Qual a legislação vigente no setor de medicina do trabalho?

eSocial, Saúde Ocupacional - 27/03/2020

Você sabe quais as leis vigentes que regem o setor de medicina do trabalho em nosso país? Conheça mais, lendo nosso texto abaixo.

Qual a legislação vigente no setor de medicina do trabalhoA Medicina do Trabalho tem uma importância muito grande, tanto para a empresa quanto para o colaborador, motivo pelo qual é regulada por uma série de determinações legais, tornando-a bem mais complexa do que se imagina.

Desse modo, saber a legislação vigente no setor de Medicina do Trabalho é imprescindível para cumprir com todas as obrigações e não correr o risco de ter de pagar multas por pura falta de conhecimento.

Assim, chamamos Medicina do Trabalho à especialidade médica que diz respeito à relação entre o meio em que a atividade profissional se desenvolve e a qualidade de vida, segurança e saúde do trabalhador.

Esse ramo da Medicina tem se desenvolvido muito nos últimos anos, inclusive pelo fato de que, por meio da tecnologia, consegue-se obter uma gama enorme de informações que, depois de analisadas, podem modificar as condições de trabalho dos colaboradores, tornando-as cada vez melhores.

Tais condições são orientadas por uma legislação específica para esse fim, envolvendo empresas, o Poder Público e os trabalhadores.

Legislação vigente no setor de Medicina do Trabalho

Impossível falar de Legislação do âmbito de trabalho e deixar de citar CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), criada em 1º de maio de 1943 ainda pelo então presidente Getúlio Vargas.

Em razão do tempo de existência, a CLT (Decreto-Lei 5,452/43) vem sofrendo modificações, com o objetivo de contextualizá-la à realidade dos dias atuais, mas encontramos diversos capítulos dedicados à Medicina e Segurança do Trabalho, mais precisamente do Artigo 154 ao 201.

Tais artigos versam sobre diversos temas, entre os quais destacamos os de número 157 e 158, sobre as obrigações das empresas e empregados, respectivamente, além dos que falam sobre:

  • Equipamentos de Proteção Individual (166 e 167);
  • Medidas Preventivas de Medicina do Trabalho (168 e 169);
  • Iluminação e conforto térmico (175 a 178);
  • Atividades Insalubre ou Perigosas (189 a197).

Já, o último artigo (201), trata das penalidades quando ocorre o descumprimento da lei.

Normas Regulamentadoras

Cada atividade profissional tem suas peculiaridades, não é mesmo? Por esse motivo, foram criadas as Normas Regulamentadoras, conhecidas simplesmente como NRs.

Essas Normas Regulamentadoras são especificamente sobre segurança e medicina do trabalho. No total, são 37 delas vigentes, como, por exemplo:

  • NR 06 – Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • NR 07 – Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional;
  • NR 15 – Atividades e Operações Insalubres;
  • NR 16 – Atividades e Operações Perigosas;
  • NR 17 – Ergonomia.

O eSocial – Informações consolidadas

O eSocial possui o intuito de unificar e simplificar o envio de dados, relativos aos trabalhadores, ao Governo. De forma consolidada, as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias.

Antes do eSocial, os profissionais eram obrigados a entregar uma infinidade de documentos distintos. Como declarações, preenchimento de guias e cadastros. Ademais, as cobranças eram feitas individualmente, demandando um tempo considerável.

Com o eSocial, os diversos órgãos e instituições envolvidos (INSS, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal) recebem todas as informações de que necessitam.

A Age Technology é uma empresa que desenvolve um software integrado de gestão ocupacional 100% on-line, além de ser certificado pela Norma de Segurança da Informação ISO 27001.

Entre outras funcionalidades, com ele, você pode enviar seu eSocial com total segurança . Afinal, nosso sistema foi totalmente desenvolvido para que você efetue todas as atividades de forma ágil, legal e personalizada, sem custo adicional, além de receber atualizações automáticas quinzenais que permitirão uma melhoria contínua.

Visite nosso site e entre em contato conosco por telefone ou e-mail. Há uma equipe de consultores aguardando para tirar todas as suas dúvidas e lhe mostrar o que nosso software pode fazer por sua empresa.

Conheça mais sobre nossos conteúdos:

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) interfere no eSocial?

Você sabia que a assinatura digital e a guarda eletrônica de documentos de SST serão obrigatórias a partir de 2021?

A Saúde e a Segurança do Trabalhador fazem bem para a saúde da empresa

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.