Inteligência Artificial tomará ou não as vagas de trabalho de seres humanos?

Tecnologia e Inovação - 05/02/2020

A tecnologia tem estado cada vez mais presente em nosso dia a dia. E muitas vezes as pessoas associam a Inteligência Artificial ao desemprego, mas vamos entender um pouco melhor o assunto.

Inteligência Artificial tomará ou não as vagas de trabalho de seres humanosAtualmente, há um certo medo das pessoas em relação aos avanços que a tecnologia tem trazido para o mercado de trabalho.

Vemos muito disso em filmes de ficção científica, por exemplo, em que robôs e a inteligência artificial se tornam tão avançados que “tomam o lugar das pessoas” e tiram empregos.

Podemos dizer até que tivemos uma demonstração disso, na prática, em momentos históricos como a Revolução Industrial e as máquinas inseridas nas indústrias. No entanto, com isso, também sugiram outros campos de trabalho.

Por isso, é preciso saber mais sobre a Inteligência Artificial e tudo que ela pode articular dentro de softwares. Confira abaixo.

Inteligência Artificial e o mercado de trabalho

Diferente da Revolução Industrial e o início do uso de máquinas que fazem trabalho em massa, a Inteligência Artificial é um outro tipo de avanço tecnológico.

Ela pode ser utilizada para auxiliar no ambiente de trabalho, facilitando o dia a dia do trabalhador e não necessariamente acabar com áreas de trabalho.

A consciência e as emoções do ser humano são insubstituíveis. Por isso, quando há inovações surgem novas áreas e profissões para executar novas funções.

A ideia é que os dois se complementem. Afinal, é necessário que os seres humanos operem e até consertem as máquinas.

E, embora tenha grande inteligência e seja de grande valia para o trabalho em massa, a Inteligência Artificial não possui pensamento estratégico, habilidades de improviso ou o sentimento de empatia. Sendo, assim, características exclusivas do ser humano.

Os benefícios da Inteligência Artificial no mercado de trabalho

A IA pode gerar diversos benefícios para a empresa, desde a agilidade até mesmo a redução de custos dentro do seu negócio. Alguns deles são:

  • Automação de processos: Economia no tempo e maior produtividade das equipes. Preenchimento de dados pelo RH, por exemplo, se tornam mais práticos e rápidos. Assim a equipe pode se dedicar a outras tarefas que requer mais estratégias.
  • Segurança de documentos: Segurança e rapidez nos momentos de arquivar documentos. Assim a busca se torna mais simples também.
  • Maior geração de empregos: Novos cargos surgem com a transformação digital. E muitas profissões acabaram utilizando da Inteligência Artificial como um auxílio do dia a dia.
  • Melhoria da comunicação: Com plataformas de organização de datas por exemplo, equipes podem estar inteiradas em tarefas ou reuniões pendentes.
  • Facilidade em processos de recrutamento: Antes um processo inteiramente manual pelo setor de RH, na escolha de currículo, hoje havendo plataformas exclusivas para recrutamento.

Saiba mais sobre nós em nosso site. E fique por dentro de nossos conteúdos:

» Cronograma do eSocial: suas mudanças e como impactaram nos eventos de SST

» Você sabia que a assinatura digital vai ser obrigatória a partir de 2021?

» O cuidado com as informações em excesso causadas pela tecnologia

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.