Os benefícios de um ambiente de trabalho saudável

Saúde Ocupacional - 24/03/2020

Manter um ambiente de trabalho saudável e harmonioso ajuda na produtividade dos colaboradores. Saiba um pouco mais como deixar o local de trabalho saudável.

Se você já trabalhou em um ambiente pouco saudável, certamente já deve ter se questionado sobre a importância desse lugar. Afinal de contas, estamos falando de um ambiente onde as pessoas passam boa parte do seu tempo – muitas vezes mais tempo do que passam em casa.

Os benefícios de um ambiente de trabalho saudável

Ou seja, é preciso que os ambientes de trabalho se tornem cada vez mais saudáveis. Assim, ambos os lados ganham. Os funcionários se tornam mais produtivos, criativos e capazes de resolver problemas mais complexos, bem como de executar demandas maiores. Consequentemente, a empresa também sai ganhando. Afinal, contar com colaboradores motivados e engajados é parte da receita do sucesso de um negócio.

No post de hoje falaremos um pouco mais sobre quais são os benefícios que um ambiente de trabalho saudável pode proporcionar. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue acompanhando. Boa leitura.

Aumento da produtividade de seus colaboradores

É óbvio que proporcionar um ambiente de trabalho saudável é nada mais do que a obrigação de toda e qualquer empresa. No entanto, sabemos que na prática não é exatamente assim que funciona. Por isso, o primeiro benefício que citamos aqui que é notável quando se investe em um ambiente de trabalho sadio é o aumento da produtividade dos colaboradores.

Isso porque um ambiente saudável estimula com que os colaboradores se tornem mais felizes, tranquilos, criativos e também proativos. Logo, todas essas mudanças podem ser claramente percebidas por meio do aumento da produtividade. É cientificamente comprovado que colaborador feliz consegue produzir e entregar suas demandas de forma mais agilizada e com maior qualidade.

Sua empresa bem vista no mercado

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre casos de empresas que não proporcionavam um bom ambiente de trabalho para seus colaboradores. E, por isso, tornaram-se uma má referência no setor em que atuavam.

Pense que o mesmo pode acontecer com a sua empresa, mas de forma contrária. Para isso, basta que você invista em um ambiente de qualidade para seus colaboradores. Assim, sua empresa será muito bem-vista quanto comentada, o que também ajudará a atrair futuros talentos que com toda certeza desejarão compor o seu time.

Investindo na saúde dos seus colaboradores

Engana-se quem acredita que, ao investir em um ambiente saudável de trabalho, está investindo no colaborador apenas enquanto ele está no trabalho. Isso porque, de acordo com pesquisas, os índices de doenças ocupacionais, doenças, faltas e desmotivação são consideravelmente menores quando os colaboradores podem contar com um ambiente sadio para desempenharem suas funções profissionais.

Ou seja, além de aumentar a produtividade de seu time, você ainda estará colaborando para que tenham mais saúde, principalmente emocional, até mesmo fora do ambiente de trabalho.

Equipe mais coesa

Como estamos falando de um ambiente de trabalho mais saudável, leve e descontraído, é óbvio que isso também afetaria nas relações interpessoais estabelecidas entre os colaboradores.

Afinal, ninguém gosta de interagir quando se está em um ambiente altamente estressante e sob pressão, não é mesmo? Por isso, quando você investe em um ambiente de trabalho sadio, está investindo também na coesão dos seus colaboradores, o que é muito benéfico em vários sentidos.

Com a equipe mais unida, trabalhos que precisam ser feitos em equipe se tornarão mais fáceis e melhores executados. As entregas também serão melhores, tanto individuais quanto em grupos. Além do dia a dia, que se tornará muito mais leve e proveitoso.

Redução do ‘turnover’

Você certamente já deve ter ouvido falar a respeito do turnover. Basicamente, esse termo se refere à alta rotatividade de pessoal em uma empresa – e é uma das grandes preocupações de gestores e profissionais do setor de recursos humanos, já que todo o processo de contratação e adaptação de um funcionário costuma levar algum tempo e dinheiro.

Com a qualidade do ambiente de trabalho melhorada, um dos grandes benefícios notados é a diminuição entre a admissão e a demissão dos colaboradores. Assim, tanto são evitados custos demasiados com contratações e desligamentos, como a queda na produtividade também é superada.

Um bom clima organizacional

O clima organizacional depende e muito de um bom e saudável ambiente de trabalho. Afinal de contas, em um ambiente de trabalho em que os colaboradores estão motivados e engajados, a comunicação interna entre os mais diferentes setores funciona muito bem.

Além disso, torna-se possível também a promoção da integração entre os funcionários, que é um ponto extremamente positivo das mais diversas perspectivas. Com isso, o bem-estar e a motivação do colaborador aumentam, ao passo que possíveis conflitos, principalmente aqueles causados por falhas na comunicação interna, tendem a diminuir.

Como promover um ambiente de trabalho saudável

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios que um ambiente de trabalho saudável pode proporcionar, vamos falar sobre formas de promover esse espaço.

Invista em comunicação

Um ambiente de trabalho saudável é aquele que estimula o diálogo e não deixa brechas para que hajam represarias. Por isso, invista sempre em métodos que estimulem seus funcionários a relatarem seus problemas, sempre sabendo que serão ouvidos e levados em consideração na busca pela resolução do mesmo.

Evite os microgerenciamentos

Você, com certeza, já deve ter ouvido a famosa expressão “muito pajé para pouco índio”. Isso costuma acontecer quando existem diversas pessoas para gerenciar, mas poucas para executar. Certamente, não é uma característica de um ambiente saudável para se trabalhar.

Portanto, evite os microgerenciamentos. Assim, seus colaboradores se sentirão mais ‘donos’ de seus projetos, sentindo liberdade para executá-los da melhor maneira possível. Afinal, estão motivados, não é mesmo?

O bom e velho feedback

Por fim, mas não menos importante: estimule a prática do feedback. Além de ser essencial para o melhor desenvolvimento das atividades, essa prática é essencial para o crescimento dos seus profissionais.

É apenas por meio do feedback que você poderá apontar quais são os pontos que precisam de melhorias no que vem sendo entregue, bem como aqueles que merecem ser destacados. O feedback faz toda a diferença em um ambiente de trabalho saudável.

Como podemos ver, investir em um ambiente de trabalho saudável traz benefícios para todos os envolvidos.

Para obter mais conteúdos como esse que você acabou de ler, acesse nosso blog.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.