4 cuidados com a saúde mental em meio a uma crise ou pandemia

Segurança no Trabalho - 11/05/2020

Para muitas pessoas é a primeira vez em contato com o cenário de pandemia mundial. Como manter uma saúde mental mesmo nesta época que traz tanta incerteza, ansiedade e preocupações? Veja as dicas que você pode começar a aplicar hoje mesmo!

4 cuidados com a saúde mental em meio a uma crise ou pandemia

A pandemia do Covid-19 veio para confirmar a importância que a nossa saúde mental tem nas nossas vidas. Imagine um vírus ser tão poderoso a ponto de fazer a população mundial parar. Aquele prazo de entrega que era tão importante e fazia com que trabalhássemos por horas, até a exaustão, aquela correria para apagar um “incêndio por dia” no mundo corporativo, tudo isso perdeu importância diante da possibilidade de infecção e de morte.

Ainda não sabemos quais serão os reais estragos econômicos, mas uma coisa é certa: a reflexão e o alerta para a saúde mental estão acontecendo e o mundo nunca mais será o mesmo depois desta pandemia.

Se você está em busca de conhecimento e práticas para você cuidar da sua saúde mental em meio esta crise, veja as dicas que separamos para lhe ajudar:

Evite notícias a todo o momento

Esse cuidado é muito fácil de colocar em prática, basta você deixar a sua televisão desligada nos noticiários, dar um tempo nos grupos do Whats App e sair das redes sociais. Aproveite esse momento para realmente dar um tempo a si. Para você não se sentir totalmente por fora do assunto, busque saber somente uma vez por dia sobre as principais notícias sobre a pandemia.

Medite

A meditação vem ganhando espaço, principalmente em épocas de pandemia. Abra a sua mente, deixe de lado o preconceito e aprenda essa prática. Vamos lhe dar algumas dicas:

– Meditar não é pensar em “nada”, meditar é você focar em um movimento corporal que está com você 24 horas por dia, sem exceção: a sua respiração.

– Meditar é você perceber quais os pensamentos que lhe incomodam no momento e você gentilmente manda-los embora, pois vários deles são preocupações que não estão no seu controle no momento.

– Meditar é autocuidado e autoconhecimento, você conseguirá perceber os seus pensamentos, suas emoções e usar a sua respiração para se manter consciente no momento presente, sem culpas pelo passado e sem ansiedade pelo futuro.

Foque no que você pode mudar

Quantas vezes perdemos o sono focando em assuntos que estão fora do nosso controle, não é mesmo? Por que se preocupar em quando a pandemia vai passar, se isso não está em suas mãos? O que você pode fazer é pensar em como você pode agir, por exemplo, para ter recursos financeiros ou em como manter a sua família segura, em isolamento e longe dos riscos de contaminação.

Faça o que você gosta e nunca tinha tempo

Sabe aquelas aulas de violão que sempre quis fazer, mas sua rotina corrida nunca lhe possibilitou? Ou aquele livro que está ao lado na sua cabeceira de cama há meses?

Muitas pessoas continuam fazendo trabalho home office, entretanto, as noites livres são uma grande novidade para elas. Sem a possibilidade de visitar amigos, ir a jantares e até mesmo na academia, sobram algumas horas todos os dias para dedicar a atividades que estavam adormecidas e sempre eram procrastinadas.

Há uma certeza: a pandemia é temporária! Por isso, mantenha seus pensamentos saudáveis e sua rotina focada em atividades que acalmem, lhe deem esperança e o mantenha ocupado com rotinas prazerosas.

Continue acessando nosso blog para mais insights de como superar essa pandemia com a saúde mental em dia.

 

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