Importância de investimentos em saúde ocupacional

Saúde Ocupacional - 08/04/2020

Investir em saúde ocupacional, além de ser obrigatório, é muito importante para o cuidado de seus colaboradores. São ações que melhoram o clima, reduzem custos e aumentam a produtividade. 

Importância de investimentos em saúde ocupacionalAo falarmos do tema saúde ocupacional, o título deste texto já demonstra duas coisas sobre o assunto que estamos apresentando aqui: a saúde ocupacional é importante e é um investimento.

A saúde ocupacional trata exclusivamente das condições de saúde do trabalhador. Para isso, ela atua na prevenção e também na adequação do ambiente para reduzir qualquer possibilidade de desenvolvimento de doenças na equipe. Sejam elas físicas ou emocionais.

Alguns números sobre a saúde ocupacional

A saúde ocupacional é importante por que:

  • Segundo uma matéria da revista CIPA, todos os anos ocorrem cerca de 700.000 acidentes de trabalho no Brasil. Sem contar os que não são notificados.
  • Pesquisa divulgada pelo Serviço Social da Industria (SESI) com 500 empresas entrevistadas. 43,6% avaliaram que o investimento na segurança do trabalhador aumenta a produtividade. E 48% delas perceberam que as faltas diminuem ao ser adotada uma atenção constante com a saúde ocupacional.

Ou seja, promover um investimento em atitudes simples pode diminuir de forma impactante as doenças laborais mais comuns. Como:

  • Ansiedade: que pode chegar a 18% dos casos de doenças em ambiente de trabalho
  • Dores de pescoço e ombros: que representam 16% dos casos.

Tais atitudes também gerarão um menor absenteísmo e consequentemente uma maior produtividade.

Seguir a legislação e reduzir custos

A Norma Regulamentadora (NR) 07 determina que a saúde ocupacional é obrigatória para qualquer empresa e exige que sejam elaboradas e implementadas ações que participem do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Além disso, a Constituição Federal no inciso XXII, artigo 7, garante aos trabalhadores a redução dos riscos inerentes ao trabalho por meio de norma de saúde, segurança e higiene. Essas obrigações também constam na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Portanto, para que sua empresa esteja adequada e seguindo à risca todas as normas e legislações trabalhistas, é muito importante adotar todas as práticas efetivas de saúde ocupacional.

Investir nesse cuidado com seu colaborador, além de evitar multas e processos, garante um ambiente de trabalho muito mais agradável e consequentemente produtivo.

Ao seguir as leis, promover a segurança do trabalho e eliminar ambientes insalubres, a empresa diminui o risco de acidentes e elimina a necessidade de gastar com taxas como a de insalubridade e o Fator Acidentário de Prevenção. Também poderá usufruir de incentivos fiscais como as deduções em planos de saúde e no Imposto de Renda por ter adotado práticas mais seguras.

Com o investimento em ações de promoção de saúde ocupacional, outra vantagem será proporcionar a redução de faltas por doenças, licenças médicas e a necessidade de contratar trabalhadores temporários para a substituição.

E tudo isso impacta na redução dos custos da empresa. Ou seja, é de fato um investimento que trará retornos nas finanças.

Além disso, cuidar das pessoas que diariamente disponibilizam seus talentos e habilidades para a empresa e olhar por sua saúde física e emocional, é um comportamento que contribui para o clima organizacional e melhora a satisfação de todos os colaboradores, aumenta a autoestima do funcionário, melhora a concentração, reduz o turnover e impacta positivamente na produtividade e na imagem da marca perante seus públicos.

Acesse nosso site e saiba como fazer a gestão dos programas de saúde ocupacional de sua empresa. Fale com nossos especialistas.

Saiba mais sobre nossos conteúdos no blog:

Coronavírus (COVID-19): Soluções do SOC para manter a sua gestão de SST ativa e remota

Como o SOC te ajuda na Gestão de Prestadores de SST?

Dicas e recomendações para evitar acidentes no trabalho em altura

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.