Você sabia que o Brasil é o 4º no ranking mundial de acidente de trabalho

Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho - 31/03/2020

O Brasil ocupa hoje o 4º lugar no ranking mundial de acidente de trabalho. Mas, afinal de contas, o que nos coloca nessa posição? É sobre isso que falamos hoje. Confira!

Você sabia que o Brasil é o 4º no ranking mundial de acidente de trabalhoVocê sabia que o Brasil é o 4º no ranking mundial de acidente de trabalho? Isso mesmo. Hoje, no Brasil, a cada 48 segundos uma pessoa se acidenta em seu local de trabalho. E a cada 3h40, um trabalhador morre pela falta de cuidados preventivos no que diz respeito à segurança no trabalho.

Esses são dados alarmantes e que devem ser levados muito a sério. Pensando nisso, no post de hoje, falaremos um pouco mais sobre a importância da implementação de uma cultura de prevenção à saúde e de estímulo à segurança no trabalho. Boa leitura!

A saúde do trabalhador no Brasil

Embora muito se ouça e se fale sobre esse assunto, é fato que pouco se faz a respeito da saúde do trabalhador no Brasil, o que torna essa questão até mesmo “invisível” muitas vezes. De acordo com a Previdência Social, por ano, são registrados mais de 600 mil casos de acidente de trabalho.

Entre os anos de 2014 a 2018, cerca de 1,8 milhão de trabalhadores precisaram ser afastados de suas ocupações em decorrência de acidente de trabalho. 6,2 vieram a óbito.

Quais são as profissões que mais aparecem na lista de acidente de trabalho?

Ainda de acordo com os dados da Previdência Social, o setor que lidera as ocorrências de acidente de trabalho é o agropecuário. Cerca de 9,8 dos trabalhadores que precisam dar entrada em um processo de afastamento por conta de acidente de trabalho são do ramo agropecuário.

Logo em seguida estão:

  • Caminhoneiros;
  • Técnicos de enfermagem;
  • Servente de obras;
  • Auxiliares de produção;
  • Faxineiros;
  • Enfermeiros;
  • Ajudantes de motorista;
  • Pedreiros;
  • Mecânicos.
  • Falta de fiscalização

Um dos principais problemas que agrava e faz o número de acidentes no ambiente de trabalho aumentar cada vez mais é a escassez de agentes fiscalizadores. Atualmente, no Brasil, existe um pouco mais de 2 mil auditores em atividade, um número bastante pequeno quando o mínimo necessário seria de 8 mil profissionais nessa área.

Importância da segurança no trabalho

Quando falamos sobre segurança no trabalho, é preciso entender que esse assunto compreende uma imensidão de fatores que devem ser levados em consideração. Isso, porque cada área oferece perigos específicos, e é com essas especificidades que é preciso saber lidar para proteger o trabalhador.

Quando investe em segurança no trabalho, a empresa também está valorizando seus colaboradores. Afinal, a prevenção contra acidentes deve ser uma prioridade. Dessa forma, os colaboradores sentirão que fazem parte de um ambiente seguro e que, acima de tudo, se preocupa com ele, com a sua saúde e bem-estar.

Isso também se reflete na relação que o funcionário tem com a empresa. A partir do momento que se sente cuidado, notando as melhorias no ambiente de trabalho, é normal que passe a confiar e até mesmo gostar mais da empresa em que trabalho. Com isso, seus níveis de produtividade também sairão ganhando, além da qualidade do serviço por ele prestado.

Para mais conteúdos como esse, acesse nosso blog!

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.