela experiência de uma única pessoa, pode prejudicar muitas outras. Fazendo grande diferença na vida delas.

Saiba mais sobre nossos conteúdos:
» A assinatura biométrica transforma a rotina das empresas.
» Empresa sem papel: saiba como a SOC pode te ajudar nesse processo.
» Obrigações do eSocial: contratações e demissões serão comunicadas

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.