Cronograma do eSocial: suas mudanças e como impactaram nos eventos de SST

eSocial - 04/02/2020

Você sabia que ocorreram mudanças no cronograma do eSocial? Continue acompanhando esse artigo para ficar por dentro das mudanças e como elas impactam nos eventos SST.

Cronograma do eSocial suas mudanças e como impactaram nos eventos de SST Se você é um empresário ou microempresário, é muito importante que você fique atento ao cronograma do eSocial para não perder as datas e não prejudicar sua empresa, microempresa ou pequeno negócio.

Os eventos do SST, por exemplo, são muito importantes para que o Estado possa fiscalizar as condições de trabalho das empresas no Brasil. Garantindo que todos os empregados trabalhem em um ambiente seguro.

Quais mudanças aconteceram no cronograma do eSocial?

Mudanças ocorreram do eSocial, anunciadas no dia 6 de dezembro. Elas ocorreram por conta de um adiamento do envio de alguns eventos do calendário de obrigatoriedade. Devido a alterações decorrentes da simplificação do eSocial.

Os seguintes grupos foram afetados com essas mudanças:

Grupo 1: empresas com faturamento acima de 78 milhões de reais.

O grupo 1 terá eventos de SST afetados.

Grupo 2: micro e pequenas empresas, MEI (microempreendedor individual), entidades sem fins lucrativos e empregadores pessoa física.

O grupo 2 terá eventos de folha de pagamento afetados.

Grupo 3: órgãos públicos e organizações internacionais.

O grupo 3 terá todos os eventos referentes a ele afetados.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre o grupo 1. Se informando melhor sobre como as alterações no cronograma do eSocial afetam os eventos de SST.

Como as mudanças do cronograma do eSocial afetam eventos de SST do grupo 1?

O SST contempla alguns procedimentos e normas estabelecidos legalmente para garantir a segurança no ambiente de trabalho.

É muito importante que empregados e empregadores sigam essas normas para evitar acidentes. Os empregados e trabalhadores têm direito de trabalhar em um ambiente saudável e seguro. Sem que sejam expostos a situações que possam pôr em risco sua integridade física e sua vida.

No entanto, nem sempre essas normas e medidas são respeitadas pelos empregadores e empresários. Normalmente, isso é causado pelo interesse imprudente em obter lucros e produtividade acima de qualquer coisa. Até mesmo da segurança e saúde dos empregados.

É importante que o empresário esteja ciente de que ele está sujeito a graves penalizações caso não obedeça às normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho. Porém, se isso não for motivo suficiente, é importante que o empregador saiba que as normas de SST trazem inúmeros benefícios para sua empresa.

Garantir que seus funcionários trabalhem em um ambiente seguro e saudável é um investimento para sua empresa, uma vez que essas medidas trazem mais produtividade e reduzem custos. Além disso, oferecer um ambiente de trabalho seguro só valoriza a imagem da sua empresa, o que é muito positivo para a obtenção de lucro.

É por isso que os empresários devem estar atentos às alterações dos eventos de SST decorrentes da mudança no cronograma do eSocial.

Os eventos de SST do grupo 1, isto é, empresas com faturamento acima de 78 milhões de reais, serão adiados. Esses eventos são referentes à sexta fase do eSocial e a nova data ainda será anunciada pela RFB. Portanto, fique atento para não perder prazos.

A Age Technology é uma softwarehouse que possui a maior Rede Credenciada de Serviços Ocupacionais Integrados Online do Brasil.

Para saber mais e obter mais produtividade para sua empresa, acesse a página inicial do nosso site e conheça nossas propostas.

Saiba mais sobre nossos conteúdos em nosso blog:

» Alterações no cronograma de eventos de SST e novos grupos do eSocial

» O que esperar da área de SST para 2020?

» De que forma o eSocial está relacionado com a gestão de segurança do trabalho?

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.