Como evitar propagação de vírus em ambientes de trabalho?

Saúde Ocupacional - 09/03/2020

Você já sabe quais ações ajudam a evitar a propagação de vírus no ambiente de trabalho? Adiantamos que são ações simples e que fazem toda a diferença. Veja neste post!

Como evitar propagação de vírus em ambientes de trabalhoOs ambientes fechados como as empresas oferecem grande risco de proliferação de vírus. Quando um funcionário está doente ou há uma época propícia para determinadas doenças se espalharem é preciso ter cuidado. Assim, a empresa e os empregados devem trabalhar para evitar a propagação de vírus nesses ambientes.

Hábitos simples do dia a dia podem contribuir para evitar que uma grande parcela da equipe fique doente. Vamos discutir neste post as ações que ajudam a evitar a proliferação de vírus, mantendo assim o local mais saudável e adequado para realização do trabalho.

Se você quer saber como evitar que haja proliferação de vírus no trabalho continue a leitura!

Manter a higiene no ambiente ajuda a evitar vírus

Pode parecer simples, mas manter os bons hábitos de higiene no horário de trabalho pode ser crucial para evitar que outros fiquem com os mesmos sintomas. Lavar as mãos, por exemplo, pode contribuir para não haver contaminação. Afinal, computadores e papéis são itens manuseados por diferentes pessoas dentro das empresas.

Somado a isso, o ambiente deve estar sempre limpo e bem higienizado. Promover a limpeza diária em locais muito movimentados pode fazer toda a diferença. Por isso, quanto mais fechados os locais, mais frequente deve ser a limpeza e também a manutenção de itens como o ar condicionado.

Conversar com os funcionários

Uma opção é reunir os funcionários em períodos de surtos de gripe ou outras doenças ligadas aos vírus. Conversar com a equipe e ressaltar a importância de manter a higiene pode surtir um efeito benéfico.

Os locais frequentados por muitas pessoas podem ter boas práticas negligenciadas. Então, pode ser interessante reforçar isso.

Promover ventilação no ambiente

Uma questão também relevante é em relação à circulação de ar no ambiente. Se a empresa é uma grande loja, pode ser mais simples deixar o local aberto. Porém, alguns escritórios podem sofrer com isso, pois normalmente fica apenas com os ares condicionados ligados.

É importante escolher um período do dia para abrir as janelas e deixar o ar circular no espaço. Isso evita a propagação de vírus e contribuir para manter a saúde dos empregados. Ainda que seja difícil fazer em horário de expediente, é preciso dar atenção a esse tipo de ação, pois é algo que pode fazer toda a diferença.

Atenção aos Funcionários doentes

Outro aspecto é dar atenção aos funcionários doentes, nem todos os casos de gripe, por exemplo, rendem atestados médicos. Por isso, é interessante manter esse funcionário ciente dos cuidados para que outros não fiquem nas mesmas condições.

Agora ficou mais simples entender quais as ações que ajudam a evitar a propagação de vírus no ambiente de trabalho. As atitudes são simples e fazem parte do nosso dia a dia, como lavar as mãos, mas fazem toda a diferença para evitar doenças.

Anote todas essas dicas e as coloque em prática a fim de manter toda a equipe saudável e pronta para mais uma jornada de trabalho.

Gostou do post? Se quiser mais conteúdos como este não deixe de ver outras postagens do nosso blog!

Alimentação saudável nas empresas confira como as incentivar seus colaboradores

Terapia ocupacional: importância e diferença da terapia comum

Benefícios em implantar um software de gestão ocupacional em sua clínica

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.